Cronologicamente, em 1997, Sandy foi a voz escolhida para representar no Brasil a edição latina do álbum Romanza de Andrea Bocelli, interpretando com o tenor italiano a canção "Vivo Por Ella". Em uma versão em espanhol assinada por Luiz Gomez Escolar, com versão de sua parte por Cláudio Rabello, o dueto tornou seu nome um dos mais respeitados do cenário pop e já redesenhava o futuro musical coerente que Sandy teria na transição da carreira em dupla para a solo no mercado brasileiro.
Não por acaso, em 2004, seu nome foi o escolhido por Eduardo Souto Neto para gravar os vocais de "Chovendo na Roseira", abertura do filme A Dona da História (Globo Filmes), dirigido por Daniel Filho. A faixa luxuosa não se encontra nas plataformas digitais e é rara em CD, tendo sido encontrada pela última vez em 2009 na coletânea 'Globo Filmes - 10 Anos' (Som Livre).
No mesmo ano, a cantora gravou um dueto com Lucas Lima no DVD da Família Lima. A faixa "Escrito no Céu" é uma versão de Guto Graça Melo e Sylvia Massari para a composição de Elton John e Tim Rice, que adaptaram para uma ópera pop a obra AIDA de Verdi. Sandy defende com muito respeito, em nosso idioma, o alcance vocal originalmente registrado pela cantora LeAnn Rimes.
Outra raridade é "Um Segredo e Um Amor (Secret Love)", canção imortalizada por Doris Day, aqui com versão de Dudu Falcão. Gravada primeiramente por Jorge Vercillo para a novela Cara & Coroa, a versão de Sandy ficou restrita à trilha sonora da novela Alma Gêmea (2005), de Walcyr Carrasco.
Ainda em 2005, Pedro Mariano convidou nossa amada Sandy para o dueto em "É Com Esse Que Eu Vou", honrando os vocais de Elis Regina, que gravou a música originalmente em 1973. Esse movimento fez seu nome ser cogitado em 2006 para o projeto Casa da Bossa, em homenagem a Tom Jobim. Já caminhando para o encerramento do ciclo com seu irmão Junior Lima, os dois gravaram um dueto luxuoso para "Águas de Março", provando que não estavam para brincadeira ao interpretar um dos temas mais complexos do repertório nacional com grande maestria.
Em 2008, durante a janela da turnê de despedida do Acústico MTV, Sandy gravou com o irmão uma participação no DVD do avô materno, Zé do Rancho, importante baluarte da música popular brasileira. A pedido do avô, cantou "Ben", sucesso imortalizado por Michael Jackson. Já em 2010, na comemoração de 30 anos do Roupa Nova, Sandy participou de "Chuva de Prata", música que ela já havia registrado em 2001.
Ainda em 2011, Sandy entrou na Sala São Paulo para celebrar em família os 40 anos de carreira da dupla Chitãozinho & Xororó. Ao lado de uma orquestra sinfônica regida por João Carlos Martins, interpretou com a dupla e seu irmão Junior a canção "Se Deus Me Ouvisse". Esse grande clássico, em sua interpretação sinfônica, ganhou uma carga dramática definitiva e necessária para o respeito que a obra exige.
Ao entrar em seu ciclo solo, Sandy lançou os álbuns Manuscrito (2010), Sim (2013) e Nós Voz Eles (2018), além de seus respectivos registros ao vivo. Nesta fase, consolidou sua autonomia artística através de seu selo e participou de diversos projetos, seja em discos de parceiros como OutroEu (2017), Luan Santana (2018) e Yohan Kisser (2023), seja em campanhas como a canção "Calor Pra Dar" com Rodrigo Lombardi (2016). Também registrou a releitura de "Estrela" (Gilberto Gil) com Lucas Lima (2020) e participou de projetos coletivos, como o tributo à Pitty em "Temporal" (2023) e o projeto de Toquinho em "Caderno" (2023).
São esses registros de 2025 que datam o lançamento desta coletânea para 2026, atualizando o repertório de um projeto iniciado por Valdinei Deroldo. O projeto gráfico, escolha de fotografia e tratamento de imagem ficaram a cargo de Deroldo e Alysson (Mosaico Produções). Quanto a mim, a seleção de repertório e a masterização no MVSep Mastering (by sergree) resultaram em uma abertura superior do alcance dinâmico dos áudios tratados.
Espero que gostem, é uma grande celebração a este grande talento de nossa música!
01. Chovendo na Roseira
02. Travessia - com Mateus Asato
03. Escrito no Céu (Written in the Stars) [Ao Vivo] - com Família Lima)
04. Águas de Março (Ao Vivo) - com Junior
05. Vivo por Ella - com Andrea Bocelli
06. Um Segredo e Um Amor (Secret Love)
07. Preciso de Você
08. Ai de Mim - com OutroEu)
09. Chuva de Prata (Ao Vivo) - com Roupa Nova
10. Mesmo Sem Estar - com Luan Santana
11. No Rancho Fundo (Ao Vivo) - com João Bosco e Mestrinho
12. É Com Esse Que Eu Vou (Ao Vivo) - com Pedro Mariano
13. O Caderno - com Toquinho
14. Estrela - com Lucas Lima
15. Temporal
16. Ben (Ao Vivo) - com Junior e Zé do Rancho
17. Calor pra Dar - com Rodrigo Lombardi
18. Se Deus Me Ouvisse (Ao Vivo) - com Chitãozinho & Xororó e Junior
19. Tanto - com Yohan Kisser
20. Lealdade Coragem Verdade (Loyal Brave True)





Nenhum comentário:
Postar um comentário