terça-feira, 16 de setembro de 2025

Nota 10 - O Melhor da Atual Música Popular Brasileira (1980)

 

Lançado em 1980 pela Som Livre, o álbum "Nota 10" é uma coletânea que reúne o melhor da música popular brasileira do momento, sob o conceito de "O Melhor da Atual Música Popular Brasileira". A seleção destaca raridades como "Remendos", interpretada por Zezé Motta, a intensa e experimental "Vela Aberta" de Walter Franco, e a poética "Quarto Crescente" de Cesar Costa Filho, evidenciando a diversidade sonora e a riqueza artística dos anos iniciais da década de 80. 

A coletânea ainda apresenta nomes como a dupla Luiz Guedes & Thomas Roth, ativos entre 1979 e 1984 e influenciados pelo Clube da Esquina, além de uma Joanna em início de carreira, interpretando "Feiticeira" de Ivan Lins e Vitor Martins, e até mesmo o rock rural de Ruy Maurity em "Natureza". Tudo surpreende nessa seleção, que traz uma sonoridade incrível, fruto de uma masterização cuidadosa que valoriza cada detalhe dos arranjos e interpretações, elevando a experiência auditiva e reafirmando a qualidade técnica da Som Livre.

A produção do álbum ficou a cargo de Toninho Paladino, com montagem de Ieddo Gouvea. A capa foi criada por Vera Roesler, enquanto a arte final é assinada por Tuninho de Paula, reforçando a identidade visual cuidadosa do projeto. "Nota 10" se apresenta como uma peça fundamental para os colecionadores e apreciadores da música brasileira, trazendo uma curadoria que expressa o espírito e as nuances da música de uma era brilhante e menos explorada.

O áudio do LP foi extraído com agulha Shure M44G. Tal LP foi cedido pelo meu amigo Charles Portilho, meu maior apoiador cultural e proprietário da 019 Discos de Nova Odessa/SP. 

Faixas: 
01. Rua Ramalhete - Tavito
02. Duas Lágrimas - Wando
03. Nova Estação - Luiz Guedes & Thomas Roth
04. Remendos - Zezé Motta
05. Natureza - Ruy Maurity
06. Cabelo Pixaim - Francis Hime
07. Vela Aberta - Walter Franco
08. Vira Virou - MPB4
09. Quarto Crescente - Cesar Costa Filho
10. Feiticeira - Joanna

Para baixar a coletânea em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário