quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Festival '84 - Album Oficial do Festival San Remo (1984)


Olá, amigos! Hoje trago para vocês uma raridade que resgatei diretamente do RuTracker: o LP Festival '84. Este não é apenas mais um disco de coletânea; ele é o registro oficial de um dos anos mais emblemáticos do Festival de SanremoA edição em questão foi lançada pela gravadora CGD (Compagnia Generale del Disco) em colaboração com outros selos, como Baby Records, WEA e Durium, com a finalidade de aproveitar o sucesso comercial das canções apresentadas no 34º Festival de Sanremo.

Jairzinho: Do San Remo ao Balão Mágico

A 34ª edição do San Remo ocorreu logo em Fevereiro de 1984, ano em que Jair Rodrigues e seu filho, Jairzinho concorreram com Io e Te. Na época, Jairzinho tinha apenas 8 anos. A performance deles no palco do Teatro Ariston foi tão carismática que atravessou o oceano com direito a matéria e videoclipe no Fantástico. Se no Brasil tudo encaminhava para Jairzinho ser um dos novos integrantes do Balão Mágico, na Itália, estava saindo um LP pelo selo CGD, inteiro no idioma italiano, La Casa Dei Giocattoli, em português Casa de Brinquedos – não confundir com o album brasileiro de Toquinho, pois dele mesmo só algumas canções foram aproveitadas –, só confirmando que a vitrine foi boa e a visibilidade gigantesca.

Um LP de Campeões

Para quem não conhece a força do Sanremo, este álbum reúne a nata da música italiana daquele ano:

  • Os Vencedores: O disco traz "Ci Sarà", de Al Bano e Romina Power, que levou o 1º lugar no festival.

  • O Vice-Campeão: A faixa de abertura, "Serenata", deu a Toto Cutugno a medalha de prata naquela edição.

  • Destaque de Crítica: "Per una bambola" de Patty Pravo e "Nuovo Swing" de Enrico Ruggeri também foram finalistas marcantes da categoria principal ("Big").

Os "Falsos Estrangeiros" do LP

  • Dhuo: De fato, é uma dupla italiana formada por Bruno Bergonzi e Mike Logan. Eles faziam parte daquela leva de artistas italianos que apostavam no Italo-Disco e no Synth-pop cantado em inglês para facilitar a exportação da música. No seu LP, eles aparecem com a faixa "Walkin'".

  • Rockets: Aqui temos um caso curioso. Embora tenham começado na França, eles se tornaram um fenômeno gigantesco na Itália, sendo adotados pelo público e pela indústria italiana (especialmente pela gravadora CGD, que lançou este disco). Em 1984, com a faixa "Under the Sun" que está no seu vinil, eles já eram figurinhas carimbadas no mercado italiano, muitas vezes vistos como "prata da casa" pela forte conexão com os produtores locais.

A Participação de Randy Crawford


O festival permitia a participação de artistas estrangeiros como convidados fazendo apresentação solo ou em dueto com algum astro italiano. Inclusive há registros da apresentação da banda Queen no 2º dia do Festival (03 de fevereiro de 1984 – data do meu aniversário de 1 ano, rs...), cantando "Radio Gaga". Já Randy Crawford – estrela global contratada pela Warner Bros – apresentou no palco do Teatro Ariston como convidada de honra cantando a balada "Why", canção composta pelo italiano Pino Donaggio para o filme "O Mundo de Don Camillo (1983). Inclusive Donaggio é conhecidíssimo na Itália devido o sucesso da canção "Io Che Non Vivo (Senza Te)" que ele apresentou na 15ª edição do Festival, em 1965. No entanto a canção escolhida pra fechar este LP foi "Nightline" de autoria de Brie Howard, Davey Faragher e Glen Ballard, talvez para criar um clima de apoteose na coletânea e porque a canção estava em alta na Europa naquele ano.

A 3ª colocada que ficou de fora


A canção 'Cara', do cantor Christian, que alcançou a medalha de bronze no Festival, não entrou para este disco. Na Itália, a canção foi lançada ela de forma avulsa em single. pelo selo Polydor. Contudo, a canção pode ser encontrada no álbum extraoficial "San Remo 84" editado pelo selo búlgaro Balkanton, bem como na coletânea 'Italo Top-Hits '84 - Mit Den Festival-Siegern Von San Remo' (em português: 'Com os vencedores do Festival de San Remo'), lançada pela K-Tel na Alemanha naquele ano.

San Remo em Hi-Fi

A ripagem original foi feita em 2014 com equipamentos de altíssimo nível, como o lendário toca-discos Revox B790 e a cápsula AT 440MLa. No entanto, o que torna este arquivo que compartilho hoje especial é o tratamento recente realizado em janeiro de 2026.

Eu já havia feito um bom tratamento em Fevereiro de 2025 do material que encontrei no RuTracker, mas em Janeiro de 2026, utilizei a ferramenta MVSep DeNoise para remover os resquícios de ruído de baixa frequência do motor do prato e micro estalinhos típicos do vinil, mantendo a dinâmica original da master. O resultado é um áudio cristalino, como se o disco tivesse acabado de sair simultaneamente em CD na época.

Faixas: 
01. Serenata - Toto Cutugno
02. Walkin' - Dhuo
03. Per Una Bambola - Patty Pravo
04. Nuovo Swing - Enrico Ruggeri
05. Se Ti Spogli - Giorgia Fiorio
06. Un Amore Grande - Pupo
07. Under The Sun - Rockets
08. Ci Sarà - Albano e Romina Power
09. Quanto Ti Amo - Collage
10. Chi (Mi Darà) - Iva Zanicchi
11. Regalami Un Sorriso - Drupi
12. Non Voglio Mica La Luna - Fiordaliso
13. Io e Te - Jair Rodrigues con Jairzinho
14. Nightline - Randy Crawford

A perfeição textual se tornou possível graças à assistência do Gemini.

Para baixar a coletânea em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para pedidos de conteúdo, utilizem exclusivamente o formato:
Artista – Nome do Álbum (Ano).
Qualquer solicitação fora desse padrão será ignorada.
Comentários desrespeitosos não serão respondidos.
Este espaço está aberto a contribuições que acrescentem à discussão. Não sou dono da razão, mas procuro sempre pesquisar antes de escrever e valorizo comentários que complementem ou ampliem a ideia apresentada.
Caso a intenção seja apenas apontar o que deixei de abordar em um tema que você domina, este não é o espaço adequado. Fique à vontade para criar seu próprio blog e tratar do assunto — sempre com respeito.