
O ator, apresentador e produtor artístico Valentino Guzzo eternizou-se na memória de muitas crianças ao dar vida à inesquecível Vovó Mafalda. Criada inicialmente para o programa do palhaço Bozo em 1980, a personagem ganhou autonomia após o fim da atração, em 1991. Com isso, a Vovó Mafalda iniciou uma carreira solo, apresentando no SBT títulos de sucesso como Sessão Desenho e Dó Ré Mi. Sua jornada continuou na TV Record, onde esteve à frente do Desenhos da Vovó de 1997 a 1998. Infelizmente, a vida de Valentino Guzzo foi interrompida em 1998 por um ataque cardíaco fulminante. No entanto, a carreira da Vovó Mafalda perdurou na televisão por um período notável de quase 18 anos, o suficiente para construir um legado e ficar na memória afetiva de gerações, sendo lembrada até os dias atuais.
Vovó Mafalda (1985) é o segundo album lançado pelo personagem de Valentino Guzzo. Trata-se de uma produção fonográfica da gravadora Som Indústria e Comércio S/A (Copacabana), com direção de produção de Jorge Gambier, arranjos e regências de Eduardo Assad e Waldemiro Lemke. O álbum foi gravado nos estúdios Copacabana e Rudgge Ramos em São Bernardo do Campo – SP, com técnica de gravação de Getulio Carvalho, Paulo Jurazzo e Zecafi, e técnica de corte de Silvia Regina O layout e arte da capa são de Osvaldo Ferreira, com fotografia de Michelle de Gregório. Participa do disco a sua filha Vanessa Guzzo, cantando em solo a faixa "Sou Criança".
O que realmente define o legado sonoro da Vovó Mafalda é a forma como suas músicas resistiram ao esquecimento por longos períodos. Esse feito deve-se à tática de não retirar as faixas dos discos da programação musical recorrente das atrações, permitindo que o leitor (ou o ouvinte) se identifique de imediato com canções como:
"Tchau Tchau" – a canção de despedida diária dos programas;
"Sou Criança" – frequentemente usada nas aberturas;
"1, 2, 3 (Cante Comigo)" – tocada ao anunciar ou retornar de um desenho animado;
"Domingo no Parque" – que integrou a trilha sonora do programa apresentado por Silvio Santos.
Ainda se destaca "O Charme da Vovó", faixa selecionada por Toninho Paladinho para o LP Tevelândia, lançado pela Som Livre em 1986 e que alcançou alta vendagem.
O áudio deste LP, originalmente lançado em 1985, foi capturado em 04/11/2024 utilizando uma agulha Ortofon Concorde Mix. O material recebeu tratamento de reprocessamento com MVSep DeNoise em 30/11/2025. É fundamental ressaltar que a versão monetizada disponível nas plataformas digitais pela NG Digital Music apresenta qualidade muito inferior e não constitui uma remasterização autêntica. Esta cópia que ofereço é legítima, de qualidade superior e totalmente livre de monetização.
Faixas:
01. Saber Viver
02. O Charme da Vovó
03. O Sapo
04. A.B.C. da Vovó Mafalda
05. Tchau, Tchau
06. Brinquedo Vivo
07. Sou Criança (part. esp. Vanessa Guzzo)
08. Domingo no Parque
09. Água Benta
10. O Sorvete da Vovó
11. Hoje Vamos Passear
12. 1, 2, 3 (Cante Comigo)
Para baixar este album em FLAC, clique
AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário