sábado, 23 de agosto de 2025

O Julgamento - Trilha Sonora da Novela (1977)


O Julgamento foi uma novela exibida na faixa das 20h da TV Tupi entre outubro de 1976 e abril de 1977, totalizando 178 capítulos. Escrita por Renata Pallottini, com colaboração de Carlos Queiróz Telles, a trama foi inspirada no romance Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski. A direção ficou a cargo de Edison Braga e Álvaro Fugulin, com direção geral de Edison Braga.

A história traz uma típica tragédia familiar ao estilo de Dostoiévski. Lourenço Paixão (Cláudio Corrêa e Castro) tem um filho, Dimas (Carlos Zara), fruto do casamento com sua primeira esposa, Adelaide (Ruthinéia de Moraes). Após muitas brigas, Adelaide deixa o lar e, pouco tempo depois, morre. Lourenço se casa novamente, desta vez com Sofia (Denise Del Vecchio). No dia do casamento, um bebê é deixado na porta da igreja — trata-se de Zé Maria, que na fase adulta será interpretado por Ewerton de Castro.

Do casamento com Sofia nascem ainda Ivan (Adriano Reys) e Lico (Tony Ramos). Este último vem ao mundo quando o matrimônio já está em crise. Encaminhado a um seminário para se tornar padre, Lico acaba enfrentando um destino trágico: pouco tempo depois, sua mãe morre em um sanatório.

Enquanto isso, a disputa pelo amor da garçonete Sonia (Eva Wilma), funcionária do bordel de Dona Mercedes (Cleide Yáconis), coloca pai e filho em rota de colisão. A morte de Lourenço recai como uma acusação sobre Dimas, que acaba preso, carregando a culpa pelo assassinato.

Um episódio curioso marcou a exibição da novela. Dois meses após a estreia, a Rede Globo exibiu, na sessão de filmes Coruja Colorida, a produção americana Os Irmãos Karamazov (1958), dirigida por Richard Brooks. Como o enredo era o mesmo da obra de Dostoiévski, muitos telespectadores passaram a conhecer de antemão o desfecho da trama, o que pode ter prejudicado a audiência de O Julgamento.

A trilha sonora também se destaca pela diversidade: apenas dois temas nacionais, além de três instrumentais, um em francês, um em italiano, quatro em espanhol e um em inglês. O LP foi prensado pela Som Indústria e Comércio (Copacabana Discos), sob encomenda da Gravações Tupi Associadas (GTA).

Agradecimentos especiais a Charles Portilho, da 019 Discos (Nova Odessa/SP), que cedeu o LP original para digitalização e remasterização. O processo contou com o uso da agulha Shure M44G, garantindo maior fidelidade sonora.

Faixas: 
01. Le Bonheur - Claire Chevalier
02. Loneliness - Francis Goya
03. A Thousand Voices - Phil Trim
04. Brivido - Mersia
05. The Kiss - Steven Schlaks
06. E Ele Disse - Daniel
07. Kitty - Steven Schlaks
08. Contigo Aprendi - Armando Mazanero
09. Galope - MPB-4
10. Quiero (Love Less Time) - Glen Wood
11. Ven (I'm Lost) - Barry Mann
12. Enamorados (My Sweetheart) - The Mystics

Para baixar esta incrível trilha sonora em FLAC (Lossless), clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário