segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Masters DJ's Apresenta '"O Melhor do Funk'" (1991)

Fala, galera! Hoje eu resolvi interromper a programação normal para trazer algo que é pura nostalgia e irreverência. Esqueça o Spotify ou as plataformas digitais; o que vocês vão ouvir aqui é um tesouro que só existia nos sulcos do vinil e que agora ganha vida nova.

Estou falando do LP "Master DJ's Apresenta: O Melhor do Funk", lançado pela lendária gravadora Continental. Esse disco é um retrato perfeito de uma época em que o funk carioca estava moldando sua identidade, misturando o peso do Miami Bass com o humor escrachado do subúrbio.

Foi um divisor de águas na história do Funk Melody Brasileiro, consolidando sua entrada definitiva do gênero com humor irreverente nas rádios FMs. O sucesso foi tão absurdo que duas faixas estouraram nas paradas nacionais: "O Melô do Ricardão" alcançou a 28ª posição e "A História do Sunda" chegou ao 38º lugar no Hot 100 Brasil de 1991.

O "Terror" do Sunda e o Ricardão

O grande destaque (e motivo de boas risadas) é a faixa de abertura: "A História do Sunda". O Mr. Mu teve a genialidade de pegar o tema sombrio do filme Halloween para narrar as peripécias de um personagem que adorava talaricar a mulherada. O contraste do clima de filme de terror com a letra cômica é impagável!

E por falar em comédia, ainda temos o "Melô do Ricardão", que conta com a participação do mestre Tião Macalé. É o puro suco do Brasil dos anos 90. Eu me recordo de que, com 8 anos de idade, quando pegava a kombi escolar de volta pra casa, passava as "12 Mais do Dia" na rádio Vox 90 FM de Americana. Essa música ficou nº 1 várias vezes e transitava nas posições.

Mesmo só tendo noção do conteúdo da letra na minha fase adulta, a voz do Tião Macalé com o famoso "Ih, Nojento, Tchan" provocava delírio coletivo na kombi. Todo mundo ria! hahahahaha... E me recordo dos mais adolescentes e antenados nas picardias da letra, fazendo micagem na hora do "Ricardãaaao, Ricardãaaao"... ô tempo bom!

O disco ainda traz pérolas como o "Melô do Boiola", de uma época em que o humor não conhecia tabus e a molecada se divertia com o "menininho" de voz robótica e os samplers icônicos do Costinha, intercalando aquela risada inconfundível com o clássico grito "Aaaaai Meu Deeeeus".

Temos também o MC Jacaré com "Vai Na Manha" — que é o puro suco do constrangimento de época — e o impagável "Melô do Esperto". Esse último narrava a saga do aluno que tirava 10 na prova e no ditado com um método nada ortodoxo, enquanto o coro feminino mandava o hino de toda uma geração: "quem não cooooola, não sai da escooooola". Simplesmente épico!

Nota Técnica: Áudio extraído originalmente em 05/11/2024 com agulha Ortofon Concorde Mix. Em 04/02/2026, os arquivos foram processados via MVSep DeNoise para a remoção de ruídos de superfície e restauração da clareza sonora, mantendo a dinâmica original da gravação.

É som de baile, com clareza de estúdio, direto para o seu player!

Faixas: 
01. A História do Sunda - M.C. Mr. Mu
02. Melô do Esperto - M.C. Rap
03. Melô do Ricardão - M.C. Mr. Mu & Tião Macalé
04. Melô do Boiola - M.C. Brother DJ's
05. Liberdade - M.C. Rap
06. Melô do Alemão - M.C. Marcos Fernando
07. Vai na Manha - M.C. Jacaré
08. A História do Sunda (Instrumental) - M.C. Mr. Mu

Para baixar este puro suco do trash, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para pedidos de conteúdo, utilizem exclusivamente o formato:
Artista – Nome do Álbum (Ano).
Qualquer solicitação fora desse padrão será ignorada.
Comentários desrespeitosos não serão respondidos.
Este espaço está aberto a contribuições que acrescentem à discussão. Não sou dono da razão, mas procuro sempre pesquisar antes de escrever e valorizo comentários que complementem ou ampliem a ideia apresentada.
Caso a intenção seja apenas apontar o que deixei de abordar em um tema que você domina, este não é o espaço adequado. Fique à vontade para criar seu próprio blog e tratar do assunto — sempre com respeito.