domingo, 26 de outubro de 2025

Body Rock - Trilha Sonora do Filme (1984)

 

Body Rock é um filme de drama e dança norte-americano de 1984, dirigido por Marcelo Epstein e escrito por Desmond Nakano e Kimberly Lynn White. É estrelado por Lorenzo Lamas como um jovem "das ruas" com talento para breakdance, e coestrelado por Vicki Frederick, Cameron Dye, Michelle Nicastro e Ray Sharkey.

Chilly D é um jovem nova-iorquino que vive apenas pela emoção de fazer rap e breakdance com sua gangue, a Body Rocks. Certa noite, após se apresentar em uma boate com os amigos, Chilly recebe uma oferta para se apresentar em uma casa noturna de luxo com a chance de se tornar uma estrela. Ele agarra a oportunidade e logo está no topo do mundo. Cercado por todos os adereços de sua recém-descoberta fama, no entanto, Chilly perde o contato com as pessoas e o estilo de vida que o tornaram o que é. Ele se vê no dilema de dar as costas para o passado para sempre ou permanecer fiel às suas raízes.

Curiosidade: Este filme está listado entre os "100 filmes ruins mais divertidos já feitos" no livro "The Official Razzie® Movie Guide" (2005), do fundador do prêmio Framboesa de Ouro, 

Apesar de Body Rock ter sido lançado em home video e se tornado posteriormente um filme cult, recebeu críticas negativas e foi um fiasco retumbante de bilheteria. A atuação de Lamas foi indicada ao prêmio de Pior Ator no 5º Framboesa de Ouro, mas perdeu para Sylvester Stallone em Rhinestone: Um Brilho na Noite. 

A trilha sonora, lançada em LP em 1984, conta com Laura BraniganRoberta Flack e outros artistas, incluindo Ashford & Simpson. A música-tema "Body Rock", interpretada por Maria Vidal, alcançou a posição 48 na Billboard Hot 100 em outubro de 1984 e alcançou a oitava posição nas paradas de dança dos EUA. Um ano depois, no outono de 1985, "Body Rock" alcançou a 11ª posição no Reino Unido. A canção foi selecionada por Sérgio Motta para o repertório internacional da novela da Rede Globo "Corpo A Corpo" (1984). Apesar de não integrar o Hot 100 Brasil do ano de lançamento, a canção de Maria Vidal é destaque até hoje em rádio adulto contemporânea, tocando na Alpha FM (São Paulo), Antena 1 (São Paulo) e FM Gold (Americana/SP). A música "One Thing Leads to Another", interpretada por Roberta Flack, também é um destaque da programação da Rádio Antena 1. 


O ator Lorenzo Lamas, que no filme interpreta um cantor e dançarino, teve lançamento em compacto das músicas que interpreta na trama. O disco foi lançado pelo selo Scotti Bros Records, sendo distribuído pela CBS (globalmente), com excessão da Alemanha, que foi pela Polydor. 

Conclui-se que se ao menos a película foi um fracasso de crítica e bilheteria de cinema nos Estados Unidos, em alguns países caiu no gosto do público.

Isso se explica pela canção "Fools Like Me" (Lado A), um single de Lamas que entrou para a parada Billboard Hot 100, alcançando em janeiro de 1985 a posição nº 85, mas sendo muito bem colocada em países da Europa e África, chegando a ficar entre as 10 mais tocadas na França (# 7), Suíca (# 6), África do Sul (# 5), Irlanda e, pasme, no Zimbabwe (# 1). Uma canção curtinha, realmente bonita!

Enquanto isso, "Smooth Talker" (Lado B), chegou a ser indicada na categoria Pior Canção Original no 5º Framboesa de Ouro (ri altoooooooo).

Quero dizer que tive o trabalho de remasterizar a trilha oficial lançada em LP com uso de agulha Ortofon Concorde Mix. A qualidade já tinha ficado ótima. Mas para o lançamento no Blog, apliquei uma camada de limpeza no MVSep DeNoise. Qualidade ficou muito linda!

Faixas:
01. Body Rock - Maria Vidal
02. Teamwork - David Lasley
03. Why You Wanna Break My Heart
04. One Road Leads To Another - Roberta Flack
05. Let Your Body Rock (Don't Stop) - Ralph MacDonald
06. Vanishing Point - Baxter Robertson
07. Sharpshooter - Laura Branigan
08. The Jungle - Ashford & Simpson
09. Deliver - Martin Briley
10. The Closest To Love - Ashford & Simpson

Para baixar a trilha sonora em FLAC, clique AQUI.

Já as músicas do compacto de Lorenzo Lamas, encontrei em gravação boa mas em resolução lossy (MP3) no Soulseek. Tinha estalos e ruídos de vinil, que foram amenizados com MVSep DeNoise. Ficou incrívelmente bom o resultado!

E para baixá-lo, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário