Miguel Bosé, nascido Luis Miguel Dominguín Bosè em 3 de abril de 1956, na Cidade do Panamá, é filho da atriz italiana Lucia Bosè e do toureiro espanhol Luis Miguel Dominguín. Criado entre Madrid, na Espanha, e Bogotá, na Colômbia, cresceu em um ambiente fortemente ligado às artes, o que influenciou seu interesse precoce pela atuação, dança e música.
Durante a década de 1970, Bosé iniciou sua carreira artística como ator, participando de produções de cinema e televisão antes de se dedicar integralmente à música. Seu álbum de estreia foi lançado em 1977, marcando o início de uma trajetória musical de grande visibilidade na Espanha e em outros países de língua espanhola.
O sucesso consolidou-se com o álbum Chicas! (1979), que trouxe o hit “Super Superman”, um dos primeiros grandes sucessos de sua carreira. Em seguida, em 1980, lançou o álbum Miguel, que incluiu canções como “Morir de amor” e “Te amaré”, ampliando seu alcance para além do público hispânico e reforçando seu estilo pop sofisticado e de forte apelo visual.
Em 1981, Bosé lançou seu quinto álbum de estúdio, Más Allá, um projeto ambicioso que marcou uma nova fase de internacionalização. O disco recebeu quatro versões adaptadas para diferentes idiomas e mercados: Más Allá (Espanha), Miguel Bosé (França), Stay the Night (lançado nos Estados Unidos e Reino Unido) e Tutti Frutti (edição voltada para o Brasil e Portugal). Essa estratégia refletia sua intenção de alcançar o público global e consolidar-se como um artista internacional, algo incomum para cantores espanhóis da época.
Embora seus principais prêmios e reconhecimentos tenham vindo em décadas posteriores — entre eles, o título de “Persona del Año 2013” concedido pela Academia Latina da Gravação e o Latin Grammy de 2002 pelo álbum Sereno —, o período compreendido entre 1977 e 1981 foi fundamental para estabelecer Miguel Bosé como uma das figuras mais carismáticas e inovadoras da música pop em língua espanhola.
O album Tutti-Frutti, lançado no Brasil em 1982 em LP e K7 pelo selo Opus Columbia – joint venture da Som Livre com a CBS – tem faixas com predominância em inglês e 4 faixas em português, sendo elas: Tutti Frutti (I Don't Know) em dueto com As Frenéticas, Se Isto É Amor (Se Esto És Amor), Teus Sonhos (Mas Allá) adaptadas por Roberto Halbouti e Metropolis adaptada pelo jornalista Nelson Motta.
Faixas 01, 02 e 07 remasterizadas por Denis Gazeta, Faixa 09 remasterizada por Nell Lobo. Todas as faixas, inclusive as de plataformas digitais, foram reproocessadas no MVSep DeNoise.
01. Tutti-Frutti (I Don't Know) (com As Frenéticas)
02. You Can't Stay The Night
03. Se Isto É Amor (If You Break My Heart)
04. What Do Ya Say (Marchate Ya)
05. Paradise (Africa)
06. Child (Hermano Mío) (Anak)
07. Metropolis
08. I'll Keep Holding On
09. Teus Sonhos (Más Allá)
10. Ma Keen Dawn
11. If It Takes Me All Night
Para baixar em FLAC (Lossless), clique AQUI.

Eu gosto muito desse disco e principalmente das músicas "You can't stay the night" e "Metropolis", eu nunca tinha encontrado esse disco com boa qualidade antes, obrigado por postar, outra coisa, eu fiz um comentário no "Blog" do "Luiz" sobre as postagens dos discos "Festival MPB 80", e citei que seria interessante postar também os álbuns "MPB Shell 81 e 82", na verdade, eu queria falar só dos discos do festival de 1982 , e acabei falando também dos discos do festival de 1981, que você já havia postado, e que eu até fiz um comentário, não pude fazer a correção por lá, pois não tinha a opção de responder ao seu comentário, como você fez no meu, aproveito para fazer por aqui. Obrigado por suas ótimas postagens.
ResponderExcluirMister John Fortal