sábado, 23 de agosto de 2025

Cara A Cara - Trilha Sonora da Novela (1979)

 

Entre abril e dezembro de 1979, a TV Bandeirantes exibiu às 19h a novela Cara a Cara, escrita por Vicente Sesso e dirigida por Jardel Mello e Arlindo Pereira Silva.

O elenco reuniu nomes consolidados da teledramaturgia, como Fernanda Montenegro, Fúlvio Stefanini, Débora Duarte, David Cardoso, Luis Gustavo, Edson França, Márcia de Windsor e Libero Ripoli Filho, além da estreia na TV do ator Taumaturgo Ferreira.

O cantor Antonio Marcos participou da novela, com experiência prévia em TV e teatro, incluindo Toninho on the Rocks (1970, TV Tupi) e peças como Pé Coxinho e Samba Contra o Dólar no Teatro de Arena. Em Cara a Cara, ele acumulou funções como ator e diretor musical da trilha sonora nacional.

A abertura da novela, “Cara a Cara”, foi composta por Antonio Marcos e Sérgio Sá, em levada boogie. Sérgio Sá também compôs “Campeão dos Campeões”, adaptação ao hino do Corinthians. Antonio Marcos ainda interpreta, ao lado de Maria Martha, a faixa “Tempo de Voar” (composição de Carlinhos Vergueiro, Aluizio Falcão sob o pseudônimo J. Petrolino e Toquinho). A canção “Uma Festa pra Mim”, cantada por Débora Duarte, foi composta por Antonio Marcos, João Walter Plinta e César Rossini. Outro membro da família, Mário Marcos, também integrou o elenco.

O LP da trilha sonora foi lançado pelo selo Clack – Bandeirantes Discos Ltda, fabricado pela Ina Nacional Discos Ltda e distribuído pela WEA Discos Ltda.

O disco reúne nomes de destaque da MPB da época, como Tim Maia, Gal Costa, Belchior, Fagner, Simone, Sérgio Sá e Rolando Boldrin (que também atuava na novela, interpretando “Eu, a Viola e Deus”). Entre as faixas está a participação da banda Cão Fila, hoje considerada rara.

A trilha sonora de Cara a Cara documenta a música brasileira do final dos anos 1970, refletindo tanto a produção da televisão fora das grandes emissoras quanto a presença ativa de artistas como Antonio Marcos na concepção musical e dramatúrgica do projeto.

Agradeço ao meu amigo Charles Portilho da 019 Discos de Nova Odessa/SP por me ceder este LP para fazer esta gravação, que foi feita com agulha Shure modelo M44G, para garantir uma máxima fidelidade sonora.

Faixas: 
01. Cara a Cara - Antonio Marcos
02. Eu, a Viola e Deus - Rolando Boldrin
03. Acenda o Farol - Tim Maia
04. Campeão dos Campeões - Sérgio Sá
05. Menina dos Sonhos - Cão Fila
06. Orelhão de Avenida - Carlinhos Vergueiro
07. Uma Festa prá Mim - Debora Duarte
08. Na Hora do Almoço - Belchior
09. Folhetim - Gal Costa
10. Revelação - Fagner
11. Tempo de Voar - Maria Martha e Antonio Marcos
12. Cigarra - Simone

Para baixar esta incrível trilha em qualidade FLAC (Lossless), clique AQUI.

6 comentários:

  1. Tem em seu acervo o LP "Bossa Sempre Nova" de 1989, Gazeta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É da Som Livre, uma coletânea mista - sucessos de época e regravações. Saiu em 1989, teve até tiragem em CD em 1991. No entando, nunca encontrei os áudios dele por aí. Só a música "Estrada Do Sol" que é regravação... "Marcha Da Quarta-Feira De Cinzas" também é mas essa não achei. Se souber de alguém que tenha e possa digitalizar eu ficarei agradecido, amigo. Abraços!

      Excluir
    2. É, sinceramente nunca havia prestado atenção, pelo menos não até agora. Agora que mencionou, vou ficar atento pra ver se encontro.
      Abração!

      Excluir
  2. bom diaamigo denis exelente postagem, esse é raro, mas, na faixa revelação fagner logo no comecinho, a música tem uma pequena falha ouça com atenção por favor. mas, é um exelente disco, não sei o que causou essa falha mas se o amigo ouvir, vai ver que eu estou falando. a música entra com um pouquinho de atraso creio eu, acontece, já baixei e salvei com muito carinho, valorisando o trabalho do amigo, e o esforso que o amigo tem para mostrar essas raridades para todos nós fãs da boa música, a música que não se ouve hoje em dia mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton, esse corte que você notou é a edição feita para a master desta trilha sonora mesmo. Não houve substituição de faixas, por isso está assim. Por conta da qualidade do material bruto, mantive, mesmo com o corte notável, a gravação do LP.

      Excluir