segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Vamp Internacional (1991)


Vamp foi uma novela produzida pela TV Globo para ocupar a faixa das 19h, exibida entre 15 de julho de 1991 e 8 de fevereiro de 1992, tendo 179 capítulos. Trata-se de uma novela de Antônio Calmon, escrita por Antônio Calmon, Vinícius Vianna, Lílian Garcia e Tiago Santiago, com direção de Jorge Fernando, Fábio Sabag e Carlos Manga Jr. e direção geral de Jorge Fernando.

A novela embora com uma história lúdica muito bem estruturada em conto de terror, ela foi traduzida para uma linguagem que conquistou de cara o público infanto-juvenil e é considerada até hoje uma das melhores obras cult produzidas pela emissora.

A história logo de cara começa com uma batalha do século anterior em Armação dos Anjos, a Cruz de São Sebastião acabou indo para o fundo do mar, e era a única arma que nas mãos do ancestral de nome Rocha, poderia aniquilar de vez o Conde Vlad. Em busca de sucesso, a roqueira Natasha entrega sua alma a Vlad, tornando-se vampira e escrava dela. Sua condição era ir até a Armação dos Anjos, encontrar o ancestral e seduzi-lo para entregá-lo a morte para Vlad. 

A história conecta duas famílias pela união de Carmen Maura (Joana Fomm) e Jonas Rocha (Reginaldo Faria), cada um com seus seis filhos formariam uma familia de 12 filhos. Na trama inicialmente Lena (Daniela Camargo) se apaixonará por Lipe (Fábio Assunção), mas ele logo se sentirá atraído por Natasha. Mas o núcleo dessa família interessantemente é o que conecta o telespectador mirim com a fascinante história de Vamp.

Enfim, mais detalhes desta novela eu vou deixar o link do site Teledramaturgia (AQUI), que existe a mais de 25 anos, mantido pelo comunicador social Nilson Xavier, que transpôs todos os seus cadernos de anotações de anos de pesquisa, em um site que fomenta e conecta milhares de brasileiros a um único propósito: revisitar sempre que quiser a memória afetiva das telenovelas através do seu site. Aliás é tão invejado que tem já conheço gente  que atualmente assiste as novelas no Globoplay pra fazer patrulhamento de detalhes narradas de bastidores só para caçar inconsistências históricas.

Bora falar da trilha sonora internacional? Ela foi lançada  acredito eu, no final de dezembro, a tempo de se tornar presente de natal desejado por todos no ano de 1991. Ela foi a plataforma de lançamento do single Boy (Why You Wanna Make Me Blue) do patrimônio nacional Deborah Blando, mas não foi o único hit do disco. A trilha sonora trouxe de 1989 duas músicas que se tornaram sucesso mesmo que tardio no Brasl: I Remember You (Skid Row) e Wicked Game (Chris Isaak). Esta até que veio no timing por integrar em 1990 a trilha do filme Coração Selvagem (Wild at Heart). A trilha puxa o midback What a Wonderful World (Louis Armstrong) trazendo leveza e um toque de ironia ao terror de Vamp. A trilha destaca outros medalhões como a dançante Let The Beat Heat'Em (Lisa Lisa & Cult Jam), a releitura de Love Hurts (Cher), a etérea Will of the Wind (Kenny Loggins) e It Ain't Over Til It's Over (Lenny Kravitz), além de One Inch of Heaven (The Silencers), esta veio com um edit com fade out no momento errado, mas plausível, por não ter sido single e sua original ter mais de 7 minutos de duração. A trilha sonora foi selecionada Sérgio Motta com masterização de Sérgio Seabra. Na capa, a modelo e estrante como atriz Luciana Vendramini, a Jade Rocha, filha do capitão Jonas.

Nota de valor afetivo: Eu tive 'Vamp Internacional' em 1991 numa fita K7. A presente publicação trata-se de uma ripagem com EAC e scans completos do CD original que encontrei em 2018 nas minhas andanças em sebos de Piracicaba, investindo a bagatela de R$ 11,00. Ela foi para a residência de um fã invicto de Som Livre e se isso aqueceu o coração dele, o propósito foi cumprido. Afinal, Chico Xavier tem um frase de que "tudo o que é seu encontrará uma maneira de chegar até você". A vida é um boomerang, o que você lança de bom pro universo, volta melhor!

Faixas:  
01. I Remember You - Skid Row
02. Love Hurts - Cher
03. Let the Beat Hit 'em - Lisa Lisa & Cult Jam
04. One Inch of Heaven - The Silencers
05. The Lady Is a Vamp - Black & White featuring J.J. Jackson
06. Again - Marc Clayton
07. What a Wonderful World - Louis Armstrong
08. Boy (Why You Wanna Make Me Blue) - Deborah Blando
09. Wicked Game - Chris Isaak
10. Another Night - Tony Garcia
11. Will of the Wind - Kenny Loggins
12. It Ain't Over 'til It's Over - Lenny Kravitz
13. If You Hurt Me Now - Daniel Estephan
14. Tenderness - Robert Thames

Para baixar esta trilha em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário