segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Planet Hits 4 (1997)

🎧 Introdução: Planet Hits 4 - O Gosto do Sucesso

O 4º Volume – e último – da franquia Planet Hits chegou no 1º semestre de 1997, já abandonando o lema original "os 14 maiores hits do Planeta" para abraçar o novo slogan "O gosto do sucesso". E, também, pudera! Na época do lançamento, a embalagem vinha com um colorido amarelo vibrante, ostentando uma boca fazendo uma bola de chiclete em formato de globo terrestre. Para completar essa experiência pop, a caixinha e o encarte vinham com um aroma de tutti-frutti. Esse contexto sensorial mostra o esforço da coletânea em capturar a essência daquele momento da música. A seguir, analisaremos faixa a faixa se o Planet Hits 4 realmente entregou tudo o que prometia.

01. Wannabe - Spice Girls: O quinteto feminino Spice Girls surgiu no Reino Unido em 1994, estabelecendo-se como o grupo vocal mais bem-sucedido da década. Suas integrantes eram: Melanie Brown ("Scary Spice"), Melanie Chisholm ("Sporty Spice"), Emma Bunton ("Baby Spice"), Geri Halliwell ("Ginger Spice") e Victoria Adams ("Posh Spice"). O primeiro álbum, "Spice" (1996), abriu com o single "Wannabe", que se tornou um sucesso mundial instantâneo. Devido ao desgaste e à exaustão das turnês, Geri Halliwell deixou o grupo em 1998. O quarteto seguiu até 2001, quando entrou em hiato. O grupo se reuniu entre 2007 e 2008 para a turnê Return of the Spice Girls, lançando o single inédito "Headlines (Friendship Never Ends)" (2007) para promover a coletânea Greatest Hits. Desde então, as integrantes mantêm reuniões esporádicas para shows e comemorações, sem lançar novos álbuns de estúdio.

02. Mmm Bop - Hanson: O hit "MMMBop" marcou o início da carreira mundial do Hanson em 1997, impulsionando o álbum "Middle of Nowhere". A banda é composta pelos irmãos Isaac, Taylor e Zac Hanson, que começaram a tocar muito jovens. Embora a versão final da canção tenha sido o grande sucesso do álbum, ela já fazia parte do repertório do trio e tinha sido gravada em uma versão anterior, um ano antes do lançamento global.

03. Discothèque - U2: Lançado em 1997, o álbum "Pop" do U2 foi um marco na carreira da banda, trazendo o single "Discothèque" como um de seus destaques. A música é o resultado de uma influente fusão de rock com a música eletrônica, criando uma sonoridade única e envolvente. O sucesso comercial do disco culminou na PopMart Tour, uma das turnês mais lucrativas do grupo, conhecida por sua cenografia grandiosa que explorava intensamente a mistura de luzes, LEDs e raios laser.

04. Midnight in Chelsea - Jon Bon Jovi: com o Bon Jovi em um período de hiato, causado pela exaustão dos integrantes e pelo desgaste sentido na voz de Jon Bon Jovi após anos de hard rock, o vocalista se dedicou à sua carreira solo. Jon demonstrou abertura para um estilo mais pop e reflexivo, explorando notas mais adequadas ao seu conforto vocal. O resultado dessa experimentação foi o álbum "Destination Anywhere" (1997), com "Midnight in Chelsea" como primeiro single e carro-chefe da divulgação. Complementando essa nova fase, Jon Bon Jovi investiu também na carreira de ator, estrelando o filme "Paixões Alucinantes" (título original Little City, de 1997) e fazendo uma participação especial como ele mesmo na série brasileira Malhação para promover seu trabalho.

05. Too Many Tears - Whitesnake & David Coverdale: Em 1997, David Coverdale lançou "Restless Heart", um álbum que a gravadora insistiu em creditar como David Coverdale & Whitesnake, embora o cantor o tivesse concebido como um projeto solo mais focado no blues rock. A balada "Too Many Tears" foi o single de divulgação do álbum, e, apesar de ser uma escolha de mercado, a canção se destaca pela sua qualidade e profundidade. Ela é, de fato, uma faixa que merece ser ressaltada no repertório do disco.

06. Lovefool - The Cardigans: O single "Lovefool" foi lançado em 1996, integrando "First Band on the Moon", o terceiro álbum da banda sueca The Cardigans. Contudo, a canção alcançou projeção global ao ser incluída na trilha sonora de "Romeu + Julieta" (1996), a adaptação moderna estrelada por Leonardo DiCaprio e Claire Danes. Com uma sonoridade disco-pop cativante e letras despretensiosas, a faixa conquistou o grande público e ganhou até um remix de Todd Terry, que garantiu seu sucesso nas pistas de dança.

07. Believe - Jon Secada: A faixa é uma poderosa balada dance presente no álbum Secada, lançado em 1997 pela EMI. Como segundo single de divulgação, "Believe" teve grande rotação nas rádios brasileiras, tornando-se um hit essencial e com o ritmo contagiante perfeito para a coletânea.

08. No Sè Si Es Amor (It Must Have Been Love) - Roxette: Em 1996, após mais de dez anos de carreira, o Roxette decidiu presentear o mercado hispânico com o álbum Baladas en Español, uma coletânea de seus maiores sucessos traduzidos. “No Sè Si Es Amor” (versão de “It Must Have Been Love”) foi o single de maior destaque, rapidamente absorvido pelas rádios no Brasil. Embora as bases das canções originais tenham se mantido intactas no arranjo, a versão apresenta um vocal ainda mais maduro da dupla Marie Fredriksson e Per Gessle, com uma fluência e emoção notáveis no idioma espanhol.

09. Star People (Forthright Edition) - George Michael: Aqui, a coletânea repete o equívoco de trazer um remix em vez do single original, e dessa vez com uma escolha pouco conhecida pelo público brasileiro. “Star People” é uma faixa Pop/Jazz-Funk do álbum Older (1996), mas a inclusão da edição Forthright a transforma em uma faixa Euro-dance genérica. Esta versão não obteve o mesmo sucesso do single anterior do álbum ("Fastlove") no Brasil, e sua escolha para o Planet Hits 4 é, no mínimo, questionável, destoando do restante do repertório. Não gostei e não gosto até hoje.

10. Everyday Is a Winding Road - Sheryl Crow: A canção é o segundo single de divulgação do álbum autointitulado Sheryl Crow, lançado em 1996. Embora esta faixa de Pop/Rock não tenha tido a força estrondosa dos singles do seu álbum de estreia, a escolha do curador foi muito boa, pois se trata de uma melodia agradável e com um refrão memorável. Além disso, a canção ganhou novo fôlego em 2000 ao ser tema do filme Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento, estrelado por Julia Roberts, reforçando seu status de hit duradouro.

11. Words - Boyzone: Esta canção, presente no álbum A Different Beat, lançado em 1996, exemplifica a tendência do Boyzone de ter um cover na manga. No entanto, a PolyGram falhou ao pautar a banda com apostas melhores, trazendo um single que o público brasileiro já podia esquecer. Além de “Words” (originalmente dos Bee Gees) ter chegado na coletânea com atraso e fadigando os ouvidos, esta regravação açucarada e inócua soa desrespeitosa com o legado dos Bee Gees simplesmente por limar pedaços da letra e focar na repetição vã e cansativa do refrão: "You think that I don't even mean a single word I said...". Chata, mil vezes chata!

12. Amándote - Thalía: O álbum En Éxtasis (1995) chegou ao Brasil de forma tardia, pois a EMI Latin só demonstrou interesse em divulgar a cantora mexicana após o estrondoso sucesso de suas novelas (Maria Mercedes, Marimar e Maria do Bairro) exibidas no SBT. A canção “Amándote”, que foge da sonoridade pop latino mais tradicional do álbum com sua batida dance empolgante, teve rápida aceitação. Produzida por A.B. Quintanilla III, a faixa provou ao público brasileiro que Thalía não era apenas um rosto bonito da TV, mas uma artista que cantava e atuava muito bem.

13. 
It's My Life - DJ BoBo: O segundo single de divulgação do álbum World In Motion, de 1996, encerra o Planet Hits 4. A canção apresenta o suíço René Baumann (DJ BoBo) no rap, com os poderosos vocais femininos da cantora Lori Glori e a participação ragga de Papa Winnie. O resultado é um Euro-Ragga/Dancehall eufórico, que resgata a energia contagiante de “There Is A Party” e “Everybody”, garantindo que o álbum termine em alta rotação. 

14. 
Boombastic - Shaggy: Lançado em 1995, o single “Boombastic” foi o grande propulsor do terceiro álbum do jamaicano Shaggy. A faixa é um clássico do Reggae Fusion/Dancehall que conquistou o mundo com seu groove marcante, o vocal grave (o famoso "Mr. Lover Lover") e a produção impecável. A música não só fez enorme sucesso nas rádios brasileiras como foi catapultada globalmente ao ser tema de uma campanha publicitária da Levi’s, garantindo sua presença obrigatória em qualquer coletânea de hits da época.

Nota de memória afetiva: Embora eu não tivesse esse CD na época, era notável que as pessoas davam a coletânea de presente em 1997, motivadas até pela proposta do álbum com cheirinho de chiclete. Eu loquei ele umas três vezes na locadora de CDs Laser Express naquele ano para gravar músicas para as minhas coletâneas em K7. Mas em 2013 encontrei o CD em um sebo e o trouxe para a minha coleção, juntamente com os demais CDs da série.

Bom, chegou agora a hora de baixar o CD em FLAC, clicando AQUI.

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