Lançado em meio ao sucesso do programa televisivo, o LP Os Sucessos de "O Povo na TV" traz a marca da Copacabana Discos ao capturar a popularidade e o impacto do formato criado por Wilton Franco. Exibido entre 1980 e 1984 na TVS (atual SBT), O Povo na TV misturava escândalos, defesa do consumidor, confrontos ao vivo e fofocas do mundo artístico — tudo embalado por uma audiência crescente que chegou a ameaçar a liderança da Rede Globo. O programa foi ao ar em rede nacional a partir de 19 de agosto de 1981, data de fundação do SBT, com um elenco de apresentadores que incluía Wagner Montes, Christina Rocha, Mara Maravilha, Sérgio Mallandro (em sua estreia na TV) e Roberto Jefferson — sim, aquele do Mensalão.
E pensar que tudo isso virou disco… e dos bons! Porque verdade seja dita: esse aqui atropela o Disco do Povo com um Fuscão Preto emprestado Almir Rogério, com Nahim comandando um Tacka-Tacka e sua uma Bonequinha Linda no banco do carona.
O repertório surpreende: Canção da Fraternidade, de Dom & Ravel, encerra o LP como um verdadeiro hino de união e esperança. Antes dela, Luiz Carlos Clay entrega Canção da Paz, uma oração em forma de música. Silvio Brito surge com uma faixa quase inspirada no próprio caos do programa — Do Jeito Que o Diabo Gosta fala sobre violência, desigualdade e os dilemas humanos com sua típica doçura crítica. Ovelha aparece em sua entrega dramática total, declarando em Te Amo que “sem você não viverei!”. Wagner Montes, além de apresentador, mostra que também podia ser cantor romântico — e dos bons, entregando a memorável Me Use, Abuse com seu verso icônico:
"Me use, abuse e lambuse,
meu sangue é todo pra dar,
faça de mim o seu gato e sapato,
eu sei que você vai gostar."
Diana, injustamente colocada na prateleira do popular, brilha numa deliciosa balada rock, enquanto Gretchen geme e encanta no frenético Mambo Mambo Mambo. Já Tony Damito entrega a mesma sonoridade que o consagrou, sem sair da zona de conforto. Marcos Roberto é revisitado em clima de guarânia sertaneja em A Partida, e Ângelo Máximo canta uma verdadeira moda rancheira em Bonequinha Linda.
É disco popular, sim — mas com memórias, intenções e detalhes que o tempo só fez valorizar.
01. Melô do ''Tacka-Tacka'' - Nahim
02. Mambo, Mambo, Mambo - Gretchen
03. A Partida - Marcos Roberto
04. Do Jeito que o Diabo Gosta - Sílvio Brito
05. Bonequinha Linda - Ângelo Máximo
06. Fuscão Preto - Almir Rogério
07. Me Use, Abuse - Wagner Montes
08. Te Amo... Que Mais Posso Dizer - Ovelha
09. Saudade Tão Fora de Hora - Diana
10. Volte pra Mim Meu Bem - Tony Damito
11. Canção da Paz - Luiz Carlos Clay
12. Canção da Fraternidade - Dom & Ravel
Faixa 03, extraída do CD "É Uma Brasa Mora - Som da Juventude" lançado pela Copacabana em 1995 (agradecimentos a Edson Quadros - CDTeca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário