No início dos anos 1980, a produtora Hanna-Barbera transformou os Smurfs em um fenômeno televisivo global. Estreando em 1981 na NBC americana, a série levava à tela o humor inocente e o universo visual dos quadrinhos, embalados por música de Hoyt Curtin. No Brasil, o desenho estreou em 1983 na TV Globo, tornando-se presença constante nas manhãs infantis.
O sucesso na TV desembocou em disco. O album brasileiro Aí Vêm os Smurfs foi lançado no ano de 1985 pela Som Livre nos formatos LP e K7 num resultado de parceria com a AllDisc – Consultoria e Comercial Fonográfica Ltda., que detinha a licença exclusiva da Dureco V.C. – Holanda para o Brasil e Portugal. Todas as canções foram arranjadas por Jacques Zwart e compostas por Alex Alberts, Steven Schoenzetter e John de Plesses, parte de um projeto internacional de álbuns que começaram a ser lançados a partir de 1981 em vários países, incluindo Reino Unido (The Smurfs All Star Show - O Show de Estrelas dos Smurfs), Itália (Arrivano I Puffi - Os Smurfs Estão Chegando)), Países Baixos (Het Smurfenfeest - A Festa dos Smurfs), Alemanha (Hitparade Der Schlümpfe - Desfile de Sucessos dos Smurfs), França (Schtroumpfs Parade - Desfile dos Smurfs)), Espanha (Pitufos de la Serie de T.V.E. - Smurfs da Série de TV) e Grécia (Trellí Stroumfoparéa - Gangue dos Smurfs Malucos)
No Brasil, a produção teve supervisão de Yehuda Sziro, direção de produção de Hélio Costa Manso e produção executiva de Hélio Costa Manso e Carlinhos Borba Gato. As gravações ocorreram nos estúdios Intersom e Sigla, em São Paulo, com vozes de Carlinhos Borba Gato, Vivian, Hélio Costa Manso e Carlos Roberto Marques. As traduções das letras foram feitas por Vivian Costa Manso, Daltony Nóbrega e Messina Netto.
Todas as faixas foram produzidas por Al Van Dam e Frans Erkelens, exceto a faixa-título “Aí Vêm os Smurfs”, produzida por Al Van Dam e Ferry Wienneke. A edição internacional das músicas foi feita por Dutchy Publishing B.V. – Holanda, com exceção de “Tema de TV dos Smurfs”, editada por Anihanbar Music Co./SEPP – Bélgica; todas as obras foram subeditadas por AllDisc Ltda. – São Paulo.
Um detalhe curioso, contado por Vivian Costa Manso (que fez a voz da Smurfete), mostra a engenhosidade da produção: as vozes eram gravadas em rotação lenta e depois aceleradas em fita (tape speed-up), criando o timbre agudo e caricatural típico dos Smurfs, uma técnica artesanal que deu personalidade única ao disco.
O resultado é um álbum que combina técnica e criatividade, conectando o Brasil à rede internacional de lançamentos da época, e que permanece como parte da memória afetiva de quem foi criança na década de 80 e teve o privilégio de ouvir em casa e na escola as músicas do disco.
Bem, na época, este LP foi fabricado simultaneamente pela RCA Eletrônica e Discos CBS. Descobri que a RCA também tinha feito a prensagem bem por acaso, quando recebi um pequeno lote de discos infantis adquiridos em junho de 2018 e assim que vi o quão em bom estado o LP estava, tratei imediatamente de remasterizar com minha Ortofon Om5e. O resultado ficou bacana!
01. Aí Vem Os Smurfs (Smurf TV Song)
02. Aula De Ginástica (The Clapping And Jumping Song)
03. A Quadrilha Smurf (Smurf Square Disco)
04. Gosto De Hortelã (Sleep Until The Brand New Day)
05. Loja de Brinquedos (Toy Shop)
06. Smurfando Por Aí (Smurfing All Around The World)
07. Smurfs Super Show (The Smurf All Star Show (Its All In The Game))
08. Sigam O Líder (Follow The Leader)
09. Parabéns Papa Smurf (Happy Birthday Papa Smurf)
10. Pegue-Me (Catch Me (Basta Basta Finito))
11. Dias Smurfs (Smurfing Days)
12. Dorme Neném (Sleep Baby Smurf)

Bom demaaaais!!!! (Danilo)
ResponderExcluirO texto aqui foi difícil compilar, porque as informações são meio fragmeentadas no Discogs
ExcluirComprei esse disco para meu irmão quando ele era pequeno. Ainda estou com ele
ResponderExcluirÉ um classico!
ExcluirNossaaaaaa adoroooo!!!! Eu tenho esse disco. Excelente trabalho! Parabéns pelas informações.
ResponderExcluirEssas informações deram mais trabalho para trazer,, mas foi preciso, pra mostrar que Smurfs não foi um fenômeno só no Brasil, ele contagiou o mundo todo! Esse LP é bonito nos arranjos e nas composições. Eu adoro!
Excluir