segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Pedra Sobre Pedra (1991)


Pedra Sobre Pedra foi uma novela produzida pela TV Globo para a faixa das 20h, exibida entre 6 de janeiro e 31 de julho de 1992, tendo 179 capítulos. Com autoria de Aguinaldo Silva o folhetim foi escrito por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares com colaboração de Márcia Prates e Flávio de Campos. A telenovela contou com direção de Paulo Ubiratan, Gonzaga Blota, Luiz Fernando Carvalho e Carlos Magalhães e direção geral de Paulo Ubiratan.

A novela se passa na fictícia Resplendor, uma pequena e mística cidade do sertão nordestino, e tem como base a lendária rivalidade entre duas famílias. No passado, Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah) se amavam intensamente, mas no dia do casamento, Pilar o abandonou no altar por acreditar que ele havia engravidado sua melhor amiga. O rompimento transformou o amor em ódio e deu início a uma rixa política e social que dura 25 anos, com Murilo se tornando um poderoso deputado e Pilar uma influente líder política local. Contudo, o destino tece uma nova trama: Leonardo (Maurício Mattar), filho de Murilo, e Marina (Adriana Esteves), filha de Pilar, se conhecem e se apaixonam perdidamente, forçados a viver o romance às escondidas para não reavivar o conflito entre seus pais e suas famílias. Paralelamente, a cidade é envolta em mistério com a visita do enigmático fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.), cuja imagem atrai a paixão das mulheres casadas, e a presença de elementos de realismo fantástico, como as mulheres que comem a flor que brota no local de sua morte e o enigmático Cabeleira, que era amarrado em dia de lua cheia para não voar. 

A trilha sonora contou com direção musical de Mariozinho Rocha, produção musical de André Sperling e masterização de Sérgio Seabra.  

No volume 1, muitas músicas se tornaram sucesso instantâneo! "Entre a Serpente e a Estrela (Amarillo By Money)" de Zé Ramalho, "Dona de Mim" de 14 Bis, "A Regra do Jogo" de Sá & Guarabyra e a consolidação em dose dupla de Fagner, com "Cabecinha no Ombro" ao lado de Roberta Miranda e o tema de abertura "Pedras Que Cantam".

Nota de valor afetivo: Tive na infância a trilha sonora de 'Pedra Sobre Pedra' no volume 1 em Fita K7, em um momento em que Fagner explodia com 'Borbulhas de Amor' (1992) e estourava com dois hits na trilha da novela. A presente publicação trata-se de uma ripagem com EAC e scans completos do CD, que encontrei em fevereiro deste ano – outro achado! – fuçando na sessão de Bazar de sebo a uma bagatela de R$ 5,00. Um amigo lá em setembro estava querendo ele para completar a coleção, enviei mesmo deixando ciente de que o encarte estava deteriorado. Recomendei imprimir a capa confeccionada pelo blog do Luiz Alberto Gomes (Bugrim), pra ficar novo em folha. Sei que fã que é fã costuma conservar o material original, independente do desgaste, mas o encarte estava furado, sei lá se foi traça ou se o dono anterior furou pra colocar num mural celotex com tachinha, rs, só sei que a contracapa e a mídia estavam ótimas. Enfim, dei o meu melhor, até porque CDs como esse e baratos não são fáceis, tem que ter olho clínico. Meu lema da vida é "faça sempre para os outros o que você gostaria que fizessem a você". Mesmo que não façam!

Aliás, Luiz Alberto Gomes, pincei a capa aberta e capa aberta verso do seu blog e acrescentei no meu post.

Faixas: 
01. Entre a Serpente e a Estrela (Amarillo by Money) - Zé Ramalho
02. O Homem Que Amei (Someone That I Used to Love) - Fafá de Belém
03. Cabecinha no Ombro - Fagner part. esp. Roberta Miranda
04. Dona de Mim - 14 Bis
05. Regra do Jogo - Sá & Guarabyra
06. Madana Mohana Murari - Homem de Bem
07. Pedras Que Cantam - Fagner
08. Resplendor - André Sperling
09. O Que a Noite Faz - Elba Ramalho
10. Esse Amor - Danilo Caymmi
11. Medo - André Sperling
12. Herdeira da Noite - Ithamara Koorax
13. Como Se Fosse - Jim Porto
14. Vida Cigana - Instrumental

Para baixar a trilha em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário