segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Tudo a Ver - Temas de Aberturas dos Programas da Rede Globo (2001)

Lançado pela Som Livre em 2001, o álbum "Tudo A Ver - Temas de Aberturas dos Programas da Rede Globo" é um registro fundamental que resultou do processo de digitalização de masters da gravadora. Lançado no mesmo contexto do catálogo Campeões de Audiência, que resgatou em CD as trilhas sonoras nacionais das décadas de 70 e 80, este disco consolidou-se como uma documentação essencial para entusiastas da memória televisiva.

Este registro organiza 25 temas que marcaram as aberturas de programas da TV Globo. A faixa que abre o disco é "Hyde Park" – que na verdade tem o nome original de "Dr. Jeckle and the Hyde Park", de autoria de Alan Hawkshaw, um músico e maestro britânico que compunha uma série de canções para as chamadas trilhas brancas, que eram usadas por emissoras de TV para sonorização de programas e séries. O tema que faz parte da abertura do Esporte Espetacular, é executado pela Carnaby Street Pop Orchestra and Choir, sob liderança de Keith Mansfieldtendo sido lançada em 1969 no Brasil pela Top Tape. A canção teve seu nome suprimido para "Hyde Park" talvez para padronização do encarte. (Detalhes AQUI). 

Mais curiosidades a caminho:

Embora o CD credite "Fantástico" (Faixa 07) apenas como "Instrumental", A composição musical foi uma colaboração de Guto Graça Mello, com o conceito de José Bonifácio Sobrinho (também atribuído a autoria), enquanto a execução do arranjo é do gênio Lincoln OlivettiBem, e o memorável "uuh uuh aah"? Foi revelado em recente entrevista que ele pertence a Nina Pancevski, fonoaudióloga e preparadora vocal. A profissional da voz conta que Olivetti havia pedido vários sons como do fogo e da água e ela sonorizou com a boca como ela entendia. Mas o pedido do maestro desta vez era sonorizar um computador. Conta ainda que só conhecia dois computadores: da faculdade PUC e da NASA. Eis que o sussurro sai e ele diz "É ISSO!" O Human Beatbox é mesclado com a imagem dos bailarinos saindo da água e aquele efeito de Clockspell e Three Chimes nos sintetizadores de seus teclados simbolizando o som da água. Um efeito mágico! (Assista AQUI à história).

Já a canção "Don't Stop Til You Get Enough", creditada a Michael Jackson em versão instrumental como tema do Vídeo Show é na verdade uma verdade o trecho de segundos de uma versão instrumental gravada pelo trompetista canadense Maynard Ferguson, registrada em seu album Hollywood em 1982.

O disco nos brinda com as duas versões do "Tema da Vitória" de Eduardo Souto Neto, que embora não se credite a banda que executa a canção do campeão da Formula 1, pertence a Roupa Nova, e isso é devidamente documentado no DVD comemorativo de 30 Anos da banda, lançado em 2010. Mas a Som Livre faz mais que isso, ela liberou para o público a versão do tema usado na abertura da transmissão do Grand Prix, o que torna este CD uma jóia!

Mesmo com o documento da faixa "Do Tempo Que" composta e executada por Sullivan & Massadas para a abertura do Domingão do Faustão, os compositores Darcy de Paula e Danilo Granato criaram um tema instrumental que foi adotado posteriormente para o Domingão do Faustão. Os arranjadores permanecem em oculto até o momento.

Outra grande pérola é o Tema do programa Os Trapalhões criado pelo maestro José Menezes para os Trapalhões. A versão pinçada para a coletânea já é a da temporada sem o Zacarias, com abertura ilustrada pelo designer Hans Doner. Os arranjadores e músicos permanecem também em mistério.

Entre os programas de notícias e variedades, destacaram-se os temas do Jornal Hoje, Jornal Nacional, TV Mulher e Jornal Eletrônico. Entre os temas de programas infantis documentados estão: "Cinto de Inutilidades" (Globo Cor Especial), "Eu Não Largo o Osso" (TV Colosso), "Doce Mel" (Xou da Xuxa), "Sítio do Pica Pau Amarelo" (tema do seriado), "Alegria da Vida" (Vila Sésamo). Ainda senti a falta de ver documentado "Depende de Nós" de Sérgio Mendes, o tema do programa Balão Mágico, nesta coletânea.

Senti falta também de "Amanheceu, Peguei a Viola", tema do Som Brasil cantado pelo Renato Teixeira. Até "Waldomiro Pena" (Plantão Polícia) aparece aqui. Outra canção que senti falta foi o tema do Carnaval da Globo, com a icônica frase "Na tela da TV, no meio desse povo, a gente vai se ver na Globo". Foi um pecado capital não incluí-la aqui.

Mesmo assim, a coletânea nos brinda com o tema "Coração Verde e Amarelo" executado pela Aerobanda como tema da Copa 94, que nunca mais deixou de ser executada, por ter sido eternizada nos corações do brasileiro.

Parabenizo os envolvidos: André Werneck, pelo belíssimo repertório, Júlio Carneiro pela masterização e Marciso "Pena" Carvalho pela direção de arte. Ainda assim, ficam minhas ressalvas. Talvez pelo cronômetro e excesso de faixas, resumir 25 fonogramas, até então inéditos em CD, foi uma tarefa árdua, mas um documento que enfatizo sua importância para consumidores da TV brasileira, inclusive o tempo do disco, cravado em 01:00:07. Uma hora e sete segundos!

(Agradecimentos ao Google Gemini pelo suporte no esboço do texto!)

Faixas: 
01. Hyde Park (Esporte Espetacular) – Carnaby Street Pop Orchestra And Choir
02. Tema da Vitória (Instrumental) Eduardo Souto Neto
03. Tema da Vitória (Instrumental) (Fórmula 1) – Eduardo Souto Neto
04. Cinto de Inutilidades (Globo Cor Especial) – Orquestra e Coro Som Livre
05. Globinho – Orquestra Som Livre
06. Fantástico – Coral Som Livre
07. Fantástico (Instrumental) - Guto Graça Mello e Lincoln Olivetti
08. Don't Stop Til You Get Enough (Vídeo Show) – Maynard Ferguson
09. Do Tempo Que (Faustão) – Michael Sullivan & Paulo Massadas
10. Domingão do Faustão (Instrumental) – Darcy de Paula e Danilo Granato
11. Trapalhões (Instrumental) – José Menezes
12. Waldomiro Pena (Plantão de Polícia) – Jorge Benjor
13. Cor de Rosa Choque (TV Mulher) – Rita Lee
14. Freedom of Expression (Globo Repórter) – J. B. Pickers
15. The Fuzz (Jornal Nacional) – Orquestra Som Livre
16. The Fuzz (Instrumental) (Jornal Nacional) - (Frank de Vol)
17. Droid (Jornal Eletrônico) – Automat
18. Evie (Jornal Hoje) – Johnny Mathis
19. Pombo Correio (Jornal Hoje) – Moraes Moreira
20. Doce Mel (Xou da Xuxa) – Xuxa
21. Sítio do Picapau Amarelo – Gilberto Gil
22. Eu Não Largo o Osso (TV Colosso) – As Paquitas
23. Alegria da Vida (Vila Sésamo) – Orquestra e Coro Som Livre
24. Um Novo Tempo – Elenco da TV Globo
25. Coração Verde-Amarelo (Copa 94) – Aerobanda

Para baixar este CD em FLAC, clique AQUI.                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para pedidos de conteúdo, utilizem exclusivamente o formato:
Artista – Nome do Álbum (Ano).
Qualquer solicitação fora desse padrão será ignorada.
Comentários desrespeitosos não serão respondidos.
Este espaço está aberto a contribuições que acrescentem à discussão. Não sou dono da razão, mas procuro sempre pesquisar antes de escrever e valorizo comentários que complementem ou ampliem a ideia apresentada.
Caso a intenção seja apenas apontar o que deixei de abordar em um tema que você domina, este não é o espaço adequado. Fique à vontade para criar seu próprio blog e tratar do assunto — sempre com respeito.