segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Vovó Mafalda - Vovó Mafalda (1987)


O ator, apresentador e produtor artístico Valentino Guzzo marcou gerações de crianças. Interpretando a inesquecível Vovó Mafalda, personagem que surgiu dentro do programa do palhaço Bozo, em 1980. Após o término da atração, em 1991, Vovó Mafalda seguiu carreira solo e passou a comandar no SBT programas como Sessão Desenho, Sessão Desenho no Sítio da Vovó e Dó Ré MiEm 1997, transferiu-se para a TV Record  onde apresentou o Desenhos da Vovó até 1998, ano em que Valentino Guzzo faleceu, vítima de ataque cardíaco fulminante. Assim, a querida Vovó Mafalda permaneceu no ar por quase 18 anos, encantando e divertindo o público infantil.

Vovó Mafalda tem, ao todo, quatro albuns lançados para o público infantil, sendo eles três álbuns homônimos – 1983 e 1985, pela Copacabana e 1987 pela Continental – e o Festa da Vovó de 1992, pela RGE.

O LP homônimo de 1987 é uma produção fonográfica da gravadora Continental, com direção artística de Wilson Souto Jr, direção de produção e coordenação de lançamento de Manoel Barenbein e arranjos e regência de Dudu Marote – ex-tecladista da banda Degradée – e Fábio Gasparini (também assina a produção artística) – ex-guitarrista das bandas Sunday, Joelho de Porco e Magazine. O álbum foi gravado no estúdio Sigla-SP em 24 canais, com assistência de estúdio de Marcelo Chaves e Claudemir do Amaral, com acompanhamento de engenheiros de gravação Renaldo Maziero (também engenheiro de mixagem) e Adriano Ted de Souza, com editagem de Aquilino Filho e supervisão de corte de Milton Araújo.

Como entusiasta de músicas brasileiras produzidas com o propósito de trilha sonora de recreação escolar e festas infantis, eu considero esse trabalho inocente, com uma dose pretensiosa de irreverência e comédia. Percebe-se que, por trás da criação desse conteúdo, havia uma fé na missão artística e no compromisso com a família brasileira, e não um mero propósito de caça-níqueis, mesmo que o projeto reforçasse a marca e vendesse muito. É um álbum que cumpre plenamente o propósito de divertir e alegrar ouvintes de qualquer faixa etária. É um trabalho que mira no público infantil e atinge toda a família por causa da identificação com a pessoa física do Sr. Valentino Guzzo – que todos que assistem ao SBT sabem quem é ele e sua filha, Beth Guzzo (que seguiu o caminho do pai na TV) – e porque quem viveu a infância que começou nos anos 80 e se estendeu até a primeira metade dos anos 90 (na fase pré-Eliana) conviveu diariamente com a figura carismática da Vovó Mafalda e a guarda com afeto no melhor cantinho da memória.

O verdadeiro legado musical da Vovó Mafalda reside na atemporalidade de suas canções, que se mantiveram ativas na memória do público por anos a fio. Isso ocorreu porque as faixas dos álbuns nunca saíram da trilha sonora recorrente dos programas, permitindo que canções lançadas de qualquer álbum fossem imediatamente lembradas mesmo em anos posteriores.

Este LP de 1987 foi gravado com agulha Ortofon Concorde MIx em outubro de 2024 e o áudio reprocessado com MVSep DeNoise em outubro de 2025. 

01. A Turma Do Pirulito (Ivan Édson e Neicéas Drumont)
02. O Trem da Vovó (All Together Now) (Lennon e McCartney, versão Vivian Costa Manso)
03. Gargalhada (Nelson Gondim)
04. Os Namorados da Vovó (Vivian Costa Manso)
05. Rock do Au Au (Márcia Lúcia e Roberto Leal)
06. Levanta o Dedo (Claudio Fontana)
07. Tumbalacatumba (Arjona e Vanessa Guzzo)
08. O Mágico e o Coelho (On Occhin On Occun Um'occhetta) (Giovanni Moretto, Lummi e Mário Cipolla e versão Carlinhos Borba Gato)
09. Dança do Zig Zag (Antônio Luiz e Luis Vagner)
10. Pra Você Sonhar (Hélio Costa Manso e Vivian Costa Manso)

Para baixar o album em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário