domingo, 15 de fevereiro de 2026

Sylvinho Blau Blau - Topete (1988)

Sylvio Luiz do Rego Junior (Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1959), conhecido artisticamente como Sylvinho Blau-Blau, é um cantor, músico e compositor brasileiro que se tornou um dos ícones do pop rock nacional na década de 1980.

Sylvinho ganhou projeção como vocalista da banda Absyntho. O grupo estourou em 1983 com o compacto "Ursinho Blau-Blau", que vendeu 350 mil cópias e deu ao cantor seu apelido definitivo. Em 1984, consolidaram o sucesso com "Palavra Mágica" e, em 1985, lançaram seu único álbum completo, que trouxe os hits "Só a Lua" e "Lobo" (tema da novela Ti-Ti-Ti, da Rede Globo). Durante esse período, a banda foi presença constante nos principais programas de auditório da época, como o Cassino do Chacrinha e Globo de Ouro.

Após deixar o Absyntho em 1987, Sylvinho iniciou sua carreira solo na RCA com o álbum "Topete" (1988), contando com uma banda de apoio de peso (Os Topetes Revoltados), que falaremos sobre ele mais adiante.

Em 1989, lançou um segundo trabalho solo pela RGE (selo Xuxa Discos), mantendo a parceria com a equipe de produção de Sullivan e Marlene Mattos.

Nos anos 90, Sylvinho explorou novas sonoridades: em 1995: Lançou Trampolim (Cedro Music), com uma primeira experiência na música eletrônica ao lado de Victor Chicri. Em 1999: Após uma temporada na Europa, gravou Animal Faminto (Indie Records), revisitando antigos sucessos e regravando composições de nomes como Fernanda Abreu e Cassiano.

Televisão e Realities e controvérsias

Em 2000, mesmo após se tornar evangélico, posou nu para a revista Íntima. Em 2001, participou do Rock In Rio ao lado de Serguei e, embora tendo rasgado no palco o Ursinho Blau Blau, objeto de vínculo com seu primeiro sucesso de carreira, não só não conseguiu o desvínculo como passou Blau Blau passou a compor seu nome, usado em festas que participou da Ploc 80's, a maior festa de música trash do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, Sylvinho manteve sua popularidade através de participações em reality shows de grande audiência, incluindo a 5ª edição de A Fazenda, o Power Couple Brasil (ao lado de sua esposa Ana Paula) e o The Masked Singer Brasil (Rede Globo).

Topete, o album de 1988 com padrão ouro de produção

Este álbum lançado pela gravadora BMG-Ariola e representou a transição definitiva de Sylvinho para a carreira solo, distanciando-se da estética adolescente do Absyntho para um som mais encorpado e sofisticado. O projeto contou com a direção artística de Miguel Plopschi e a produção executiva de Michael Sullivan, o maior "hitmaker" da época. A sonoridade foi lapidada para equilibrar o apelo comercial com a qualidade instrumental exigida pelo mercado de rock nacional em ascensão.

Para as gravações, foi formada a banda de apoio "Os Topetes Revoltados", composta por músicos renomados: Marcelo Sussekind (Guitarras), Fred Maciel (Bateria). Paulo Henrique e Iuri Cunha (Teclados e Sintetizadores). O álbum ainda traz participações instrumentais de luxo que justificam ele ser considerado uma jóia rara da produção pop/rock do final dos anos 80, como as guitarras de Lulu Santos e Serginho Bastos, a percussão de Lobão, o saxofone de Zé Luiz e as programações de sintetizadores do mestre Lincoln Olivetti, o "mago" dos arranjos brasileiros.

O álbum ainda conta com um arranjos vocais de Junior Mendes, que dirige um coro formado por: ele próprio, Nina Pancevski (aquela do Uh Uh Ah do Fantástico), Serginho Bastos, (ex-vocalista da banda Grafitti), Solange Ferreira (aquela do Fera Radical) e Ronaldo Corrêa (Golden Boys).

Além das canções autorais, o disco contou com parceiros do rock brasileiro nas composições: Lobão, Bernardo Vilhena, Lulu Santos, Arnaldo Brandão, Vinícius Cantuária e Evandro MesquitaO destaque comercial do disco fica para "Medo Feroz" comoposta por Elias Abosssamra (vcocalista e lider da banda Syndicatho) e Cacá Moraes e "Topete", composição de Lulu Santos e Bernardo Vilhena

Nota sobre a remasterização

Insatisfeito com a qualidade de uma remasterização comprada em mercado de desapego da Internet, o meu amigo paraibano Israel Castro custeou o envio de um LP padrão "near mint" para remasterização, que contou com a captura pela agulha Ortofon Concorde Club (elíptica). Melhor impossível? Sim, é possível, com uma camada de MVSep DeNoise sobre cada faixa remasterizada, que retirando o ruído residual, dá aquele padrão de CD no áudio. Tá maravilhoso!

Faixas: 
01. Medo Feroz
02. Topete (part. esp. Lulu Santos)
03. Ibope
04. Um Dia Desses
05. Eu Sou Mais Eu
06. Cilada
07. Amar É Preciso
08. Coração de Plástico
09. Madrugada
10. Garota Programada
11. Aconteceu

Para baixar o álbum em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para pedidos de conteúdo, utilizem exclusivamente o formato:
Artista – Nome do Álbum (Ano).
Qualquer solicitação fora desse padrão será ignorada.
Comentários desrespeitosos não serão respondidos.
Este espaço está aberto a contribuições que acrescentem à discussão. Não sou dono da razão, mas procuro sempre pesquisar antes de escrever e valorizo comentários que complementem ou ampliem a ideia apresentada.
Caso a intenção seja apenas apontar o que deixei de abordar em um tema que você domina, este não é o espaço adequado. Fique à vontade para criar seu próprio blog e tratar do assunto — sempre com respeito.