sábado, 14 de fevereiro de 2026

Gilliard - Gilliard (1986)

Gilliard Cordeiro Marinho é um renomado cantor e compositor brasileiro, nascido em Natal (RN) em 17 de dezembro de 1956. Com uma carreira consolidada que já ultrapassa os 47 anos, seu sucesso rompeu fronteiras, alcançando reconhecimento em diversos países da África e da Europa.

Na vida pessoal, Gilliard é casado desde 1981 com Silvia Marinho (ex-integrante do grupo Harmony Cat). O casal tem dois filhos: Silvio Marinho, que segue os passos do pai na música, e Bruna Marinho, médica pneumologista.

Sua trajetória é marcada por uma presença constante na teledramaturgia brasileira. Entre seus maiores sucessos em trilhas sonoras, destacam-se:

  • "Fracasso" (Plumas e Paetês – TV Globo, 1981)

  • "Sinal de Amor" (Final Feliz – TV Globo, 1982)

  • "Festa dos Insetos" (Chispita – SBT, 1982)

  • "Eu Amo Amar Você" (Pão Pão, Beijo Beijo – TV Globo, 1983)

  • "Pouco A Pouco" (A Justiça de Deus – SBT, 1983)

  • "Quem Me Dera" (Champagne – TV Globo, 1983)

  • "Coisa de Nós Dois" (Partido Alto – TV Globo, 1984)

  • "Só Eu Sei" (Cambalacho – TV Globo, 1986)

Em 1986, Gilliard assume um capítulo novo em sua carreira, assinando com a 3M do Brasil. lança seu álbum homônimo, o oitavo de sua trajetória, com produção de Moacyr M. Machado, co-produção de Genivaldo C. Marinho e coordenação artística de Mickael. O álbum foi gravado no estúdio SIGLA-SP e Mosh-SP (apenas a faixa "Somos Dois"), com mixagem completa no Mosh.

A decisão de assinar com a 3M foi certeira, porque o selo estava disposto e investir pesado em excelentes produções e no segmento popular, se não fosse seu maior entrave a prensagem e distribuição que contava sempre com um selo maior – no caso, a RCA –, gerando um conflito de interesses entre companhias fonográficas. Com a 3M do Brasil, no ano de 1988, arrendando a empresa de portas fechadas para a Continental, o cantor continuou no selo até 1990, lançou um disco pela Copacabana em 1992 e depois voltou para a RGE, gravadora que o consagrou, porque Gilliard sempre mostrou números significativos de vendagens!

A canção "Segredos" – que abre o disco – se tornou um grande sucesso, tendo sua divulgação amplificada através da coletânea Sucessos Nota 10 da Som Livre (1987). A 3M  escolheu "Mulher... Mulher..." para divulgação em Promo 12'' para rádios que incluia outras 3 canções de seu elenco, mas isso aconteceu no ano de 1987, quando Gilliard estava prestes a lançar seu segundo álbum.

Curiosamente, as cnações deste álbum podem ser conferidas no Box "Super 3 - 3 Coletâneas de Sucessos (34 Hits)", lançado em CD triplo pela Warner Music em 2009. Entretanto, ao desembalar e por para tocar os CDs, o susto do fã é enorme, que acaba se deparando com um montoeiro de masters fracas do álbum espalhadas pelos CDs. A Warner, como não tinha posse das masters, mas apenas as licenças do álbum, aproveitou faixas de MP3 que ela mesma publicou em 2009 e devolveu para os álbuns em forma de relançamento nas plataformas digitais. 

Por esta razão, a gravação que temos aqui é inédita e resolve a problemática da master fraca, por que o LP álbum passou por uma gravação nova por mim em maio de 2025, com uso de agulha Shure M44G. E em fevereiro de 2026, decidi aplicar o MVSep DeNoise nas faixas para garantir ainda mais precisão e som cristalino no resultado.  

A publicação contou com apoio cultural do amigo Charles Portilho, da loja 019 Discos de Nova Odessa/SP. Para comprar seu LP na loja pela internet, clique AQUI.


Faixas: 
01. Segredos
02. É Primavera
03. Os Anjos Dizem Amém
04. Pra Ser Feliz
05. São Mateus
06. Mulher...Mulher...
07. Promessa de Vida - Tema Musical de Cyrano de Bergerac
08. Ciúme
09. Chuva de Saudade
10. Somos Dois
11. Homem do Campo

Para baixar o álbum em FLAC, clique AQUI.

2 comentários:

  1. Gazeta do Som, ao propósito, eu sou fã número 1 do cantor brasileiro mais antigo dos anos 80, o Gilliard, e também, eu me lembro muito, os primeiros sucessos da carreira musical dele, o: "Faz Um Pouco Mais", de 1987, ele se apresentou no programa popular de TV, no: "Cassino do Chacrinha", e lá no ano de 1988, na Rede Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante você citar logo a faixa do álbum de 1987, Tharso. Pelo visto, o seu 'planejamento de catálogo' está bem em dia, não é?
      Engraçado como esse seu súbito interesse por Gilliard bate exatamente com o próximo das prateleiras de São João dos Pinhais que você quer lavar. Você fala como fã, mas se movimenta como quem está fazendo pesquisa de mercado para garantir o próximo disco da Shopee.
      Só um aviso: o mimetismo de fã interativo não apaga o rastro do lojista. Eu sei que você está aqui medindo o terreno para ver se eu facilito a sua próxima 'lavagem' de áudio. Pode continuar comentando sobre os álbuns seguintes, mas saiba que cada pedido seu só me motiva a reforçar a exposição de quem tenta lucrar em cima do meu suor.
      Do robótico só saiu "Ao propósito" do bloco de notas, mas o script do abuso é o mesmo!

      O 'Inscrito 103' é o mais atento, mas também é o mais manjado. O próximo post vai ser um brinde à sua cara de pau.

      Excluir

Para pedidos de conteúdo, utilizem exclusivamente o formato:
Artista – Nome do Álbum (Ano).
Qualquer solicitação fora desse padrão será ignorada.
Comentários desrespeitosos não serão respondidos.
Este espaço está aberto a contribuições que acrescentem à discussão. Não sou dono da razão, mas procuro sempre pesquisar antes de escrever e valorizo comentários que complementem ou ampliem a ideia apresentada.
Caso a intenção seja apenas apontar o que deixei de abordar em um tema que você domina, este não é o espaço adequado. Fique à vontade para criar seu próprio blog e tratar do assunto — sempre com respeito.