quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Kim Carnes - Crazy in the Night (1990)

Lançada originalmente apenas no Canadá pela Capitol Records, a coletânea "Crazy in the Night... and Other Classic Songs of Love and Loss" é um registro essencial da ascensão de Kim Carnes. Como uma das figuras centrais da década de 80, Kim foi pioneira ao abrir espaço para o protagonismo feminino em uma cena musical até então dominada pelo rock masculino, utilizando como trunfo seu timbre vocal potente, rouco e imediatamente identificável.

O Caminho até o Estrelato

Embora parecesse uma "sensação da noite para o dia", o sucesso de Kim Carnes foi fruto de anos de persistência. Antes de brilhar em carreira solo, ela construiu uma sólida reputação nos bastidores de Los Angeles, atuando como backing vocal e, principalmente, como uma compositora de elite. Suas canções foram gravadas por lendas do calibre de Frank Sinatra, Barbra Streisand e Rita Coolidge.

A grande virada aconteceu no final dos anos 70, através de sua colaboração com Kenny Rogers. Kim e seu marido, Dave Ellingson, escreveram todas as faixas do álbum "Gideon" de Rogers. O dueto "Don't Fall In Love With A Dreamer", de 1978, alcançou o Top 5 das paradas, servindo como o cartão de visitas definitivo para sua carreira solo.

Do R&B ao Rock Contemporâneo

Com contrato assinado com a EMI America, 1980 marcou o início de sua fase áurea. Sua releitura vibrante de "More Love" (original de Smokey Robinson) provou ser o veículo perfeito para seu estilo vocal influenciado pelo R&B, garantindo seu primeiro Top 10 solo.

A partir daí, Kim direcionou sua sonoridade para um Rock contemporâneo e sofisticado, presente nesta coleção em faixas como:

  • "Cry Like A Baby" (1980): Releitura autoritária do clássico dos Box Tops.

  • "Mistaken Identity" e "Draw Of The Cards" (1981): Músicas que introduziram sua fase mais madura e experimental.

  • "Voyeur" e "Does It Make You Remember" (1982): Faixas que a levaram a explorar novos territórios sonoros.

O Legado de uma Voz Única

A coletânea percorre ainda os anos de 1983 a 1986, trazendo sucessos como "Invisible Hands", "I Pretend" e a faixa-título "Crazy In The Night". Cada uma dessas canções reafirma por que Kim Carnes se tornou uma força inovadora na música pop. Sua abordagem original e sua voz "de cascalho e seda" não apenas definiram uma era, mas garantiram a ela um lugar permanente no panteão das grandes intérpretes da música contemporânea.

(Texto criado pelo Gemini com base no release do material gráfico deste CD)

Faixas: 
01. More Love
02. Cry Like a Baby
03. Mistaken Identity
04. Draw of the Cards
05. Does It Make You Remember
06. Voyeur
07. I Pretend
08. Invisible Hands
09. You Make My Heart Beat Faster
10. Divided Heart
11. Hurricane
12. Crazy in the Night

Para baixar esta coletânea em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário