terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Seleção de Sucessos (1990)


"Seleção de Sucessos" é uma coletânea da gravadora Esfinge Produção e Comércio de Discos e Fitas LTDA que mapeia de forma crucial o momento exato em que a ambição da música pop brasileira colidiu com o desastre econômico do Plano Collor. Lançado em 1990 e distribuído pela Sony Music, este LP é um apanhado das grandes promessas de um selo que teve vida curta, durando apenas de 1989 a 1991, com seu escritório sediado em uma casa à Avenida Pedroso de Moraes, em Alto de Pinheiros, São Paulo.

O destaque emocional é a canção "Por Amor", a versão brasileira de Unchained Melody feita por Antonio Marcos e sua companheira Ana Paula, que naquele ano foi tema do filme Ghost - Do Outro Lado da Vida. Esta gravação é o último registro fonográfico lançado em vida do cantor Antonio Marcos, cuja carreira promissora seria interrompida em 1992. Ele ainda estava prestes a lançar seu LP em 1991, mas teve a versão de Imagine vetada por Yoko Ono, o que acabou embargando o lançamento.

Artistas iniciantes e já consagrados foram prejudicados, pois a gravadora não conseguia mais produzir a quantidade de LPs e K7s para fora da Região Sudeste, onde a popularidade de alguns artistas de seu elenco havia chegado. Enquanto o hit de Carnaval da banda Frutos Tropicais ("Céu da Boca", "Xibiu") bombava em Salvador, o material faltou na Bahia. Da mesma forma, o projeto Alderan, projetado por Luiz Schiavon (ex-RPM) para ser a nova grande banda dos anos 90, teve uma tiragem de apenas 5.000 cópias que esgotou imediatamente logo no lançamento, sem chance de reposição no Sul e Nordeste.

O restante dos artistas teve um enorme prejuízo. Apenas alguns poucos conseguiram se salvar: a banda Civil teve seu LP com o hit "Sombras na Calçada" reeditado pela PolyGram; João Penca & Seus Miquinhos Amestrados conseguiu um contrato com a Gravadora Eldorado e lançou material logo em 1991; e o cantor Biafra assinou com a Sony Music, tendo que regravar seus sucessos em novas versões e puxar fonogramas do álbum lançado na Esfinge em 1989 para fechar o repertório do álbum Anjo da Guarda, que lançou em 1992. Este LP é a chance de ter uma peça rara que preserva o documento mais completo dessa história dramática e do enorme potencial de artistas que foi frustrado pela falência de um selo fonográfico.

Graças a um LP de qualidade ótima consegui uma remasterização em ótima performance com agulha Ortofon Concorde Club, que foi feita em dezembro de 2024. Hoje, dia 02/12/2025, consegui aprimorar o áudio e reduzir hisses e rumbles de vinil com o MVSep DeNoise. 

Faixas:
01. Por Amor (Unchained Melody) - Antonio Marcos
02. Minha Namorada - Petty & Billy
03. Na Hora 'H' - Biafra
04. Pétalas Vermelhas - Hyldon part. esp. Alfonz Jones
05. Tributo a um Caminhoneiro - Nil Bernardes
06. Rap do Trem - A Fúria
07. S.O.S. Miquinhos - João Penca & Seus Miquinhos Amestrados
08. Milhões de Beijos - Edson Large
09. Amo Amar Você - Danilo
10. Além da Sedução - Nico Rezende
11. Mágoas - Alderan
12. Tatuagem - Cláudia Novais
13. Amazonicamente Amor - Banda Universal
14. Xibíu - Frutos Tropicais

Para baixar esta coletânea em FLAC, clique AQUI.

2 comentários:

  1. Por incrível que pareça, a música que despertou minha lembrança que a muuuitos anos não ouvia é a faixa 13. Obrigado por mais esta recuperação de qualidade formidável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faixa Tributo a um Caminhoneiro é um soco no estômago!
      Acho linda!

      Excluir