Bambalalão foi um programa infantil exibido pela TV Cultura entre 1980 e 1990. Criado com o objetivo de unir entretenimento e conteúdo educativo, estreou em 7 de janeiro de 1980, sendo apresentado por Gigi Anhelli e Silvana Teixeira.
A atração era ambientada em um cenário lúdico que remetia a um circo, com a participação de crianças da pré-escola e do ensino fundamental de escolas previamente inscritas. Divididas em duas equipes — amarela e vermelha —, elas se enfrentavam em brincadeiras e desafios educativos.
Além das competições, o programa apresentava quadros teatrais com fantoches, dramatizações e narração de contos infantis, que sempre terminavam com o bordão que se tornou a marca registrada do programa:
“Esta história entrou por uma porta e saiu pela outra. Quem souber, que conte outra!”
O elenco incluía Francisco de Paula Brandão Bisneto (Chiquinho Brandão), nos papéis do Professor Parapopo e João Balão, e Maria Amélia Magno de Carvalho, intérprete de Maria Balinha, Sapo Agapito e Macaco Chiquinho. Também faziam parte da equipe os palhaços Tic Tac (Marilam Barbosa Sales), Perereca (João Tadeu) e Pam-Pam (Mateus Esperança).
O sucesso do programa resultou no lançamento da trilha sonora de A Turma do Bambalalão,em LP e fita K7 pela Poly Junior/ PolyGram em 1983. O disco contou com a participação do elenco, arranjos e regência de Willy Join, e direção de produção de Geraldo Loewenberg.
O registro fonográfico foi remasterizado a partir do LP original no projeto Gazeta do Som, utilizando agulha Ortofon Concorde Mix, garantindo maior clareza e equilíbrio tonal sem comprometer o caráter analógico das gravações originais.
01. Bambalalão (Abertura) - As Mininotas
02. Xote Tic-Tac - A Turma do Bambalalão e As Meninotas
03. Gigi-Gigi - As Mininotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário