O Cometa Loucura foi um programa de variedades da TV Globo exibido aos domingos, às 16h, entre março e julho de 1983. Apresentado por Lauro Corona e Carla Camuratti, com direção de Alexandre Braz, o programa transformou o auditório do Teatro Fênix (RJ) em um grande circo de três picadeiros.
A atração era um reduto da efervescência cultural da época, contando com a participação irreverente de Cláudia Jimenez como a vidente Madame Ladário — que fazia previsões “improváveis” sobre o futuro dos famosos convidados presentes no programa — e Pedro Cardoso no papel do extraterrestre Pelouca. A poesia tinha lugar cativo no "Bar da Nuvem Cigana", com Chacal, Charles, Ronaldo Santos e Bernardo Vilhena. Apesar desse programa ter durado de março a julho de 1983, foi o suficiente para ficar marcado no consciente coletivo.
A Trilha Sonora
Lançada pela Som Livre sob supervisão musical de Sérgio Motta, a trilha é um retrato fiel do rock nacional e da MPB daquele ano. O projeto visual conta com ilustração de Carlos Garcia, direção de arte de Cosme de Oliveira e arte final de Marc Iso (Marciso Pena Carvalho).
O tema de abertura, interpretado pelo Roupa Nova (composição de Ayres Vinagre, Mariozinho Rocha e Nilson Dias), é um registro exclusivo do LP, cuja letra, apesar de irreverente, parece fazer só um sentido relativo — vide a menção a uma tal "Vera Verão", quando a vidente do programa era, na verdade, a Madame Ladário!
"Consultando seu ascendente,
Vera Verão, a vidente, teve um dia visão,
Assolando o céu do planeta,
Vem queimando um cometa na nossa direção.
Pule a cerca desse circo e venha pra cá.
Fique desse lado e venha com que
Dessa vez cometa loucura, cometa loucura,
Entre na aventura geral,
Cometa loucura, cometa loucura,
Nada aqui é muito normal,
É um circo mágico, é espacial,
Fique desse lado e venha com que
Dessa vez cometa loucura, cometa loucura,
Entre na aventura geral,
Cometa loucura, cometa loucura,
Nada aqui é muito normal".
O álbum ainda conta com masterização superior de fonogramas antes encontrados apenas em compactos simples, como: "Babilônia Rock" (Robson Jorge & Lincoln Olivetti), "Não Vivo Sem Meu Rock" (Lauro Corona) e a romântica "Tudo que Você Quiser" (Grupo Nova Geração).
Vale notar que as faixas "Brilhar a Minha Estrela" (Sangue da Cidade) e "Caminhando" (Celso Blues Boy) podem ser encontradas no álbum Rock Voador (originalmente de 1983, lançado em CD em 1997 e relançado em 2008). No entanto, em nenhuma dessas ocasiões o áudio destes fonogramas apresenta boa qualidade, tornando este resgate a versão definitiva para audição.
Preservação e Alta Fidelidade
A excelência sonora deste resgate é fruto de um cuidado técnico rigoroso. A captura foi realizada em fevereiro de 2025 com a agulha Ortofon Concorde Club, extraindo a máxima riqueza de detalhes e o calor característico dos sulcos originais. Para refinar a experiência auditiva, contamos com o processamento no MVSep DeNoise em fevereiro de 2026, garantindo uma redução cirúrgica de ruídos residuais. O resultado é um áudio cristalino e vibrante, que preserva a dinâmica da época com a clareza da tecnologia atual.

Demais! Escuta, tu tens o LP "25 Anos De Jovem Guarda"?? De 1990, pela RGE.
ResponderExcluirEsse não.
ExcluirBom dia Denis, vc tem os LPs dos Fevers de 1985, 1986, 1987, 1988, 1989 e 1991?
ResponderExcluirAlguns da fase RCA já consegui em meus garimpos o ano passado e o LP de 1985 consegui este ano graças a investidores no meu trabalho, que me ajudam financeiramente pra comprar LPs!
ExcluirQue bom Denis fico muito feliz por vc ter conseguido esse LP raro
ExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirCara, disponha! Aproveite o "re-issue" de 2026 e substitua aquele arquivo anterior! Abração!
Excluirboa tarde vc teria o album do grupo menudo refrescante em portugues de 1986
ResponderExcluirJunior querido, não tenho. Se você quiser dar um apoio com um PIX de R$ 50,00 eu compro o LP e se houver um "troco" eu devolvo no PIX pra você.
ExcluirMas ainda estou garimpando o LP mais em conta. Há uma remasterização da Shopee que circula pela net que é do Paraná. O áudio não é bom! A pessoa que remasterizou jura que fez um trabalho de mestre, mas não é! Por isso que eu compro LPs e eu mesmo faço, do que comprar pronto! Eu já sei o que esperar do que eu faço!
Abração!
Gazeta do Som, ao propósito, você teria o disco de vinil, original e raro, de coletâneas antigas da MPB, dos anos 80: "Parada Super Popular" (1988, Som Livre).
ResponderExcluirCompreendo o seu incômodo. É natural que o crescimento expressivo do Gazeta do Som gere apreensão em quem ainda depende de 'simulacros' e colagens para manter algum espaço no mercado de desapegos como Shopee e Mercado Livre. A nossa transição para o padrão de restauração técnica absoluta acaba, inevitavelmente, expondo a fragilidade das versões fan-made que circulam no mercado. Agradeço por dedicar seu tempo a impulsionar o meu engajamento e o de amigos Música Na Veia e Bugrim (Só Música); é gratificante ver que até você reconhece onde a verdadeira audiência está se concentrando. Porque aqui o gato não vai por lebre! Continue, você tá fazendo um grande favor a nós...
ExcluirParanauêeeee, Paranauê, Paraná.
Quem pescou a referência, pescou!
legal, já troquei o meu, digno de um relansamento em cd ficaria massa! bom mesmo. show de bola esse disco, a maioria dsa músicas eu não conhecia.
ResponderExcluir