terça-feira, 15 de julho de 2025

Super Xuxa Contra Baixo Astral (1989)

 

Super Xuxa Contra Baixo Astral é um filme infanto-juvenil clássico do Cinema Brasileiro produzido em 1988 pela Dream Vision em parceria com a Movie Rio e Diller & Associados, e distribuído pela Globo Video. O longa-metragem tem argumento e direção de Anna Penido e David Sonnenschein, roteiro de Anna Penido e colaboração de roteiro de Antonio Calmon – autor da séries Armação Ilimitada e Sex Appeal, e das novelas Top Model, Vamp, Olho no Olho, Cara & Coroa e outras –, produção de Diller Trindade, produção executiva de Lael Rodrigues, direção de arte de Yurika Yamasaki, direção de fotografia de Nonato Estrela montagem de Vera Freire e Carlos Cox.

O filme foi filmado em película na resolução VGA (640x480) e esforços vem sido reunidos para que se garanta edição 4K. Só que é necessário rolo original que está na Cinemateca do Museu se Arte Moderna do Rio de Janeiro, cuja parte inicial do filme foi dada como perdida. Há uma cópia hospedada na plataforma Globoplay, mas segundo relatos do portal Paquitas: Mitos e Lendas, ela é uma versão digitalizada do acervo de fitas Betamax do CEDOC Globo. Mesmo com esse descaso na preservação de um longa, cabe falar que o filme lotou as salas de cinema na época de estréia, registrando recorde de bilheteria que engrandece o cinema nacional. Na época em que o filme ganhou versão para locadoras, era dificíl encontrar cópia disponível para locação, pois o filme não parava nas locadoras. Após toda esse êxito comercial, o filme foi exibido na Tela Quente, Super Cine, Sessão da Tarde, Sessão de Sábado e até Intercine (aquele programa que você escolhia o qual filme queria ver na madrugada seguinte).
Será que teremos versão remasterizada? Não sabemos, talvez a Inteligência Artificial poderá ser um excelente aliado no aumento de escala de imagem e resolução tal como é possível com fotografias antigas. Quem sabe?

Sinopse: Xuxa resolve com as crianças substituir as paredes pixadas e sem vida da cidade por pinturas coloridas e grafitagem para trazer um visual que desperte alegria nas pessoas. Irritado, Baixo Astral manda seus capangas sequestrarem seu cão. Decidida, Xuxa mergulha numa viagem interior enquanto sai pelas ruas a procura de seu cão e a pessoa por trás do rapto. Filme bem lúdico, muito bem feito 

Para o longa foram compostas 12 canções por Michael Sullivan, Paulo Massadas e Anna Penido, sendo que nas canções "Sonho" e "Eu Quero Saber" acrescenta-se Paulo Guerra ao time compositor. 

A superbanda Marajazz foi formada para arranjar e executar as 12 canções desta fantástica trilha sonora original. Ela é composta por: Marcelo Sussekind (guitarra e violão), Rodrigo (bateria), Paulo Henriique e Iuri Cunha (teclados) – sim, os fazedores de trilhas incidentais das novelas da Globo –, Nina, Marisa e Solange (coro)Rodrigo Saldanha; Diego Saldanha e Renata Benévolo – dos Abelhudos –, Vanessa, Luciano e Juninho Bill – do Trem da Alegria –, Irene, Nana, Gabriela, Tatiana Ferreira, Ingrid Klausmeyer, Leonardo Klausmeyer, Pedrinho Corrêa, Leonardo Corrêa, Márcio Corrêa e Cristina Corrêa (Coro Infantil)

Dado curioso: a canção "Arco Íris" foi cedida pela Dream Vision para o album Xou da Xuxa 3 que foi lançado em 1988, pois foi composta exclusivamente para o filme. 

O disco tambéem é revela um cenário de transição no Trem da Alegria, pois 1988 foi o último ano de Luciano Nassyn – que daria lugar a Rubinho Cabrera em 1989 – e Vanessa no grupo e chegada da Amanda. Na formação transição, com remanescência de Juninho Bill, foi registrada a canção "Voar, Voar". Por sua vez, Luciano ganhou um dueto em "Somos Um Só" ao lado de Patrícia Marx, que havia deixado o grupo um ano antes para dedicar-se à carreira solo e Vanessa ganhou o solo "Hey Machão". Falando em artistas que deixaram grupos, temos Tatiana Ferreira, irmã da cantora Gabriela, que já havia saído em 1987 dos Abelhudos e estava em carreira solo e canta "Burocracia". 
O time de cantores adultos inclui uma energética canção "Tunel do Terror" em dueto de Paulo Massadas com a cantora Solange – dos hits "Fera Radical" e "Me Dá Um Alô". Kátia Moraes (Katita) famosa por seu vocal debochado no grupo Espírito da Coisa marca presença em Flexionar e Sandra Sá ascende a emoção da trilha interpretando a sensível canção Sonho. Pra finalizar as interpretações, Xuxa Meneghel, a grande protagonista do filme e grande estrela do público infanto-juvenil, entrega honestas interpretações com dedicação e zelo para "Arco-Iris" que é leva uma mensagem em caráter de hino pop às crianças, a rockabilly "Alto Astral" e a reggae "Eu Quero Saber" ao lado da banda baiana Central Africana. O Marajazz encerra o disco com a canção "Voar, Voar" que apesar de ser mesmo do mesmo time de compositores da canção de igual nome interpretada por Trem da Alegria, se trata de uma melodia distinta.

O LP foi remasterizado com uso de agulha Shure M44G, a partir de uma digitalização de um disco de vinil praticamente zerado, garantindo máxima nitidez de gravação, como se fosse registro de master tape.

Aliás, vale a pena ir com tempo garimpar discos no Sebo Leitura Para Todos, localizado na R. Rua Fernando Camargo, 504 - Centro, Americana/SP, CEP 13465-020. Para contato, o WhatsApp da loja é (19) 3601-1102.

Faixas: 
01. Arco-íris - Xuxa
02. Flexionar - Katita
03. Hei Machão - Vanessa
04. Túnel do Terror - Paulo Massadas e Solange
05. Sonho - Sandra Sá
06. Voar Voar - Trem da Alegria
07. Alto Astral - Xuxa
08. Burocracia - Tatiana Ferreira
09. Eu Quero Saber - Xuxa e Central Africana
10. Somos Um Só - Patrícia e Luciano
11. Voar Voar (Instrumental) - Marajazz

Para baixar o material com áudio em FLAC (Lossless) e encarte digitalizado em PNG 300 dpi, clique AQUI.

Um comentário: