sábado, 19 de abril de 2025

Truke - Dá Um Break/ Vai Girar (1984)


Truke foi uma banda formada no Rio de Janeiro em julho de 1983 por feras de várias outras bandas: Ari Mendes (guitarra; ex-Veludo, ex-Ney Matogrosso); Cândido Soza (bateria; ex-Vimana, ex-Fagner); Ricardo Mará (baixo; ex-Semente, ex-Leo Jaime) e Rony Vanilla (cantor, ator, poeta e dançarino).
A banda registrou o lançamento de um compacto simples, sendo do Lado A a faixa "Dá Um Break", que exatamente como sugere o título, a canção no estilo breakbeat, com influências do funk americano e rhythm'n'blues e do Lado B a faixa "Vai Girar", uma música que surfa na new wave, o estilo de rock com influência européia e norte-americana. Os dois estilos estavam em voga no momento, o que revela versatilidade dos músicos, prontos pra fazer o público jovem dançar não importa o gênero.
Antes da banda se desfazer, fizeram em 1985 uma participação na coletânea Rock In Brazil da RCA com a faixa exclusiva "Franco Atirador". Inclusive essa coletânea encontra-se postada neste blog.

O compacto foi remasterizado com uso de agulha Shure M44G.

A publicação contou com a cessão do compacto pertencente ao acervo particular pelo amigo Charles Portilho, da loja 019 Discos de Nova Odessa/SP. Para comprar seu LP na loja pela internet, clique AQUI.

Para baixar o compacto, clique AQUI.

2 comentários:

  1. Ótima Postagem, Qualidade De Som Top, A Música Vai Girar Fez Parte Da Novela Um Sonho Amais 1985, Outros Discos Raros > Degradée > Hanoi Hanoi , Muito Obrigado Meu Amigo, Seu Trabalho E Seu Blog É Tudo De Bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, esse material é um empréstimo de um amigo meu. Eu obtive o melhor resultado possível porque está muito conservado!
      Essa "Vai Girar" não é pertencente de nenhuma trilha, porém está na coletânea Rádio Cidade Danceteria, da Cidade FM do Rio de Janeiro, lançada em 1984 pela RCA.
      A relíquia maior talvez seja a faixa Lado A "Dá Um Break", que é uma redescoberta musical em pleno 2025!
      Degradée eu tive, um LP em condição ruinzinha, vamos torcer pra achar de novo. E quem sabe outros LPs do Hanói Hanói. Arnaldo Brandão inclusive ficou na Banda Brylho e assumiu os vocais com a saída do Cláudio Zolli e inclusive dela saiu o Hanói Hanói. Tanto que Totalmente Demais foi refeita, com novo tom.

      Excluir