domingo, 14 de dezembro de 2025

As Preferidas do Denão Vol. 1 - Ano 1998 (2025)

A partir de 1998, algumas lojas de CDs passaram a comercializar o CD-R For Music Consumer, gravado exclusivamente no CD Recorder da Philips. É o que garantia melhor transcrição (tempo real), sem perdas de áudio. No ano de 1999 fiz uma listinha e pedi de aniversário uma seleção musical com o que estava na minha cabeça no ano desde 1999. Meu aniversário é em 03 de Fevereiro, então o que surgiu era só do ano exercício 1998. 

Com o passar dos anos esse CD acabou indo parar no lixo porque tocou muito no carro, no aparelho de casa, discman e som dos amigos que emprestei o CD. Enfim...o CD rodou bem, obrigado!  

E por que não resgatá-lo no meu blog, com uma foto do "aparecido" autor da seleção? Porém, um esclarecimento: transformei o CD, retirando algumas faixas ressurgidas dos anos anteriores, e coloquei só o ano de 1998. Portanto esse CD se torna uma comemoração de músicas que se tornaram hits consolidados e 27 anos depois fortes inesquecíveis no consciente coletivo. Algumas versões tive que foram sucesso das rádios tive acesso recente de singles compartilhados por amigos e acabei inserindo aqui!

Edição comentada!

01. Só Love - Claudinho & Buchecha: Essa canção está no CD "Só Love" da dupla de funk melody mais amada do Brasil. A faixa, uma alusão a canção "Da Da Da" do Trio, uma sacada do DJ Memê, produtor e arranjador, programador de baterias, teclados e percussão da faixa, que contou com participação de Hiroshi Mizutani (Teclados), Ringo de Moraes (violões) e Dunga (baixo). A faixa é composta pelo MC Buchecha. Modéstias à parte, o garoto é dominador da língua portuguesa. 

02. Eu Só Penso em Você - Kid Abelha: Faixa pertencente ao album Autolove. em uma temporada de canções inéditas após o esgotamento da divulgação com o album de remixes de 1997. A faixa é composta por George Israel e Paula Toller e tem produção de Paul Ralphes. Despretensiosa e bem gostosinha de curtir!

03. Un'Emergenza d'Amore - Laura Pausini: Dois anos depois do Le Cose Che Vivi, Laura Pausini surpreende ao ressurgir com canções ainda mais maduras e que exploram outras regiões de sua voz. "Un'Emergenza d'Amore" foi o single abre-alas do La Mia Risposta e quando tocou no rádio, me fisgou! A letra da canção é escrita por Alfredo Rapetti (Cheope), Massimo Pacciani e Laura Pausini, com música de Eric Buffat e produção de Dado Parissini. 

04. A Dança do Karametade - Karametade: Nunca, na face da terra, que um samba de quase 5 minutos, passaria numa FM hoje. Essa música muito boa foi composta por Beto Calixto, Kiki, Marcelo Mury e Wagner Gonçalves. Pertence ao 2º album que foi lançado pela Sony Music pelo subselo de samba Butiquim, com produção de Adilson Victor e direção artística de Miguel Plopschi (o ex-chefão da RCA).

05. Siderado - Skank: A faixa homônima ao album que é o 4º de carreira da banda mineira Skank foi a segunda de divulgação, composta por Chico Amaral e Samuel Rosa. O disco foi produzido e mixado de maio a junho na Abbey Road Studios (Londres), por John Shaw e Paul Ralphes. 

06. Be Alone No More - Another Level: Essa faixa do Another Level foi originalmente lançada com rap do Jay-Z, pertencente ao album homônimo à boyband, portanto trata-se de uma versão single que veio lançada na versão brasileira como bônus track, içada para a trilha sonora da novela Torre de Babel, o que catapultou a fama dela. Mas a faixa já tinha potencial de hit, porque tem produção de Cutfather & Joe, os mesmos produtores de "I Know Where Is At" das All Saints e do remix de "Loving Every Minute" do Lighthouse Family, por vezes abriu baladas pelos DJs por aqui e fez muita gente dançar!

07. Jeito Sexy (Shy Guy) - Fat Family: O grupo que surgiu na cena pop em 1998 formado originalmente por 7 irmãos cantores de igreja, levaram toda experiência do canto gospel para o primeiro album. A faixa "Jeito Sexy" rebobina um sucesso da jamaicana Diana King, com versão do saxofonista Milton Guedes. 

08. Eu Te Devoro (G-Vô Radio Mix) - Djavan: A faixa composta por Djavan pertence ao album Bicho Solto O XIII, lançado em 1998 pela Sony Music, com remix do DJ Paulo Jeveaux. Interessante notar que alguns acordes do remix vai lembrar o clássico "Somebody Else's Guy" da norte-americana Jocelyn Brown. 

09. Retrovisor - Fagner part. esp. Zezé Di Camargo & Luciano: Originalmente essa faixa foi gravada por Fagner no album O Quinze (1990), mas foi resgatada em arranjo acústico, com convite da dupla Zezé Di Camargo & Luciano para assumir dueto, no album "Amigos e Canções". A canção é produzida por Julio Teixeira e composta por Fagner e Fausto Nilo. Não tem como ouvir sem se emocionar.

10. Stop - Spice Girls: O album Spiceworld lançado em 1997 como 2º da carreira veio acompanhado de um filme documentário e o anúncio da saída de Geri Halliwell, foi single no ano de 1998. A canção foi produzida por Andy Watkins, John Paul Barrett e Paul Wilson, do trio produtor Absolute e tem uma pegada bem Motown.

11. Festa na Bahia (Ao Vivo) - Bamdamel: De ida para a Sony Music, o grupo lançou pelo subselo Oasis o album ao vivo com produção de Jailton Dantas e direção artística de Miguel Plopschi. A faixa "Festa na Bahia" foi hit de 1998. Como sempre, a letra traz uma exaltação às raízes do axé music, das quais a banda nunca abriu mão!

12. Tá a Fim de Sambar - Os Morenos: A faixa composta por Marcus Vinícius de Souza (Bigode) e Wagner Bastos (Waguinho) faz parte do album homônimo produzido por Ubirajara de Souza (Bira Haway), pai do Bigode e do Anderson Leonardo do Molejo (In Memoriam). A faixa foi gigante hit em 1998 e fez todo mundo sambar com o convite "Tá a fim de samba? Pode chegar!".

13. Vambora - Adriana Calcanhotto: A faixa do album Maritmo tem composição de Adriana Calcanhotto, com referência aos textos A Cinza das Horas (Manuel Bandeira) e Dentro da Noite Veloz (Ferreira Gullar) e sampler de Suíte Lírica" (Alban Berg), tocada pela New York Philarmonic. Isso tudo com a programação de teclado incrível de Sacha Amback, o triângulo, a bateria, o ganzá e o caxixi de Marcelo Costa, o baixo acústico de Jorge Helder e guitarra e violão de Adriana Calcanhotto. A música esteve na trilha sonora da novela Torre de Babel e a música embalou momentos de respiro de programações frenéticas das FMs e a calma das madrugadas. 

14. Corazón Partío - Alejandro Sanz: A canção faz parte do album Más lançado em 1997, a faixa foi a segunda de divulgação e chegou em 1998 como tema da novela Torre de Babel. Tocou tanto, mas tanto, que ganhou remix brasileiro pras pistas de dança. 

15. My Heart Will Go On (Cuca Radio Mix) - Celine Dion: A canção não era nem pra existir, mas por insistência de René Angelil esposo da Celine Dion, ela foi pros estúdios, gravou uma demo da canção só pra ver como ficaria. Ficou tão pefeita, que não precisou ser gravada de novo. Os vocais foram aproveitados para uma versão do album "Let's Talk About Love" lançado em 1997, a canção ganhou Oscar em 1998 e se tornou o hit do ano. Se varrer a internet, o que se encontra são remixes com batida acelerada e vocal ralentado, o que gera um certo incômodo pela percepção relapsa dos DJs. O brasileiro DJ Cuca foi o único com a percepção de criar uma batida uptempo, acelerando a canção original, criando uma batida que é dançante e eficaz. Ah tocou bem nas pistas essa hein! E foi pro single brasileiro, catapultando ainda mais o profissionalismo do DJ Cuca pro mercado da música eletrônica global!

16. De Volta Ao Planeta (70's Lunatic Party Mix) - Jota Quest: A versão remix dessa música apareceu em 1998 na rádio Educadora FM (Campinas/SP) e Jovem Pan Sat. Na época que tocou, me gerou um choque quando não vi o remix dentro do album De Volta ao Planeta dos Macacos. Trata-se de uma versão disco dos anos 70 produzida por Bruno E (produtor e ex-marido da cantora Patrícia Marx). Simplesmente gosto mais que a versão original. 

17. Just Be Good To Me - Karmah: O projeto Karmah é formado pelos produtores Gabry Ponte, Luciano Zucchef e Massino Gabtti (Eifel 65). A faixa é um B-Side do single Heaven lançado pelo selo Worldbus Records, um cover que mistura a releitura de Just Be Good To Me do S.O.S. Band com "Every Breath You Take" do The Police. Foi lançada no mesmo ano de "I'll Be Missing You" do Puff Daddy (atualmente Diddy). Embora a canção tivesse sido autorizada para lançamento apenas em 2006, graças a audácia da Paradoxx Music, a canção foi incluída no CD "Special Reserve 2" em 1998, único CD oficialmente lançado que você confere a canção, se tornando um item bem underground até 2006 – e pasme! – que teve execução pública e radiodifusão em 1998 APENAS no Brasil. A canção conta com vocal feminino de June LaVonne e M.C. Eric. (combinei informações do DJ Marceloratto e Discogs).

18. No Fundo do Coração (Truly, Madly, Deeply) - Sandy & Junior - A canção foi composta pra integrar as faixas bônus de estúdio do album "Era Uma Vez... Ao Vivo". Originalmente composta pela dupla Savage Garden, a letra teve adaptação em português por Paulo Sérgio Valle, produzida por Ségio Carrer e Julio Teixeira. Adoro a letra dessa versão!

Para baixar minha coletânea em FLAC, clique AQUI.

Um comentário:

  1. legal! gostei, um exelente presente de natal, fica a dica, gravar em um cartão, pen drive e presentiar aquela pessoa especial. boa mesmo! recordações, nos fasem lembrar da infância, as novelas, filmes em fim.

    ResponderExcluir