🎧 Análise Definitiva: "Anjo da Guarda" (1992) de Biafra — O Álbum Obscuro, Remixado e Finalmente Resgatado
O álbum "Anjo da Guarda" (1992) de Biafra é mais do que um lançamento romântico; ele é um fascinante artefato da música pop brasileira, marcado por uma complexa colcha de retalhos de gravações e engenharia de som arriscada. Esta versão remasterizada que trazemos hoje oferece um novo olhar sobre um dos trabalhos mais obscuros e, ao mesmo tempo, intrigantes da carreira de Maurício Pinheiro Reis.
Contexto: Um Mosaico de Produções e Gravadoras
A discografia de Biafra no início dos anos 90 foi afetada por problemas editoriais. Após o lançamento do álbum homônimo de 1989 pelo selo Esfinge, que infelizmente faliu, o cantor precisou manobrar. Ele lançou “Minha Vida de Artista” (1990) pela CBS e, em 1992, chegou à RGE com “Anjo da Guarda”.
Embora oficialmente listado como álbum de estúdio, este trabalho é, na prática, uma coletânea não oficial montada para consolidar faixas inéditas e resgatar material perdido. A complexidade fica evidente na diversidade das equipes de produção:
As faixas "Me Olhe e Diga Sim", "Gotas de Amor" e "Relâmpago" são as verdadeiras inéditas do álbum, com produção assinada por Roger Henri e gravação de Garrafa.
"Te Amo", já um sucesso após ser tema da novela Salomé, teve produção e arranjo de Renato Ladeira e Julinho Teixeira.
As canções "Bye Bye" e "Machuca e Faz Feliz", por sua vez, vieram do álbum “Minha Vida de Artista”, produzidas por Roberto Menescal e gravadas e mixadas por seu irmão, Márcio Menescal, e provavelmente foram replicadas sem grandes alterações.
A Controvérsia Sonora: Remixagem, Cópia de Fita e o Veredito do MVSep
O núcleo da polêmica, e o ponto alto desta análise, são as quatro faixas resgatadas do álbum da falida Esfinge: "Água Marinha", "Foi Demais", "Fugir Não Dá" e "Só Você".
Com uma lacuna de três anos, a RGE e Biafra provavelmente não tiveram acesso aos masters originais, trabalhando apenas com cópias de segurança ou réplicas das fitas do álbum de 1989. Essa limitação forçou uma solução de emergência: a remixagem com a aplicação agressiva de efeitos da época (reverbs e gate drums), na tentativa de mascarar a perda de qualidade da fonte e fazer com que as canções soassem inéditas.
A natureza dessa discrepância foi confirmada em nosso processo de restauração: o MVSep DeNoise revelou uma pureza sonora notável nas faixas inéditas produzidas em 1992, enquanto as faixas resgatadas da cópia de 1989 apresentaram uma sujeira (ruído) muito mais pronunciada. Essa diferença técnica incontestável atesta que o álbum é um mosaico de qualidade sonora heterogênea. É justamente essa discrepância que nos leva à conclusão de que o álbum não foi lançado em CD na época para evitar que a alta fidelidade expusesse a verdade da produção, algo que o LP e o K7 conseguiam mascarar. A masterização final, unificando todo esse material, ficou a cargo de Cezar Barbosa.
O Resgate Definitivo: A Nossa Restauração com MVSep DeNoise
Ouvir "Anjo da Guarda" hoje, nesta versão, é valorizar não apenas a voz e o talento de Biafra, mas o esforço de resgate técnico. Graças a técnicas avançadas de isolamento, conseguimos mitigar os ruídos e artefatos daquela controversa remixagem de 1992.
No entanto, o trabalho de restauração exigiu uma etapa mais profunda. Ao notar a persistência de alguns ruídos, aplicamos o MVSep diretamente sobre as pistas originais do álbum de 1989. Utilizamos, então, partes limpas e isoladas dessas gravações de 1989 para re-enxertar e preencher as lacunas sonoras da versão de 1992, aplicando um reverb sutil para garantir a coesão sonora com a atmosfera da época.
O resultado é um trabalho de arqueologia sonora que transforma um álbum que nasceu de um desafio de mercado em um tesouro que finalmente pode ser apreciado com a clareza que suas composições merecem. Esta é, sem dúvida, a edição definitiva para entender e apreciar a complexidade do álbum “Anjo da Guarda".
Para enriquecer esta edição definitiva, foi incluída como faixa bônus a canção "Fantasia Real". Lançada em 1993 na trilha da novela Mulheres de Areia, essa faixa é historicamente crucial, pois marca a última gravação de Biafra pela RGE antes de sua transição para a Continental, onde lançaria Infinito Amor em 1994. Essa composição de Dudu Falcão e Danilo Caymmi complementa perfeitamente a coesão romântica do álbum. Há fortes indícios de que o produtor musical foi Roger Henri — que já havia assinado três faixas do próprio “Anjo da Guarda” (1992). Para garantir que essa faixa soasse em sua melhor forma, nossa equipe realizou uma masterização especial: utilizando o Master Rebalance do iZotope Ozone 11, subimos o volume dos drums e depois dos vocais e, em seguida, aplicamos o Maximize Volume na opção Classic High End. O resultado é um áudio de altíssima qualidade, com presença e clareza notáveis, que serve como a cereja do bolo desta restauração.
01. Relâmpago
02. Foi Demais
03. Me Olha e Diga Sim
04. Fugir Não Dá
05. Água Marinha
06. Gotas de Amor (Tu Corazón)
07. Bye Bye
08. Te Amo (Te Amo)
09. Só Você
10. Machuca e Faz Feliz (Song For You Anyway)
11. Fantasia Real (Bonus Track)
Para baixar este album em FLAC (Lossless), clique AQUI.

Nenhum comentário:
Postar um comentário