O álbum "Luz e Magia" de Jane & Herondy (1987) foi o último disco de inéditas da dupla. Ele representa o ápice técnico, mas também o registro de um trabalho realizado sob grande pressão e dificuldades. As sequelas do grave acidente de 1985 ainda se arrastavam para a gravação, onde Jane Morais sentia-se insatisfeita com o desempenho vocal, somando-se à falta de controle sobre o processo de arranjos.
Esta obra fonográfica conta com direção artística de Moacyr Machado, coordenação de Mickael, produção de Janjão e arranjos e regência de Eduardo Assad – que também é o pianista da base instrumental.
O ápice emotivo reside nas baladas pop sofisticadas como a canção-título "Luz e Magia" de Luiz Guedes e Claudio Lott e "Você Tem Que Ficar" de Zequinha Rodrigues e Chrystian e investimento em duas versões: "Te Amarei de Mil Maneiras" e "Preciso de Você". A primeira, uma versão de Tony Dim para "Te Amaré de Mil Maneras" de Julio Pericón gravada pela mexicana Lucha Villa em 1981. A segunda, uma versão de Fred Jorge para o a aclamadíssima "Somewhere Out There" composta por Jamer Horner, Cinthia Weil e Barry Mann, que foi indicada ao Oscar 1987 como tema da animação Fievel – Um Conto Americano (1986) sendo originalmente interpretada em dueto por Linda Ronstadt e James Ingram e que teve a mesma emoção transmitida por Jane e Herondy na versão em português.
"Como Deus Mandou Um Dia" de Fernando Mendes e José Wilson e "Quando Olhei pra Você" (gênero lambada) de Elias Muniz e Pinduca são duas apostas no gênero popular das AMs.
O disco resgata a canção "Guacyra" composição de Heckel Tavares e Joraci Camargo já gravada por Inezita Barroso, João Gilberto e Elizeth Cardoso e que ganha uma versão delicada e moderna na voz da dupla.
Se no album anterior, "Todas as Formas de Amor", a gravação ocorreu em diversos estúdios, aqui ela ocorreu apenas no Estúdio Mosh em São Paulo, com Helder Alvares e Luiz Paulo na Mixagem, e José Oswaldo Martins, Paulo Torres e Orlando dos Santos no Corte.
A cozinha sonora formada por Pedro Ivo Lunardi (Baixo), Albino Infantozzi (Bateria), Elias Almeida (Violão), Eduardo Assad (Piano) e Antenor S.G. Neto (Ritmo e Percussão) garantem a consistência sonora. O pool de músicos continua com complemento de Michel Verebes e Ricardo Pellegrino (Viola), Robert John Suetholz e Julio Ortiz (Cello), Tenisson Caldas, Walmir de Almeida Gil e Edilson dos Santos Nery (Trumpete), Humberto de Souza Voto (Gaita), Nailor Azevedo (Sax Alto/Tenor), Caetano FInelli, Elias Slon, Jorge Inquiero, Audino Aparício, Tania Guarnieri, Antonio Ferrer, Alberto Jaffé e German Wajnrot (Violinos) e, para acompanhar a dupla os cantores Maria Aparecida de Souza, Silvia Marinho, Vivian Costa Manso e Tania Lemke Gambier (do grupo Harmony Cats), bem como José Carlos (Ringo) e Neil Bernard (Nil Bernardes).
Apesar da consistência do material musical, o erro editorial persistia: a WOM Publicidade cometeu a mesma inconsistência na grafia do nome da dupla (Herondi/Herondy) do álbum anterior, comprovando a falta de zelo por parte da 3M para artistas contratados de seu elenco. Além disso, o selo fonográfico não buscou mitigar os problemas que afetavam a distribuição de seu material, o que resultou em pouca tiragem e insucesso comercial.
Luz e Magia é o testamento do esforço de Jane & Herondy em manter a excelência técnica sob dificuldades físicas e de controle artístico e marcou o fim da discografia de inéditas da dupla, que continuou nos anos seguintes a se apresentar em todo país com seus sucessos.
Remasterizei este album a partir do LP em janeiro de 2024 com agulha Ortofon Concorde Mix, e 04/11/2025 reprocesse o áudio no MVSep DeNoise.
Faixas:
01. Vocé Tem Que Ficar (Zequinha Rodrigues e Chrystian)
02. Como Deus Mandou Um Dia (Fernando Mendes e José Wilson)
03. Preciso de Vocé (Somewhere Out There) (Janes Horner, Barry Mann e Cynthia Weil, versão Fred Jorge)
04. Dois Num Só Coração (Bira Harmonia)
05. Quando Olhei pra Você (Elias Muniz e Pinduca)
06. Esqueça o Que Passou (Bira Harmonia)
07. Luz e Magia (Luiz Guedes e Claudio Lott)
08. Te Amarei de Mil Maneiras (Te Amaré de Mil Maneras) (Julio Pericón, versão Tony Dim)
09. Juntos para Sempre (Elias Muniz)
10. Amante (Carlos Bezar e José Homero)
11. Guacyra (Heckel Tavares e Joracy Camargo)
12. O Mundo Não Tem Graça Sem Você (Bira Harmonia)
Para baixar este album em FLAC, clique AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário