Discoteca Brazyleyra é uma coletânea lançada em LP pelo selo fonográfico Clack –pertencente à Bandeirantes Discos –, fabricado pela Gravações Elétricas S/A e distribuído pela WEA Discos Ltda.
O disco conta com produção do jornalista musical Nelson Motta, a coordenação e mixagem de Sérgio Lopes, fotografia de João Castrioto, capa de Nilo de Paula,
Eu procurei palavras para descrever o conteúdo deste LP, mas preferi deixar as palavras do jornalista Nelson Motta, que estão na contracapa:
"Não há mais saco para ouvir tristes uivos e lamentos tipo “a música brasileira está sendo massacrada pelo som internacional das discotecas”. Muito melhor, mais vivo e útil é ferir (docemente) com o ferro que supostamente tanto fere os sentimentos nacionalistas e meter bronca construindo um similar nacional forte e cheio de energia para os milhões que também no Brasil querem, podem, precisam, merecem e gostam de dançar! E como se sabe, dançar também no Brasil não pode se resumir a samba, gênero aliás das preferências dançantes estrangeiras.Não tencionava escrever um texto cheio de contracapa para esse disco atrevido, primeiro do gênero no pedaço, mas como há muito mais preconceito e idiotice que se pensa, faz-se o mesmo necessário. Vale dizer que acho bom, bonito e gostoso armar um Lp com gravações feitas especialmente para dançar. Feitas no Brasil, por brasileiros mas dedicadas a todo povo dançante do planeta. Sendo assim não há porque se estranhar a presença de uma música feita por brasileiro com letra em inglês nem tampouco letra feita em português para um grande sucesso internacional criado por um jamaicano.Afinal, o disco de chama “Discoteca Brazyleyra”, justamente dentro de um conceito de nacional dado e desenvolvido por Oswald de Andrade e Glauber Rocha, figuras aliás super dançantes e aí sim num plano de ideias para tornar cada vez mais forte, independente e livre a arte brasileira criada não só a partir da invenção nativa mas também devorando freneticamente as criações estrangeiras para devolvê-las aos brasileiros e ao mundo devidamente renovadas, revividas, reinventadas... novas! Por isso não é apenas uma acanhada e submissa discoteca brasileira, mas uma ampla e orgulhosa Discoteca Brazyleyra.".
Nelson MottaVerão de 78
O agradecimento é todo ao Charles Portilho da 019 Discos por ceder este LP para gravação, com uso da agulha Shure M44G, garantindo aquela qualidade incrível do audio!
Faixas:
01. Perigosa/Tudo Bem, Tudo Bom? Ou Mesmo Até - Frenéticas
02. Tapanacara - Raul Seixas
03. Agora É Moda - Rita Lee
04. Sossego - Tim Maia
05. A Noite Vai Chegar - Lady Zu
06. Escorpião - Carlos Dafé
07. Tudo Bem - Robson Jorge
08. Algo No Ar - Marcelo
09. Crioula - Zezé Motta
01. Perigosa/Tudo Bem, Tudo Bom? Ou Mesmo Até - Frenéticas
02. Tapanacara - Raul Seixas
03. Agora É Moda - Rita Lee
04. Sossego - Tim Maia
05. A Noite Vai Chegar - Lady Zu
06. Escorpião - Carlos Dafé
07. Tudo Bem - Robson Jorge
08. Algo No Ar - Marcelo
09. Crioula - Zezé Motta
Sugestão: Por se tratar de um album mixado, ouça na sequência sem pular faixas.
Para baixar em FLAC, clique AQUI.
Obrigado amigo, abraço, Heribert.
ResponderExcluirSou eu quem agradece!
ExcluirMuito legal. Representativa da época. Obrigado
ResponderExcluirSou eu quem agradece o prestígio de sempre!
Excluir