sexta-feira, 4 de julho de 2025

Sabadão Sertanejo (1991)

As noites de sábado de 1991 ficaram mais dançantes e animadas com a estreia do programa Sabadão Sertanejo, apresentado por Augusto Liberato, o Gugu (1959–2019).
A atração, com cerca de 30 minutos de duração, ia ao ar antes do tradicional Viva a Noite, também comandado por Gugu.

Aproveitando o enorme sucesso da música sertaneja, que dominava o dial das rádios FM no início dos anos 1990, Gugu idealizou e produziu o programa como parte das comemorações pelos 10 anos do SBT em horário nobre. A estreia aconteceu no dia 20 de julho de 1991, com exibição logo antes do Viva a Noite.

O impacto foi imediato. Com audiência imbatível, o Sabadão Sertanejo se tornou vitrine essencial para o gênero. Quem pisava em seu palco tinha grandes chances de ver sua carreira alavancada. Nomes já tradicionais como Trio Parada Dura, Tonico & Tinoco, Chico Rey & Paraná, Felipe & Falcão, Matogrosso & Mathias voltaram ao topo das paradas. Ao mesmo tempo, artistas que haviam surgido na década de 1980 consolidaram seu sucesso de vez, como Gian & Giovani, Chrystian & Ralf, René & Ronaldo, Leandro & Leonardo, Sula Miranda, Roberta Miranda, As Marcianas, Jayne, João Paulo & Daniel, entre outros.

O programa também abriu espaço para revelações e formações curiosas, como: Maurício & Maury (irmãos de Chitãozinho & Xororó), Marcelo Aguiar, Juliano Cezar, Tiozinho & Alessandro (também ligados a Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo), Mano a Mano (formado pelos irmãos Gasperini, da banda Rádio Táxi), Milionário & Mathias (junção simbólica das duplas Milionário & José Rico e Matogrosso & Mathias).

Com o fim temporário do Comando da Madrugada — programa que havia substituído o Viva a Noite — no final de 1992, o horário ficou vago. Assim, no início de 1993, o Sabadão Sertanejo foi retomado como programa semanal, sendo realocado para as 23h30, logo após A Praça É Nossa. Por questões orçamentárias, o cenário do Viva a Noite foi mantido.

A única grande mudança no formato aconteceu em 1994, quando o programa passou a receber artistas de outros gêneros, aproveitando a ascensão do axé, do pagode e do eurodance. A mudança de nome, porém, só veio em 1997, quando passou a se chamar apenas Sabadão.

Em abril de 2001, com a estreia da sessão Cine Belas Artes, o programa foi jogado para ainda mais tarde — entre 1h e 1h30 da madrugada de domingo. Ainda assim, manteve médias de audiência impressionantes, frequentemente alcançando 20 pontos entre 2000 e 2002.

A coletânea do Sabadão Sertanejo lançada pela Chantecler/GEL em 1991 faz-nos voltar no tempo e reviver uma fase em que a música sertaneja tocava o coração de milhões. Um registro que mostra a força real do programa e das canções que ele ajudou a eternizar. 

O LP foi remasterizado com uso de agulha Shure M44G.

Faixas: 
01. Pense em Mim - Leandro & Leonardo
02. Nem Dormindo Eu Consigo Te Esquecer - Gian & Giovani
03. Sorte Tem Quem Acredita Nela - Matogrosso & Mathias
04. Vontade Divivida - Milionário & José Rico
05. Seu Olhar - Sula Miranda part. esp. Ringo
06. Deixa Eu Te Amar, Por Favor - Felipe & Falcão
07. Agora ou Nunca (O Sole Mio) - Dalvan
08. Dia D - Roberta Miranda
09. Não Aceito Seu Adeus - Trio Parada Dura
10. Paixão ou Loucura - Maurício & Mauri
11. Tranque a Porta e Me Beija - Chico Rey & Paraná
12. O Meu Jeito de Amar - Cezar & Paulinho
13. Hoje Eu Quero Te Amar - René & Ronaldo
14. Pra Te Esquecer Não Dá - João Paulo & Daniel

Para baixar a coletânea em FLAC (Lossless), clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário