terça-feira, 21 de outubro de 2025

Trem da Alegria (1990)

 

O grupo Trem da Alegria lançou o seu sexto album, também homônimo, no ano de 1990 em LP e K7 pela RCA. É o segundo trabalho com a formação como trio composto por Rubinho Cabrera, Amanda Acosta e Juninho Bill.

O album tem direção artística de Miguel Plopschi e produção executiva de Michael Sullivan. Os arranjos / programação eletrônica ficam por conta de Lincoln Olivetti (faixas 01, 02, 03,, 11, 13 , Ary Sperling (faixas 08, 09), Julinho Teixeira (faixas 04, 05, 06, 10, 12, 14) e Roupa Nova (faixas 07 e 15).

Como sempre as tendências da cultura pop eram repassadas influentemente para o público infantil e traduzido da forma mais inocente e divertida possível.  No ano de lançamento deste album eu tinha 7 anos e adorava dançar nos domingos na casa da minha avó o som da lambada. Levava os discos do Kaoma e esse do Trem da Alegria. Dançávamos "Lambada da Alegria" e "Lambada Danada" com força.

Bem, o LP apresenta Xuxa, a eterna "Rainha dos Baixinhos" – e madrinha do grupo –  na segunda metade da música "Lambada da Alegria", que nos convida pra festa dançante. Inclusive eles foram no programa Xou da Xuxa apresentar a coreografia, que virou febre entre as crianças.  Lá-Lé-Li-Ló-Lu é Lambada é chiclete para um caramba! Quem é compositor? Ed Wilson (meu favorito) ao lado de Chico Roque. No Lado B, porém, "Lambada Danada" taz um bis do ritmo composto por Michael Sullivan e Paulo Massadas, num ritmo mais acelerado. Pra mim eleva o nível: "Que é que mexe-mexe quando dança? Que me enlouquece até virar criança? Que veio do Pará sem ser castanha e agora o mundo inteiro se assanha?" Muito da hora!

E o disco aborda temas como "Kid Farofeiro" (alusão a Billy The Kid, o pistoleiro americano), Batman em "Batman (O Homem Morcego)" – aproveitando o sucesso da franquia Batman de Tim Burton –, homenagem ao Bairro da Liberdade (bairro Japonês de São Paulo) com "Koiô-Shi-Maschô", Portugal com "Saudade de Portugal" à França com "Can Can" e traz canções com referências aos fonemas em "Som das Palavras", doces preferidos das crianças em "Vendedor de Gostosuras" e ao tempo de inocência à frente da TV em "Eu Quero Ver Televisão". O disco também trata do rock como uma influência para as crianças em "O Culpado É o Rock'n'Roll", fala da paixão das crianças pelos bichos em "Bichinho de Estimação" e "Pinguim". Também traz uma canção que é um hino à vida e a felicidade em "Doce Estrela" e tem um rap muito interessante, compilando cantigas de roda em "A Rap Iou".

Entre os 8 discos lançados pelo grupo, esse é o que mais gosto de ouvir e apreciar por causa da extrema inocência preservada e por ser um disco com time de compositores afiados e com "Fé na Missão" de entregar um produto final para consumo responsável!  E ficou de fora das plafatormas digitais. Sua remasterização foi muito requisitada!

Esse disco tinha desde 2017, mas remasterizei só em 2023 com uso de agulha Ortofon Concorde Mix. Porém dei um acabamento final de limpeza de hiss e rumble inteligente com MVSep DeNoise. Resultado incrível!

Faixas: 
01. Lambada da Alegria (part. esp. Xuxa)
02. Kid Farofeiro
03. Homem Morcego (Batman)
04. Koiô Shi Mascho
05. Bichinho De Estimação
06. Saudade de Portugal (part. esp. Gugu Liberato)
07. Doce Estrela (part. esp. Roupa Nova)
08. Lambada Danada
09. A Rap Iou (part. esp. Claudio Negão)
10. O Pinguim
11. Can Can
12. Som das Palavras
13. Vendedor de Gostosuras
14. Eu Quero Ver Televisão
15. O Culpado É o Rock'n'roll

Agora, eis o link do album em FLAC, AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário