quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Sá & Guarabyra - Cartas, Canções e Palavras (1987)

"Cartas, Canções e Palavras" é o 7º álbum de estúdio da dupla Sá & Guarabyra, lançado pelo selo RCA. A obra foi produzida por Renato Corrêa (dos Golden Boys) e teve direção executiva de Miguel Plopschi.

Todas as faixas do disco são compostas por Luiz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra, com exceção de:
"Barqueiro de Vela", assinada por Guarabyra, Tadeu Franco e Sérgio Santos
"O Apito do Valpor", composta por Luiz Carlos Sá, Quintinho e Gervásio Horta

Já procurei detalhes sobre artistas que tocaram nesse álbum que é primoroso em técnica e arranjos. Acredito que é senão meu favorito dos discos dos anos 80, uma das maiores jóias que já ouvi da música popular brasileira! Mas por descuido, ou até birra, a RCA não divulgou os músicos participantes, porque sequer imprimiu folheto interno no LP.

O álbum traz a faixa "Tabuleiro", que obteve sucesso radiofônico ao ser incluída em cenas de locação da novela Fera Radical.

A versão digital foi remasterizada a partir do vinil em  março de 2025, utilizando uma agulha Shure M44G, garantindo maior fidelidade e suavidade na leitura do áudio original. No entanto, em fevereiro de 2026 a remasterização ganhou uma aplicação de MVSep DeNoise sobre as faixas, garantindo uma limpeza de ruídos residuais, que já eram poucos, resultando em uma sonoridade perfeita!

Faixas: 
01. Cartas, Canções e Palavras
02. Barqueiro de Vela
03. O Apito do Vapor
04. Serena
05. Pés nos Chão
06. Muge o Boi
07. Parar de Correr
08. Rosto de Atriz
09. Tabuleiro
10. Os Meninos dos Abrolhos
11. Fazer o Céu

Para baixar o album em FLAC, clique AQUI..

4 comentários:

  1. Grande dupla pouco reconhecida pela nossa música. Gostei do tipo de música deles desde que os ouvi na trilha de Roque Santeiro.

    ResponderExcluir
  2. Um grade disco! Beleza! Obrigado por seu trabalho de primeira grandeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu AMO todas essas músicas. Infelizmente a RCA deixou em oculto quem participou do album. Porque foi um disco feito com rejeição do Miguel Plopschi, que se enfureceu por uma dupla negar gravar Sullivan & Massadas Eles já tem conteúdo autoral bom, então não precisam de um hit de sucesso.

      Excluir

Para pedidos de conteúdo, utilizem exclusivamente o formato:
Artista – Nome do Álbum (Ano).
Qualquer solicitação fora desse padrão será ignorada.
Comentários desrespeitosos não serão respondidos.
Este espaço está aberto a contribuições que acrescentem à discussão. Não sou dono da razão, mas procuro sempre pesquisar antes de escrever e valorizo comentários que complementem ou ampliem a ideia apresentada.
Caso a intenção seja apenas apontar o que deixei de abordar em um tema que você domina, este não é o espaço adequado. Fique à vontade para criar seu próprio blog e tratar do assunto — sempre com respeito.