Pacto de Sangue foi uma telenovela produzida pela TV Globo para a faixa das 18h, exibida entre 8 de maio e 23 de setembro de 1989, tendo 119 capítulos. De autoria de Regina Braga, escrita por Regina Braga e Sérgio Marques, com direção de Herval Rossano.
A história é ambientada em 1870 em Campos dos Goytacazes, abordando a escravidão e o preconceito racial. A trama começa com a morte de Antônio (Marcelo Serrado), filho do juiz e escravocrata Queiroz Antunes (Carlos Vereza), que, em seu leito final, pede ao pai que adote o pequeno escravo Bento (Armando Paiva) e o crie como seu herdeiro. Ao aceitar o último desejo do filho, Queiroz começa a rever seus valores e princípios políticos, aproximando-se da professora abolicionista Aimée (Carla Camuratti), e enfrentando forte oposição e isolamento de seus antigos aliados e da sociedade escravocrata local, enquanto sua nova jornada o transforma em um homem que defende a igualdade.
A trilha sonora tem produção musical de Roberto Menescal, direção artística de Max Pierre e edição de Ieddo Gouvea. O disco abre no lado A com uma gravação exclusiva de Sorri (Smile), canção de Charles Chaplin com letra em português de Braguinha, interpretada por Djavan. A canção aparece em uma regravação no album Malásia (1996) e foi a versão adotada para a coletânea Djavan Novelas. No entanto, a gravação primeira e única é a da trilha sonora, que segue o curso com outras exclusivas, como "Devagar, Um Segredo" interpretada por Dudu França, "Amor Poente" interrpretada por Roberto Ribeiro (in memoriam), "Eu Te Amo" interpretada por Leila Pinheiro, "Já Faz Tempo" de Neguinho da Beija-Flor, "O Capataz" de Cristina Santos, "No Peito e na Raça" de Olivia Byington e João Carlos Assis Brasil, além dos temas instrumentais.
O LP foi remasterizado com agulha Ortofon Concorde Mix em 06/12/2023 e em 08/12/2025 recebeu uma aplicação de MVSep DeNoise, tornando o som ainda melhor. Algumas faixas do fim do disco foram gravadas novamente com agulha Shure M44G, e passaram por uma diminuição de ruído no Izotope RX7 Spectral DeNoise. Mas adianto, trata-se de um LP com algumas gravações problemáticas. Mas de extrema importância para a teledramaturgia brasileira.
Faixas:
01. Sorri (Smile) - Djavan
02. Devagar, Um Segredo - Dudu França
03. Saudade - Chrystian & Ralf
04. Amor Poente - Roberto Ribeiro
05. Eu Te Amo - Leila Pinheiro
06. O Pacto - Instrumental
07. Histórias e Lendas - Zezé Motta
08. Capataz - Cristina Santos
09. Tablados - Chico Buarque
10. Bonita Lenda (Yê Kê Yê Kê) - Roberto Leal
11. Como Um Ladrão - Carlinhos Vergueiro part.esp. Paulinho da Viola
12. Já Faz Tempo - Neguinho da Beija-Flor
13. Desalento - Marçal part. esp. Chico Buarque
14. Liberdade - Instrumental
15. No Peito e Na Raça - Olivia Byngton e João Carlos Assis Brasil
Para baixar a trilha sonora em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:
Postar um comentário