
Body Rock é um filme de drama e dança norte-americano de 1984, dirigido por Marcelo Epstein e escrito por Desmond Nakano e Kimberly Lynn White. É estrelado por Lorenzo Lamas como um jovem "das ruas" com talento para breakdance, e coestrelado por Vicki Frederick, Cameron Dye, Michelle Nicastro e Ray Sharkey.
Chilly D é um jovem nova-iorquino que vive apenas pela emoção de fazer rap e breakdance com sua gangue, a Body Rocks. Certa noite, após se apresentar em uma boate com os amigos, Chilly recebe uma oferta para se apresentar em uma casa noturna de luxo com a chance de se tornar uma estrela. Ele agarra a oportunidade e logo está no topo do mundo. Cercado por todos os adereços de sua recém-descoberta fama, no entanto, Chilly perde o contato com as pessoas e o estilo de vida que o tornaram o que é. Ele se vê no dilema de dar as costas para o passado para sempre ou permanecer fiel às suas raízes.
Curiosidade: Este filme está listado entre os "100 filmes ruins mais divertidos já feitos" no livro "The Official Razzie® Movie Guide" (2005), do fundador do prêmio Framboesa de Ouro,
Apesar de Body Rock ter sido lançado em home video e se tornado posteriormente um filme cult, recebeu críticas negativas e foi um fiasco retumbante de bilheteria. A atuação de Lamas foi indicada ao prêmio de Pior Ator no 5º Framboesa de Ouro, mas perdeu para Sylvester Stallone em Rhinestone: Um Brilho na Noite.
A trilha sonora, lançada em LP em 1984, conta com Laura Branigan, Roberta Flack e outros artistas, incluindo Ashford & Simpson. A música-tema "Body Rock", interpretada por Maria Vidal, alcançou a posição 48 na Billboard Hot 100 em outubro de 1984 e alcançou a oitava posição nas paradas de dança dos EUA. Um ano depois, no outono de 1985, "Body Rock" alcançou a 11ª posição no Reino Unido. A canção foi selecionada por Sérgio Motta para o repertório internacional da novela da Rede Globo "Corpo A Corpo" (1984). Apesar de não integrar o Hot 100 Brasil do ano de lançamento, a canção de Maria Vidal é destaque até hoje em rádio adulto contemporânea, tocando na Alpha FM (São Paulo), Antena 1 (São Paulo) e FM Gold (Americana/SP). A música "One Thing Leads to Another", interpretada por Roberta Flack, também é um destaque da programação da Rádio Antena 1.
O ator Lorenzo Lamas, que no filme interpreta um cantor e dançarino, teve lançamento em compacto das músicas que interpreta na trama. O disco foi lançado pelo selo Scotti Bros Records, sendo distribuído pela CBS (globalmente), com excessão da Alemanha, que foi pela Polydor.
Se ao menos a película foi um fracasso de crítica e bilheteria de cinema, o sucesso do ator Lorenzo Lamas na música não se vincularia ao filme, mas à série "Falcon Crest", exibida em muitos canais de TV em diversos países do mundo, destacando a fama do personagem Lance Cumson (Lamas).
Isso explicaria porque do single "Fools Like Me" (Lado A) de Lamas ter entrado para a parada Billboard Hot 100, alcançando em janeiro de 1985 a posição nº 85 e alcançando posições ainda melhores em países da Europa e África – onde cogita-se que o filme sequer chegou a ser distribuído – chegando a ficar entre as 10 mais tocadas na França (# 7), Suíca (# 6), África do Sul (# 5), Irlanda e, pasme, no Zimbabwe (# 1). Uma canção de menos de 3 minutos, realmente bonita!
Enquanto isso, "Smooth Talker" (Lado B), chegou a ser indicada na categoria Pior Canção Original no 5º Framboesa de Ouro (ri altoooooooo).
Remasterizei em novembro de 2023, a trilha oficial lançada em LP, com agulha Ortofon Concorde Mix. A qualidade já tinha ficado ótima. Mas para aperfeiçoamento, apliquei uma camada de limpeza no MVSep DeNoise. Além de regravar as faixas 01, 05 e 06 com agulha Concorde Club.
Faixas:
01. Body Rock - Maria Vidal
02. Teamwork - David Lasley
03. Why You Wanna Break My Heart
04. One Road Leads To Another - Roberta Flack
05. Let Your Body Rock (Don't Stop) - Ralph MacDonald
06. Vanishing Point - Baxter Robertson
07. Sharpshooter - Laura Branigan
08. The Jungle - Ashford & Simpson
09. Deliver - Martin Briley
10. The Closest To Love - Ashford & Simpson
Para baixar a trilha sonora em FLAC, clique AQUI.
Já as músicas do compacto de Lorenzo Lamas, encontrei em gravação boa mas em resolução lossy (MP3) no Soulseek. Tinha estalos e ruídos de vinil, que foram amenizados com MVSep DeNoise. Ficou mais que satisfatório o resultado, para ilustrar esse spin-off que aconteceu na carreira de Lorenzo Lamas, em que a vida imitou a arte.
E para baixá-lo, clique AQUI.