🎧 Arqueologia Sonora: O Resgate de "Evidências" e o Master Esquecido de Lincoln Olivetti (1989)
Por Denis Gazeta, Gazeta do Som Masters
O álbum Veneno, Mel e Sabor (1989) do cantor e compositor Leonardo — que na época assinava apenas com seu primeiro nome (adotando o sobrenome Sullivan somente em 2002, para se diferenciar do sucesso da dupla sertaneja) — é um dos artefatos mais curiosos e historicamente importantes da música pop romântica brasileira. Gravado para a Continental em uma fase de grande efervescência do pop nacional, o LP guarda o registro original daquela que se tornaria o "segundo hino nacional": "Evidências". O resgate sonoro deste álbum pela Gazeta do Som Masters, portanto, é uma dupla correção histórica.
O Contexto da Produção
A ficha técnica do LP revela a estrutura que a Continental Wheaton do Brasil S/A (produtor fonográfico) montou para o projeto, em co-produção com a Discofita Distribuidora. A Direção ArtÃstica ficou a cargo de Matheus Nazareth, com a Gerência de Mauro Almeida. O disco contou com a assistência de produção de Liebert Ferreira Pinto e, notavelmente, com a Produção ArtÃstica de Michael Sullivan e Arranjos de Lincoln Olivetti. A excelência técnica foi garantida por engenheiros de gravação de peso como o próprio Lincoln Olivetti, Felipe Neri e Eduardo Costa, com a supervisão de corte de Oswaldo Martins e a editagem de Edson Marques e Julio Victor.
A Contradição Editorial que Deu a Luz ao Hit
A canção, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle, carrega a história de uma rejeição estratégica que moldaria o destino da música. "Evidências" foi originalmente oferecida à gravadora RCA. Conforme relatado pelo próprio José Augusto, a música foi rejeitada pelo corpo executivo, chefiado por Miguel Plopschi.
A ironia é notável: Plopschi era o grande padrinho e entusiasta da dupla de compositores Michael Sullivan e Paulo Massadas. Ao ter sua música descartada por esse mesmo establishment, José Augusto não a viu como um rejeito, mas sim como um presente para Leonardo, o irmão de Michael Sullivan, que tentava firmar sua carreira na gravadora rival, a Continental.
Este não foi um ato casual. Segundo Leonardo Sullivan, a gravação de "Evidências" foi escolhida a dedo por José Augusto, em um gesto de reciprocidade e admiração, uma vez que José Augusto já havia gravado "Meu Dilema", canção de autoria de Leonardo e Michael Sullivan, demonstrando que a relação entre os artistas era de profunda colaboração.
Para comprovar que essa entrega não foi um ato de retaliação, mas uma relação profissional contÃnua, o álbum de 1989 já contava com outras faixas da dupla Sullivan & Massadas ("Não Faz Mal" e "Nossa História") e de José Augusto & Paulo Sérgio Valle ("Cidade Grande"). O desprezo por "Evidências" foi, portanto, um erro de avaliação editorial sobre o potencial do hit, e não um rompimento de relações.
O Teste de Campo e o Legado de Lincoln Olivetti
O álbum Veneno, Mel e Sabor foi o único de Leonardo na Continental, que também falhou em reconhecer o hit. Embora "Evidências" fosse a faixa de abertura do Lado A, a gravadora focou sua divulgação em "Só o Tempo Vai Dizer" (que se tornou o sucesso daquele álbum). "Evidências" acabou sendo uma canção tocada apenas em rádios locais. No entanto, foi o suficiente para que a dupla Chitãozinho & Xororó a ouvisse e solicitasse a José Augusto para o repertório.
Essa primeira versão funcionou como um teste de campo que validou o potencial da canção para o mercado. O próprio Leonardo Sullivan confirmaria, posteriormente, que o arranjo de Lincoln Olivetti (o "Mago do Pop") se tornou a matriz sonora mantida por praticamente todos os artistas que gravaram a música em seguida. A lição foi valiosa: José Augusto percebeu que o sucesso de sua autoria não dependia de sua voz, um amadurecimento que o levou a acertar no timing de lançamento de seu próprio hit em 1990, "Aguenta Coração".
O Reconhecimento Tardo da Indústria O erro de avaliação das gravadoras foi corrigido tardiamente, mas formalmente, no ambiente digital. Em 1995, a RCA/BMG incluiu a versão de Leonardo de "Evidências" na sua prestigiada série "Grandes Autores" de José Augusto – um reconhecimento implÃcito da importância daquela primeira gravação. Dois anos depois, em 1997, a Continental destacou a faixa no CD "O Passado É Uma Parada 9", a única faixa do álbum Veneno, Mel e Sabor levada para o digital, selando o resgate do hit por ambas as partes.
A Minúcia Textual que Lapidou o Hino
A versão definitiva de Chitãozinho & Xororó passou por uma sutil, mas poderosa, alteração textual que a catapultou ao sucesso maciço no universo sertanejo-romântico. A Gazeta do Som Masters aponta que a versão de Leonardo cantava o final com a esperança do retorno: "Diz que é verdade, Que tem saudade, Que um dia você vai voltar pra mim". Já a versão de Chitãozinho & Xororó intensificou a súplica e a dependência com as frases "que ainda você pensa muito em mim" e "que ainda você quer viver pra mim", lapidando o texto para o pathos do sertanejo.
O Selo Gazeta do Som Masters: Resgate da Fidelidade
O trabalho de resgate desta obra-prima técnica de 1989 revela o rigor do Mago do Pop: o material original estava excelente na gravação, necessitando apenas de uma filtragem de leve hiss e *remoção de rumble.
A relevância deste master é sublinhada pela precariedade das cópias digitais atuais. Embora o álbum tenha chegado às plataformas de streaming em 2021, a versão digitalizada pelo próprio artista é de qualidade inferior e carece da identidade visual original, omitindo o logo da Continental.
A digitalização da Gazeta do Som Masters, realizada já em 2018, a pedido do amigo Deassis Medeiros e subitamente ter sido encontrado em um sebo como um tesouro, e a subsequente restauração profissional tornam este master o único registro fidedigno e de alta fidelidade do trabalho original de Lincoln Olivetti. É a pureza técnica que este marco merecia.
01. Evidências (José Augusto / Paulo Sérgio Valle)
02. Me Leva no Teu Sonho (Leonardo / Petrúcio Amorim)
03. Cidade Grande (José Augusto / Paulo Sérgio Valle)
04. Dança da Paixão (Lincoln Olivetti / Robson Jorge / Claudia Olivetti)
05. Bem-Vinda (Petrúcio Amorim)
06. Só o Tempo Vai Dizer (Leonardo / Petrúcio Amorim)
07. Não Faz Mal (Michael Sullivan / Paulo Massadas)
08. Veneno, Mel e Sabor (Leonardo / Jorge Silva)
09. Nossa História (Michael Sullivan / Paulo Massadas)
10. Pra Acertar os Ponteiros (Leonardo / MaurÃlio Costa)

Muito bom, como sempre. A pesquisa de informações foi ótima.É uma das qualidades a mais do seu trabalho
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