quarta-feira, 30 de abril de 2025

Markinhos Moura - Diretrizes (1985)

 

Marcus Antônio Sampaio Moura, conhecido artisticamente como Markinhos Mouraé um cantor brasileiro nascido em Fortaleza/CE em 13/06/1962. Fez grande sucesso na década de 80 ao interpretar a versão da canção Music de F.R. David, "Meu Mel", e os sucessos "Anjo Azul" e a versão de Jealous Guy de John Lennon, "Cúme de Rapaz".

Em 1985, lançou pelo selo Copacabana o álbum "Diretriz", o segundo de sua carreira, com  arranjos de Cleberson Hortsh (Roupa Nova) e Julio Cesar e direção artística de ninguém menos que Paulo Debétio.
Apesar do primor nos arranjos e da participação dos músicos do Roupa Nova e uma pegada sonora de pop moderno, Markinhos Moura considera o album como o mais obscuro de sua extensa carreira. Quando se trata de número de vendagem, há que se concordar, porém em termos de consistência artística e pelos artistas que Moura sempre reverenciou interpretando canções em seus shows, como Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Chico Buarque e Elis Regina, este é o álbum que mais representa sua autenticidade artística.

O LP foi remasterizado por mim com uso de agulha Ortofon Concorde Club (elíptica), garantindo a melhor fidelidade sonora possível.

Este disco faz parte das "oportunidades de redescoberta" quando fiz garimpo na loja Sebo Casarão. A loja fica situada à Rua Barreto Leme, 994 - Centro, Campinas - SP, CEP 13010-201. Telefone: (19) 99693-9685 (WhatsApp). Para conhecer o acervo de discos da loja, clique AQUI.

Faixas:
01. Demônios
02. Vibração
03. Diretrizes
04. Video-Tape
05. Direitos Desumanos (Eutanásia)
06. A Caça e a Fera
07. Pássaro Azul
08. Vai Embora
09. Alfenim
10. Terra Prometida

Para baixar em FLAC (Lossless), clique AQUI.

2 comentários:

  1. Vai embora foi gravada originalmente por Angela RoRo no disco Só nos resta viver 1980. Aliás, que baita gravação da RoRo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Augusto,
      Agradeço muito pela contribuição! Realmente, a versão de Angela RoRo de "Vai embora" é sensacional e essa gravação no disco "Só nos resta viver" de 1980 é incrível com um belíssimo arranjo de cordas. Fico feliz em ver que você compartilhou essa informação tão rica!
      A troca de conhecimento sempre faz o blog ficar mais interessante. Agradeço por enriquecer a postagem!

      Excluir