O álbum "Todas as Formas de Amor", lançado por Jane & Herondy em 1986 pela gravadora 3M do Brasil (com fabricação e distribuição a cargo da RCA Victor), marcou uma fase de intensa pressão comercial e controvérsia na carreira da dupla. A 3M, uma multinacional com grande capital, mas inexperiente no mercado fonográfico, investiu no projeto com uma linha editorial de ecletismo romântico estratégico, visando o hit de rádio e o sucesso popular.
Ficha Técnica de Produção
A produção do disco foi uma operação de alto investimento, sob Direção Artística de Moacyr Machado, Coordenação Artística de Mickael e Produção/Direção de Estúdio de Janjão. Os arranjos e regências foram de Eduardo Assad.
Estúdios: Gravação na RCA-SP (com engenheiros como Stélio Carlini e Pedro Fontanari) e mixagem no renomado Mosh-SP (com Primo e Franja).
Músicos de Sessão: Contou com um pool de instrumentistas de destaque, como Pedro Ivo (Baixo), Albino Infantozzi e Lilian Carmona (Bateria), Antenor Soares (Guitarra), e o acordeonista Dominguinhos na faixa "De Volta pro Aconchego".
Contexto Criativo e Controvérsias
O grande apelo comercial do álbum concentrou-se nas regravações de sucessos recentes e da época: "Mamão Com Mel" (de Gonzaguinha, que era tema da novela Selva de Pedra em 1986), e a adaptação em balada de "De Volta Pro Aconchego" (sucesso um ano antes na novela Roque Santeiro na voz de Elba Ramalho). A única canção estrangeira adaptada, "De Repente o Amor", foi uma imposição da gravadora 3M na tentativa de repetir o estrondoso sucesso da original "De Repente El Amor" de Lani Hall e Roberto Carlos, lançada um ano antes.
O processo de gravação foi diretamente afetado pelo grave acidente automobilístico sofrido pela dupla em 1985, que causou a paralisação da carreira por um ano. Jane Morais relata que gravou a voz do álbum ainda em fase de recuperação e sentiu desconfortável para cantar notas mais altas até mesmo no album posterior "Luz e Magia", o que deixou a dupla em plena insatisfação, que só aumentou porque não participaram dos arranjos e regências de Eduardo Assad, bem como os músicos escolhidos a dedo pelo Janjão realizaram o trabalho de sessão e a base pré-gravada foi entregue à dupla, que gravou mesmo a contragosto.
O disco foi marcado por tensões mercadológicas e de produção:
Problema de Concorrência e Distribuição: O disco enfrentou um grave problema de logística e concorrência desleal, que afetou a distribuição. A RCA Victor, responsável por prensar e distribuir os LPs de Jane & Herondy (via 3M), lançava no mesmo ano de 1986 o primeiro LP de José Augusto pelo selo, que continha exatamente a versão "De Repente o Amor" feita por ele. Além disso, a 3M utilizou os estúdios da RCA em São Paulo para as sessões de gravação. Aproveitou a licença da canção original e apostou em um hit com o dueto abrasileirado, buscando repetir o êxito da gravação de Lani Hall e Roberto Carlos, apesar da reconhecida desvantagem comercial e logística frente ao lançamento de José Augusto.
Como consequência, apesar do retorno da dupla ter sido bem recebido e divulgado nos programas de rádio e TV, a dupla relatou que os LPs não chegavam às lojas na quantidade que o público demandava, prejudicando as vendas.
Erro de Grafia: Uma falha primária, de produção prejudicou a imagem do lançamento, pois a grafia do nome do artista estava inconsistente: "Herondi" na capa, contracapa e encarte, e "Herondy" (a forma correta) apenas nos selos do vinil. Afinal por que errar tanto com a grafia de uma dupla que desde 1974 sempre usou Jane & Herondy e usa assim até o presente momento?
Além disso, a canção "De Tentação à Cantada" de autoria de Wando e Rose, teve sua execução em rádio e TV proibida por determinação da Censura Federal.
Para equilibrar o forte apelo comercial, a inclusão do Medley "Bossa Com Amor" (com clássicos de Tom Jobim e Vinícius de Moraes) serviu para resgatar a sofisticação e a credibilidade artística.
Em suma, "Todas as Formas de Amor" é um registro que simboliza a tentativa ambiciosa da 3M de entrar no mercado musical e as dificuldades de Jane & Herondy em navegar entre a excelência técnica e as demandas populares e conflitantes do mercado de hits dos anos 80.
O álbum segue relevante para audiófilos: a remasterização deste LP, feita com agulha Ortofon Concorde Mix e aplicação de MVSep DeNoise para redução de ruídos, oferece uma qualidade de áudio superior àquela publicada pela Warner (atual detentora do catálogo 3M) nas plataformas digitais.
01. Mamão com Mel (Gonzaga Jr.)
02. Amor Perfeito (Martinha e Cezar Augusto)
03. De Tentação à Cantada (Rose e Wando) - proibida execução em rádio e TV por determinação da Censura Federal
04. Dia de Sol (Você É o Sol) (Peninha)
05. Medley "Bossa Com Amor"
Vou Te Contar (Tom Jobim)/
Esse Seu Olhar (Tom Jobim)
Minha Namorada (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes)
Só Tinha Que Ser Com Você (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)
Consolação (Baden Powell e Vinícius de Moraes)
Se Todos Fossem Iguais à Você (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
06. De Repente o Amor (De Repente El Amor) (Albert Hammond Jr e Anahí van Zandweghe, versão José Augusto)
07. Momentos (Joanna e Sarah Benchimol
08. Mania de Você (Rita Lee e Roberto de Carvalho)
09. De Volta pro Aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel)
10. Deixa pra Lá (Sérgio Augusto)

Essa dupla casal, deveria ter toda a discografia relançada. Marca de um época . Embora muitos torçam o nariz por ser brega. Eu gosto de ouvir, nem que seja só para relembrar
ResponderExcluirObrigado
não concordo que sejam brega, porque até sertanejo eles gravaram, o raro compacto em homenagem a cacastinha e inhana de 1981 um compacto duplo, o melhor da carreira desses dois grandes artistas, sem contar aquele disco do mesmo ano, recordações maravilhoso trabalho, são mpb pura. nada de brega ali. aliás, não curto esse termo brega, prefiro dizer popular.
ResponderExcluirÉ um disco um tanto... polêmico, digamos assim, levando em conta os antecedentes e os problemas durante e após o lançamento. Mas, nossa! Ele é tão gostoso, eu só não gosto mais que o "Luz e Magia" que eu tenho como favorito deles - em duo com o compacto de "Não Me Deixe", que era tema da novela A Força Do Amor (SBT).
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