quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Sá & Guarabyra - Cartas, Canções e Palavras (1987)

"Cartas, Canções e Palavras" é o 7º álbum de estúdio da dupla Sá & Guarabyra, lançado pelo selo RCA. A obra foi produzida por Renato Corrêa (dos Golden Boys) e teve direção executiva de Miguel Plopschi.

Todas as faixas do disco são compostas por Luiz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra, com exceção de:
"Barqueiro de Vela", assinada por Guarabyra, Tadeu Franco e Sérgio Santos
"O Apito do Valpor", composta por Luiz Carlos Sá, Quintinho e Gervásio Horta

Já procurei detalhes sobre artistas que tocaram nesse álbum que é primoroso em técnica e arranjos. Acredito que é senão meu favorito dos discos dos anos 80, uma das maiores jóias que já ouvi da música popular brasileira! Mas por descuido, ou até birra, a RCA não divulgou os músicos participantes, porque sequer imprimiu folheto interno no LP.

O álbum traz a faixa "Tabuleiro", que obteve sucesso radiofônico ao ser incluída em cenas de locação da novela Fera Radical.

A versão digital foi remasterizada a partir do vinil em  março de 2025, utilizando uma agulha Shure M44G, garantindo maior fidelidade e suavidade na leitura do áudio original. No entanto, em fevereiro de 2026 a remasterização ganhou uma aplicação de MVSep DeNoise sobre as faixas, garantindo uma limpeza de ruídos residuais, que já eram poucos, resultando em uma sonoridade perfeita!

Faixas: 
01. Cartas, Canções e Palavras
02. Barqueiro de Vela
03. O Apito do Vapor
04. Serena
05. Pés nos Chão
06. Muge o Boi
07. Parar de Correr
08. Rosto de Atriz
09. Tabuleiro
10. Os Meninos dos Abrolhos
11. Fazer o Céu

Para baixar o album em FLAC, clique AQUI..

2 comentários:

  1. Grande dupla pouco reconhecida pela nossa música. Gostei do tipo de música deles desde que os ouvi na trilha de Roque Santeiro.

    ResponderExcluir

Para pedidos de conteúdo, utilizem exclusivamente o formato:
Artista – Nome do Álbum (Ano).
Qualquer solicitação fora desse padrão será ignorada.
Comentários desrespeitosos não serão respondidos.
Este espaço está aberto a contribuições que acrescentem à discussão. Não sou dono da razão, mas procuro sempre pesquisar antes de escrever e valorizo comentários que complementem ou ampliem a ideia apresentada.
Caso a intenção seja apenas apontar o que deixei de abordar em um tema que você domina, este não é o espaço adequado. Fique à vontade para criar seu próprio blog e tratar do assunto — sempre com respeito.