O Fenômeno de "Rosa Selvagem" no Brasil
"Rosa Selvagem" (Rosa Salvaje) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida no Canal de las Estrellas (do Grupo Televisa) entre 6 de julho de 1987 e 8 de abril de 1988. Foi inspirada nos romances "La Gata" e "La Indomable" de Inés Rodena, e em uma história de Abel Santa Cruz, sendo adaptada por Carlos Romero. A produção foi de Valentín Pimstein e Angelli Nesma Medina e a direção de Beatriz Sheridan.
Foi estrelada por Verónica Castro, Guillermo Capetillo, Laura Zapata, Liliana Abud, Edith González (que foi substituída por Felicia Mercado no meio da novela), Renata Flores e Claudio Báez.
O drama conta a história de Rosa, que vive com sua madrinha em um bairro muito pobre. Ela é uma moça muito simples que se veste como um garoto e foi abandonada pela sua mãe, Paulette.
Num certo dia, Rosa vai a uma mansão para roubar maçãs e conhece o dono da casa, Ricardo, um homem rico que vive em constantes discussões com suas irmãs. Elas sempre querem decidir com quem ele deve se casar. Embora Ricardo se decida casar com Rosa para provocar suas irmãs, acaba se apaixonando por ela com o tempo. Porém, as irmãs vão fazer de tudo para atrapalhar a vida do casal.
No Brasil, como o SBT tinha contrato de exibir e dublar as telenovelas da Televisa, a trama foi exibida no canal entre 20 de maio e 30 de setembro de 1991. Durante essa exibição, a atriz Verónica Castro fez uma visita ao Brasil.
Em 1993, a novela foi reprisada entre 4 de janeiro e 30 de julho, substituindo "Ambição" e sendo substituída pelo programa "Casa da Angélica".
A Trilha Sonora Inesquecível de "Rosa Selvagem"
O núcleo de Projetos e Novos Negócios do SBT, a Sony Music Entertainment do Brasil, Rubens Passaro e Marcelo Costabile foram os responsáveis pela criação da trilha sonora em português, que foi lançada e comercializada em 1991. A partir dessa estratégia, a Sony Music resgatou uma série de canções do seu elenco de artistas.
Resgatou de 1988 o tema de abertura "Tempos Modernos", presente no primeiro disco de Silvia Patricia, uma canção de Nelson Motta e Lulu Santos.
Do mesmo ano, trouxe para 1991 uma canção da cantora venezuelana Yuri, que teve um lançamento pela CBS no Brasil, com faixas em português, sendo destaque "Não Somos Iguais", uma adaptação de Cláudio Rabello para "No Puedo Más" de Di Felisatto e J.R. Flores.
Em 1990, de saída do Dominó, o cantor Nill lançou seu primeiro disco solo "Fugi de Casa". A canção "Amor do Futuro" é uma adaptação de Tavinho Paes para "I Don't Want To Live Without You" de Mick Jones, mentor do Foreigner.
Ainda de 1990, há uma versão "Longe Demais de Você" que o hitmaker Paulo Massadas fez para "99 Miles From L.A." de Albert Hammond e Harold Lane David e que foi incluída na edição brasileira do álbum "Starry Night" do espanhol Julio Iglesias.
Em 1991, o cantor mexicano Emmanuel lançou o álbum "Vida" no Brasil, e a gravadora convidou a cantora Rosana para um dueto em "Me Tira do Rumo", uma adaptação de Tavinho Paes para "La Chica de Humo" de Mauro Malavasi e María Lar.
No mesmo disco, a trilha sonora promoveu "Música e Lágrima", de Reinaldo Arias e Claudio Rabello, interpretada por Rosana (que está no álbum que leva o mesmo título), bem como promoveu "Busca", composição arrasa-quarteirões que Fábio Jr. entregou para o seu álbum "Intuição". Ambas aqui foram canções de sucesso absoluto das rádios e programas de TV.
Uma banda surgida na cena Rock BR foi Stryx, que teve destaque com "Nu de Corpo e Alma", de Ricardo Leão e Vitor Chiori, que tocou bem no mesmo ano.
O disco também contou com "Cinema de Biafra", de Paulo Machado e Marco Valença, que o cantor Biafra incluiu no seu álbum de 1983, e a canção "Brincar de Viver", de Guilherme Arantes e John Luscien, que Guilherme Arantes gravou em arranjo piano e voz para o álbum "Despertar" em 1985.
Na reprise de 1993, houve um lançamento do álbum "12 Super Temas de Novelas" (BMG Ariola), que incluiu a gravação de "Tempos Modernos" interpretada desta vez pela cantora Ângela.
As faixas que não estão em digital e que foram remasterizadas com uso de agulha Ortofon Concorde Mix foram: "Amor do Futuro" e "Não Somos Iguais" direto do LP da novela. "Nu de Corpo e Alma" foi extraída do LP da banda com a mesma agulha. Já "Me Tira do Rumo" foi extraída recentemente com uso de agulha Shure M44G a partir do LP do cantor Emmanuel.
Capa, contracapa e selos foram digitalizados. Entretanto, existe na aba Extra de Scans, uma edição CD fictícia com Capa com novo logo, contracapa com selo Sony Music atual e Selo CD Columbia. Material nostálgico!
Para baixar este riquíssimo material em FLAC (Lossless), clique AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário