domingo, 31 de agosto de 2025

Desprezo (1983)

Desprezo: De radionovela a sucesso do SBT

Desprezo (nome original Rina) é uma telenovela mexicana produzida por Valentín Pimstein e dirigida por Dimitrio Sarrás para a Televisa, exibida pelo Las Estrellas entre 3 de janeiro e 23 de setembro de 1977.
Trata-se de uma adaptação de Luis Reyes de la Maza para a telenovela venezuelana La italianita, produzida pela RCTV em 1973, que por sua vez foi baseada na radionovela Enamorada, original de Inés Rodena.
O elenco principal contou com Ofelia Medina e Enrique Álvarez Félix, com participação especial de Carlos Ancira e antagonizada por María Rubio.
Rina foi a segunda telenovela mexicana exibida pelo SBT, sob o título Desprezo, entre 25 de janeiro e 31 de agosto de 1983, com 188 capítulos e média de 11,56 pontos no Ibope, às 18h. Substituiu Os Ricos Também Choram e foi sucedida pela novela brasileira O Direito de Nascer.
A novela foi dublada pelos estúdios Maga (de Marcelo Gastaldi), o mesmo estúdio que dublou Chaves. Parte da trilha sonora inclui uma música cantada pelo próprio Marcelo Gastaldi.
Foi reprisada entre 12 de dezembro de 1983 e 20 de abril de 1984, às 13h, com 95 capítulos, substituindo Os Ricos Também Choram e sendo sucedida por Amor Cigano.
Teve uma segunda reprise entre 3 de junho e 16 de agosto de 1991, às 16h30, com 61 capítulos, substituindo A Vingança na sessão Novelas da Tarde, porém sem atingir o mesmo êxito.

Enredo

A trama acompanha Rina, uma moça corcunda que vende flores para sustentar seu pai e seus irmãos, já que a mãe os abandonou.
Um dia, enquanto vendia flores, ela é chamada por Leopoldo, um senhor idoso, ranzinza, inválido, mas muito rico e viúvo. Ele a convence a se casar com ele para impedir que a herança vá para sua cunhada Rafaela. Rina aceita o pedido e casa-se, buscando resolver os problemas financeiros da família.
Pouco tempo depois, Leopoldo morre e Rina torna-se herdeira de uma grande fortuna. Ela se submete a uma cirurgia, deixa de ser corcunda e transforma-se em uma linda mulher.
Rafaela, inconformada por não ter ficado com a herança, arma um plano com seu filho Carlos Augusto, recém-viúvo. Ele se casa com Rina; ela se apaixona por ele, mas ele a despreza e se recusa a se deitar com ela.
Em determinado momento, os dois ficam embriagados, acabam dormindo juntos e Rina engravida. Aos poucos, Carlos Augusto passa a amá-la. Entretanto, Rafaela continua a conspirar contra Rina, fazendo com que ela seja considerada louca e internada em um sanatório, enquanto Rafaela assume a guarda do neto e o controle da fortuna.

Uma Trilha Sonora sob medida para o Brasil

No Brasil, foi lançado um LP pelo selo RGE Fermata, contendo músicas originais da novela e outras gravadas exclusivamente para versão brasileira. A seleção de repertório é de Toninho Paladino. e sonoplastia de Aroldo Wosh. A trilha sonora traz grandes raridades da música que só sairam em compacto, como "Velho Jeans" (Regina), "Sonho Colorido" (Sol), "Tudo Dava Certo" (Bianca), "Lembranças Que Eu Guardei" (Julio Cezar), "Ânsia de Viver" (Marcelo Gastaldi) e "Nunca Mais Vou Te Esquecer" (Raul Marcos).

Remasterização

O LP foi remasterizado com uso de agulha Ortofon Concorde Mix, garantindo a máxima fidelidade sonora de áudio.

Faixas:
01. Concerto para Uma Só Voz (Concerto Pour Une Voix) - Wanderley Cardoso part. esp. Silvinha
02. Vai Mais Coração - Marcelo
03. Velho Jeans - Regina Carvalho
04. Amor Brincadeira - Shampoo
05. Lembranças que Eu Guardei (Memory) - Julio Cesar
06. Sonho Colorido - Sol
07. Desprezo (Je Suis Malade) - Pierre Porte Orchestra
08. Minha Liberdade - Wando
09. Sinto a Falta Desse Amor - Beth Maia
10. Tempos Modernos - Lulu Santos
11. Ansia de Viver (Je Suis Malade) - Marcelo Gastaldi
12. Tudo Dava Certo (Living Next Door to Alice) - Bianca
13. Nunca Mais Vou Te Esquecer (Eye in the Sky) - Raul Marcos
14. Pedras de Cristal - Junior Mendes

Para baixar este material em FLAC (Lossless), clique AQUI.

Rosa Selvagem (1991)

 

O Fenômeno de "Rosa Selvagem" no Brasil

"Rosa Selvagem" (Rosa Salvaje) é uma telenovela mexicana produzida pela Televisa e exibida no Canal de las Estrellas (do Grupo Televisa) entre 6 de julho de 1987 e 8 de abril de 1988. Foi inspirada nos romances "La Gata" e "La Indomable" de Inés Rodena, e em uma história de Abel Santa Cruz, sendo adaptada por Carlos Romero. A produção foi de Valentín Pimstein e Angelli Nesma Medina e a direção de Beatriz Sheridan.

Foi estrelada por Verónica Castro, Guillermo Capetillo, Laura Zapata, Liliana Abud, Edith González (que foi substituída por Felicia Mercado no meio da novela), Renata Flores e Claudio Báez.

O drama conta a história de Rosa, que vive com sua madrinha em um bairro muito pobre. Ela é uma moça muito simples que se veste como um garoto e foi abandonada pela sua mãe, Paulette.

Num certo dia, Rosa vai a uma mansão para roubar maçãs e conhece o dono da casa, Ricardo, um homem rico que vive em constantes discussões com suas irmãs. Elas sempre querem decidir com quem ele deve se casar. Embora Ricardo se decida casar com Rosa para provocar suas irmãs, acaba se apaixonando por ela com o tempo. Porém, as irmãs vão fazer de tudo para atrapalhar a vida do casal.

No Brasil, como o SBT tinha contrato de exibir e dublar as telenovelas da Televisa, a trama foi exibida no canal entre 20 de maio e 30 de setembro de 1991. Durante essa exibição, a atriz Verónica Castro fez uma visita ao Brasil.

Em 1993, a novela foi reprisada entre 4 de janeiro e 30 de julho, substituindo "Ambição" e sendo substituída pelo programa "Casa da Angélica".


A Trilha Sonora Inesquecível de "Rosa Selvagem"

O núcleo de Projetos e Novos Negócios do SBT, a Sony Music Entertainment do Brasil, Rubens Passaro e Marcelo Costabile foram os responsáveis pela criação da trilha sonora em português, que foi lançada e comercializada em 1991. A partir dessa estratégia, a Sony Music resgatou uma série de canções do seu elenco de artistas.

  • Resgatou de 1988 o tema de abertura "Tempos Modernos", presente no primeiro disco de Silvia Patricia, uma canção de Lulu Santos.

  • Do mesmo ano, trouxe para 1991 uma canção da cantora venezuelana Yuri, que teve um lançamento pela CBS no Brasil, com faixas em português, sendo destaque "Não Somos Iguais", uma adaptação de Cláudio Rabello para "No Puedo Más" de Di Felisatto e J.R. Flores.

  • Em 1990, de saída do Dominó, o cantor Nill lançou seu primeiro disco solo "Fugi de Casa". A canção "Amor do Futuro" é uma adaptação de Tavinho Paes para "I Don't Want To Live Without You" de Mick Jones, mentor do Foreigner.

  • Ainda de 1990, há uma versão "Longe Demais de Você" que o hitmaker Paulo Massadas fez para "99 Miles From L.A." de Albert Hammond e Harold Lane David e que foi incluída na edição brasileira do álbum "Starry Night" do espanhol Julio Iglesias.

  • Em 1991, o cantor mexicano Emmanuel lançou o álbum "Vida" no Brasil, e a gravadora convidou a cantora Rosana para um dueto em "Me Tira do Rumo", uma adaptação de Tavinho Paes para "La Chica de Humo" de Mauro Malavasi e María Lar.

  • No mesmo disco, a trilha sonora promoveu "Música e Lágrima", de Reinaldo Arias e Claudio Rabello, interpretada por Rosana (que está no álbum que leva o mesmo título), bem como promoveu "Busca", composição arrasa-quarteirões que Fábio Jr. entregou para o seu álbum "Intuição". Ambas aqui foram canções de sucesso absoluto das rádios e programas de TV.

  • Uma banda surgida na cena Rock BR foi Stryx, que teve destaque com "Nu de Corpo e Alma", de Ricardo Leão e Vitor Chiori, que tocou bem no mesmo ano.

  • O disco também contou com "Cinema de Biafra", de Paulo Machado e Marco Valença, que o cantor Biafra incluiu no seu álbum de 1983, e a canção "Brincar de Viver", de Guilherme Arantes e John Luscien, que Guilherme Arantes gravou em arranjo piano e voz para o álbum "Despertar" em 1985.

  • Na reprise de 1993, houve um lançamento do álbum "12 Super Temas de Novelas" (BMG Ariola), que incluiu a gravação de "Tempos Modernos" interpretada desta vez pela cantora Ângela.

As faixas que não estão em digital e que foram remasterizadas com uso de agulha Ortofon Concorde Mix foram: "Amor do Futuro" e "Não Somos Iguais" direto do LP da novela. "Nu de Corpo e Alma" foi extraída do LP da banda com a mesma agulha. Já "Me Tira do Rumo" foi extraída recentemente com uso de agulha Shure M44G a partir do LP do cantor Emmanuel.

Capa, contracapa e selos foram digitalizados. Entretanto, existe na aba Extra de Scans, uma edição CD fictícia com Verso da Capa e Contracapa criadas por Johnny Lemos e Selo CD Columbia feito por mim. Material nostálgico!

Para baixar este riquíssimo material em FLAC (Lossless), clique AQUI.

sábado, 23 de agosto de 2025

O Julgamento - Trilha Sonora da Novela (1977)


O Julgamento foi uma novela exibida na faixa das 20h da TV Tupi entre outubro de 1976 e abril de 1977, totalizando 178 capítulos. Escrita por Renata Pallottini, com colaboração de Carlos Queiróz Telles, a trama foi inspirada no romance Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski. A direção ficou a cargo de Edison Braga e Álvaro Fugulin, com direção geral de Edison Braga.

A história traz uma típica tragédia familiar ao estilo de Dostoiévski. Lourenço Paixão (Cláudio Corrêa e Castro) tem um filho, Dimas (Carlos Zara), fruto do casamento com sua primeira esposa, Adelaide (Ruthinéia de Moraes). Após muitas brigas, Adelaide deixa o lar e, pouco tempo depois, morre. Lourenço se casa novamente, desta vez com Sofia (Denise Del Vecchio). No dia do casamento, um bebê é deixado na porta da igreja — trata-se de Zé Maria, que na fase adulta será interpretado por Ewerton de Castro.

Do casamento com Sofia nascem ainda Ivan (Adriano Reys) e Lico (Tony Ramos). Este último vem ao mundo quando o matrimônio já está em crise. Encaminhado a um seminário para se tornar padre, Lico acaba enfrentando um destino trágico: pouco tempo depois, sua mãe morre em um sanatório.

Enquanto isso, a disputa pelo amor da garçonete Sonia (Eva Wilma), funcionária do bordel de Dona Mercedes (Cleide Yáconis), coloca pai e filho em rota de colisão. A morte de Lourenço recai como uma acusação sobre Dimas, que acaba preso, carregando a culpa pelo assassinato.

Um episódio curioso marcou a exibição da novela. Dois meses após a estreia, a Rede Globo exibiu, na sessão de filmes Coruja Colorida, a produção americana Os Irmãos Karamazov (1958), dirigida por Richard Brooks. Como o enredo era o mesmo da obra de Dostoiévski, muitos telespectadores passaram a conhecer de antemão o desfecho da trama, o que pode ter prejudicado a audiência de O Julgamento.

A trilha sonora também se destaca pela diversidade: apenas dois temas nacionais, além de três instrumentais, um em francês, um em italiano, quatro em espanhol e um em inglês. O LP foi prensado pela Som Indústria e Comércio (Copacabana Discos), sob encomenda da Gravações Tupi Associadas (GTA).

Agradecimentos especiais a Charles Portilho, da 019 Discos (Nova Odessa/SP), que cedeu o LP original para digitalização e remasterização. O processo contou com o uso da agulha Shure M44G, garantindo maior fidelidade sonora.

Faixas: 
01. Le Bonheur - Claire Chevalier
02. Loneliness - Francis Goya
03. A Thousand Voices - Phil Trim
04. Brivido - Mersia
05. The Kiss - Steven Schlaks
06. E Ele Disse - Daniel
07. Kitty - Steven Schlaks
08. Contigo Aprendi - Armando Mazanero
09. Galope - MPB-4
10. Quiero (Love Less Time) - Glen Wood
11. Ven (I'm Lost) - Barry Mann
12. Enamorados (My Sweetheart) - The Mystics

Para baixar esta incrível trilha sonora em FLAC (Lossless), clique AQUI.

Cara A Cara - Trilha Sonora da Novela (1979)

 

Entre abril e dezembro de 1979, a TV Bandeirantes exibiu às 19h a novela Cara a Cara, escrita por Vicente Sesso e dirigida por Jardel Mello e Arlindo Pereira Silva.

O elenco reuniu nomes consolidados da teledramaturgia, como Fernanda Montenegro, Fúlvio Stefanini, Débora Duarte, David Cardoso, Luis Gustavo, Edson França, Márcia de Windsor e Libero Ripoli Filho, além da estreia na TV do ator Taumaturgo Ferreira.

O cantor Antonio Marcos participou da novela, com experiência prévia em TV e teatro, incluindo Toninho on the Rocks (1970, TV Tupi) e peças como Pé Coxinho e Samba Contra o Dólar no Teatro de Arena. Em Cara a Cara, ele acumulou funções como ator e diretor musical da trilha sonora nacional.

A abertura da novela, “Cara a Cara”, foi composta por Antonio Marcos e Sérgio Sá, em levada boogie. Sérgio Sá também compôs “Campeão dos Campeões”, adaptação ao hino do Corinthians. Antonio Marcos ainda interpreta, ao lado de Maria Martha, a faixa “Tempo de Voar” (composição de Carlinhos Vergueiro, Aluizio Falcão sob o pseudônimo J. Petrolino e Toquinho). A canção “Uma Festa pra Mim”, cantada por Débora Duarte, foi composta por Antonio Marcos, João Walter Plinta e César Rossini. Outro membro da família, Mário Marcos, também integrou o elenco.

O LP da trilha sonora foi lançado pelo selo Clack – Bandeirantes Discos Ltda, fabricado pela Ina Nacional Discos Ltda e distribuído pela WEA Discos Ltda.

O disco reúne nomes de destaque da MPB da época, como Tim Maia, Gal Costa, Belchior, Fagner, Simone, Sérgio Sá e Rolando Boldrin (que também atuava na novela, interpretando “Eu, a Viola e Deus”). Entre as faixas está a participação da banda Cão Fila, hoje considerada rara.

A trilha sonora de Cara a Cara documenta a música brasileira do final dos anos 1970, refletindo tanto a produção da televisão fora das grandes emissoras quanto a presença ativa de artistas como Antonio Marcos na concepção musical e dramatúrgica do projeto.

Agradeço ao meu amigo Charles Portilho da 019 Discos de Nova Odessa/SP por me ceder este LP para fazer esta gravação, que foi feita com agulha Shure modelo M44G, para garantir uma máxima fidelidade sonora.

Faixas: 
01. Cara a Cara - Antonio Marcos
02. Eu, a Viola e Deus - Rolando Boldrin
03. Acenda o Farol - Tim Maia
04. Campeão dos Campeões - Sérgio Sá
05. Menina dos Sonhos - Cão Fila
06. Orelhão de Avenida - Carlinhos Vergueiro
07. Uma Festa prá Mim - Debora Duarte
08. Na Hora do Almoço - Belchior
09. Folhetim - Gal Costa
10. Revelação - Fagner
11. Tempo de Voar - Maria Martha e Antonio Marcos
12. Cigarra - Simone

Para baixar esta incrível trilha em qualidade FLAC (Lossless), clique AQUI.

domingo, 17 de agosto de 2025

Taff - Fool / All I Want Is You (1981)

 

Este compacto simples foi lançado no Brasil em 1981 pelo selo Aycha Discos e Fitas Ltda sob encomenda da Tapecar Gravações S/A. Os direitos da obra pertencem à Acuff-Rose Music (Estados Unidos).
Não sei dizer se Taff se refere ao cantor country Ruff Taff, embora ao ouvir no YouTube a voz seja parecida, não há rastros do ano oficial da gravação, só do lançamento por aqui.

Agradeço muito o meu amigo Charles Portilho da 019 Discos (Nova Odessa–SP), que tornou a remasterização e publicação possível, me cedendo o compacto da loja em excelente estado de conservação.
Aliás, a remasterização contou com minha escolha da agulha Ortofon Concorde Club para garantir um som mais vibrante, observando que a gravação tinha volume baixo.

Faixas: 
01. Fool
02. All I Want Is You

Para baixar o compacto em FLAC (Lossless), clique AQUI.

Paul Jones - My Love / Fly High (1978)

Este é um compacto simples lançado em 1978 pelo selo Som Livre.

O artista Paul Jones é pseudônimo adotado pelo cantor paulistano Celso Zambel Neto, por demanda das gravadoras, que durante os anos 1970 contratou diversos músicos para lançar discos com repertório no idioma inglês. 
Tendo passagens pelas gravadoras Tapecar, Philips e Som Livre, Celso usou nomes como Tim Andrews, Detroit Blues Band e o mais conhecido deles, Paul Jones. Com este, alguns temas de novelas e coletâneas:
  • Another Day – tema da novela O Espigão (TV Globo, 1974)
  • I'm Prisoner – tema da novela Cuca Legal (TV Globo, 1975)
  • Those Shadows – exclusiva na coletânea Sua Paz Mundial Vol. 5 (1976, Som Livre)
  • Try To Feel Good – mencionada no compacto Super Quatro (1977, Som Livre), como tema internacional da novela Dona Xepa (TV Globo, 1977), mas também foi incluída na coletânea Sua Paz Mundial Vol. 6 (1977, Som Livre).
Antes de lançar de debutar com álbum no idioma português Espírito da Noite (1979), Zambel encerrou o ciclo com pseudônimo Paul Jones com este incrível compacto, My Way / Fly High, com faixas compostas por ele e Andrew Geraissat (o guitarrista André Gereissati) e a segunda faixa também com Peter Edwards (Pedro Infantozzi) e Hall Bino (Albino Infantozzi), as quais são baladas rock que lembram um pouco Paul McCartney (já no The Wings) e John Lennon.

Agradeço muito o meu amigo Charles Portilho da 019 Discos (Nova Odessa–SP), que tornou a remasterização e publicação possível, me cedendo o compacto da loja em excelente estado de conservação.
Aliás, a remasterização contou com uso de agulha Shure M44G para garantir um registro sem distorções.

Para baixar o compacto, clique AQUI.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Donato & Estefano - Mi Diós y Mi Cruz - The Remixes (1997)

Donato & Estefano foi uma colaboração entre Donato Poveda (de Havana, Cuba) e Fabio Alfonso Salgado (Estéfano, da Colômbia). Eles lançaram três álbuns de estúdio e um álbum de grandes sucessos. 
Em 1997, o duo colombiano Donato & Estefano lançou o segundo album "Entre La Línea Del Bien Y La Línea Del Mal". A dupla se desfez em 1999 após o terceiro album "De Hombre a Mujer". 
A canção "Mi Diós y Mi Cruz" que fez parte do CD "Entre La Línea Del Bien Y La Línea Del Mal" ganhou CD single remix invendável em duas edições Europa e Brasil. Este lançamento
 resolve o dilema dos apreciadores de trilha sonora!
A versão escolhida para compor a trilha sonora da novela Por Amor não é a original, mas a versão acústica alternativa batizada de "Swing Mix Unplugged", com 4:49 de duração. Esta versão não foi incluída no album, ficando exclusiva no single e na trilha sonora da novela da TV Globo.
No Brasil, a canção ganhou versão a dançante remixada "Slow Monster Mix" produzida por André Werneck e Paulo Jeveaux (G-Vô), 
As versões Swing Mix Unplugged e FInal Mix Uplugged são versões remixadas por Donato & Estefano e o produtor Marcello Azevedo. 
A versão "Swing Mix Uplugged" tem estrutura melódica muito parecida com "Estoy Enamorado", canção tema da novela "Explode Coração" que os fãs brasileiros abraçaram de forma colossal. Outra curiosidade: Marcello Azevedo é músico integrante do Yahoo responsável por trabalhar com artistas como Xuxa, Angel Mattos, Paulina Rubio, Chayanne e Julio Iglésias, o que torna o remix acústico ainda mais brasileiro!

Faixas: 
01. Mi Diós y Mi Cruz (Swing Mix Unplugged)
02. Mi Diós y Mi Cruz (Slow Monster Mix)
03. Mi Diós y Mi Cruz (Final Mix Unplugged)
04. Mi Diós y Mi Cruz (TV Mix)
05. Mi Diós y Mi Cruz (Instrumental)
06. Mi Diós y Mi Cruz (Album Version)

Para baixar o single em FLAC (Lossless), clique AQUI.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

In Concert (1987)

 

Esta coletânea foi lançada em LP e K7 pelo selo Globo Discos em 1987. Bem como sugere o título, o disco é puramente um concerto de vários intérpretes e bandas de rock, sendo todos os fonogramas registros ao vivo de discografias oficiais de cada artista.
O gerente de produto é Toninho Paladino, a seleção de repertório é de Sérgio Motta, a edição é de Ieddo Gouvea e capa de Marciso "Pena" Carvalho e Felipe Taborda.

Apesar de que nem todas as faixas estão com qualidade de áudio excelente, garanti o melhor registro possivel com uso de agulha elíptica Ortofon Concorde Club. Por essa razão, o som é brutalmente consistente.
Um fator motivador a gravar 100% o LP e não recorrer a faixas digitais e truques de crossfades pra dar a sensação de continuidade do LP é a notável inserção de efeitos sonoros de aplausos na transição entre as faixas e edições de gravações que são característica exclusiva deste LP. 
Destaco, por exemplo, "Black Magic Woman" do Santana, que originalmente tem mais de 6 minutos por ser um medley com "Gypsy Queen", no album "Moonflower" de 1977.
Apenas mantive a continuidade, com leve crossfade das faixas 04A e 01B. Portanto, ao baixar, sugiro que escute as faixas uma após a outra, como se estivesse "In Concert".

Por fim, quero agradecer imensamente o amigo Charles Portilho da 019 Discos de Nova Odessa/SP por tornar a publicação deste disco possível! Obrigado mais uma vez pelo apoio cultural!

Faixas e endereços discográficos:
01. Cocaine - Eric Clapton
      Extraído do album "Just One Night" (1980)
02. What A Fool Believes - The Doobie Brothers
      Extraído do album "Farewell Tour Live" (1983)
03. Hotel California - Eagles
      Extraído do album "Eagles Live" (1980)
04. Black Magic Woman - Santana
      Extraído do album "Moonflower" (1977)
05. You've Got A Friend - James Taylor
      Extraído do album "Live in Rio" (1986)
      Lançado somente no Brasil pela Som Livre e, mais tarde, pela CBS.
      Trata-se do memorável concerto no Rock in Rio I (1985)
06. Still Loving You - Scorpions
      Extraído do album "World Wide Live" (1985)
07. Hair Of The Dog - Nazareth
      Extraído do album "Snaz" (1980)
08. Jumpin' Jack Flash - Johnny Winter
      Extraído do album "Johnny Winter And... Live" (1971)

Para baixar esta coletânea em FLAC (Lossless), clique AQUI.

Funk, Acid & Rap (1990)

 

Esta coletânea foi lançada pela Som Livre em 1990 em LP e K7. É uma das coletâneas que você percebe uma notória curadoria. Apesar de várias faixas conhecidas dos bailes e festas, não é um disco com sucessos radiofônicos.
O disco contou com a seleção de repertório de Toninho Paladino, masterização de Ieddo Gouvea e Sérgio Seabra e capa de Marciso "Pena" Carvalho. Todas as faixas são cedidas pela Fermata Indústria Fonográfica LTDA - FIF exceto faixas 04A e 04B que são da Som Livre, arriscaria dizer que é brasileiro.

O LP foi digitalizado e remasterizado com uso de agulha Shure M44G e áudio restaurado com reforço do processo de "De-noising" do site Tape It.
A postagem da remasterização deste LP só foi possível graças ao meu amigo Charles Portilho da Loja 019 Discos, que tem sido meu apoiador cultural. Para fazer a compra do seu disco na loja virtual, clique AQUI ou compareça à loja física localizada na Rua Rio Branco, bem na Rodoviária de Nova Odessa/SP.

Faixas: 
01. Get Retarded (Now Go) - K.J. & Da Fellas
02. Roll It Up My Nigger - Success-N-Effect
03. Are You Looking for Love? - Rios Sisters
04. Copa Over Night - P.C.
05. Keep On Dancin' '90 - Gary's Gang
06. Squaredance In The House - L.A. 800 featuring Andy B
07. Christmas Rap - Toni Peret & J.MA. Castells
08. Adele Says Hit Me - Sartori & Jungle Jive

Para baixar esta coletânea em FLAC (Lossless), clique AQUI.

domingo, 3 de agosto de 2025

Furacão 2000 (1988)

 

Primeira coletânea da série "Furacão 2000", lançada pela Som Livre em LP e K7 no ano de 1988. A gerência de produção é de Toninho Paladino, seleção de repertório de Sérgio Motta, edição de Ieddo Gouvea, ilustração de capa de Mario Bag, fotografia de José Luis Pederneiras e coordenação gráfica de Marciso "Pena" Carvalho.

São 8 faixas no estilo do clássico Miami Freestyle, que inspirou a sonoridade do chamado funk carioca. 

A remasterização deste LP contou com o uso de agulha Shure M44G garantindo a melhor fidelidade sonora na captura do LP. 

Esta publicação contou com o apoio cultural de Charles Portilho da 019 Discos de Nova Odessa/SP, a melhor casa de música em LP, CD e K7 da região, situada na Rodoviária de Nova Odessa.

Faixas: 
01. Check It Out (Instrumental) - Big Time Fresh
02. Catch Me (I'm Falling) - Pretty Poison
03. Stay - The Controllers
04. The Fly - World Class Wreckin' Cru
05. It's Automatic - Freestyle
06. Dreamin' - Will To Power
07. I've Got To Be Tough - MC Shy D
08. Rap Will Never Die - MC Shy D

Para baixar esta coletânea em FLAC (Lossless), clique AQUI.

sábado, 2 de agosto de 2025

Os Sucessos de "O Povo na TV" (1982)

 

Lançado em meio ao sucesso do programa televisivo, o LP Os Sucessos de "O Povo na TV" traz a marca da Copacabana Discos ao capturar a popularidade e o impacto do formato criado por Wilton Franco. Exibido entre 1980 e 1984 na TVS (atual SBT), O Povo na TV misturava escândalos, defesa do consumidor, confrontos ao vivo e fofocas do mundo artístico — tudo embalado por uma audiência crescente que chegou a ameaçar a liderança da Rede Globo. O programa foi ao ar em rede nacional a partir de 19 de agosto de 1981, data de fundação do SBT, com um elenco de apresentadores que incluía Wagner Montes, Christina Rocha, Mara Maravilha, Sérgio Mallandro (em sua estreia na TV) e Roberto Jefferson — sim, aquele do Mensalão.

E pensar que tudo isso virou disco… e dos bons! Porque verdade seja dita: esse aqui atropela o Disco do Povo com um Fuscão Preto emprestado Almir Rogério, com Nahim comandando um Tacka-Tacka e sua uma Bonequinha Linda no banco do carona.

O repertório surpreende: Canção da Fraternidade, de Dom & Ravel, encerra o LP como um verdadeiro hino de união e esperança. Antes dela, Luiz Carlos Clay entrega Canção da Paz, uma oração em forma de música. Silvio Brito surge com uma faixa quase inspirada no próprio caos do programa — Do Jeito Que o Diabo Gosta fala sobre violência, desigualdade e os dilemas humanos com sua típica doçura crítica. Ovelha aparece em sua entrega dramática total, declarando em Te Amo que “sem você não viverei!”. Wagner Montes, além de apresentador, mostra que também podia ser cantor romântico — e dos bons, entregando a memorável Me Use, Abuse com seu verso icônico:

"Me use, abuse e lambuse,
meu sangue é todo pra dar,
faça de mim o seu gato e sapato,
eu sei que você vai gostar."

Diana, injustamente colocada na prateleira do popular, brilha numa deliciosa balada rock, enquanto Gretchen geme e encanta no frenético Mambo Mambo Mambo. Já Tony Damito entrega a mesma sonoridade que o consagrou, sem sair da zona de conforto. Marcos Roberto é revisitado em clima de guarânia sertaneja em A Partida, e Ângelo Máximo canta uma verdadeira moda rancheira em Bonequinha Linda.

É disco popular, sim — mas com memórias, intenções e detalhes que o tempo só fez valorizar.

O LP remasterizado com agulha Shure M44G e contou com apoio cultural da Loja 019 Discos de Nova Odessa/SP. Quem quiser fazer sua compra, o site da loja está AQUI. A loja fica na Rua Rio Branco, Rodoviária de Nova Odessa.

Faixas: 
01. Melô do ''Tacka-Tacka'' - Nahim
02. Mambo, Mambo, Mambo - Gretchen
03. A Partida - Marcos Roberto
04. Do Jeito que o Diabo Gosta - Sílvio Brito
05. Bonequinha Linda - Ângelo Máximo
06. Fuscão Preto - Almir Rogério
07. Me Use, Abuse - Wagner Montes
08. Te Amo... Que Mais Posso Dizer - Ovelha
09. Saudade Tão Fora de Hora - Diana
10. Volte pra Mim Meu Bem - Tony Damito
11. Canção da Paz - Luiz Carlos Clay
12. Canção da Fraternidade - Dom & Ravel

Para baixar essa coletânea em FLAC (Lossless), clique AQUI.