Morris Albert, nome artístico de Maurício Alberto Kaisermann (São Paulo, 07/09/1951), é um cantor e compositor brasileiro, descendente de franceses e austríacos.
Com o sucesso de "Feelings", alcançou êxito em 50 países e foi indicado à 18ª edição do Grammy Awards (1976) em três categorias:
-
Melhor Performance Vocal Pop - Masculino
-
Melhor Novo Artista do Ano
-
Melhor Canção do Ano
Entretanto, em 1987, o Tribunal Federal do Distrito de Manhattan atribuiu 88% dos créditos do tema ao compositor francês Louis Gasté, alegando plágio de "Pour Toi", composta para a trilha do filme francês Albatrasse... o Traficante Sinistro (Le feu aux poudres). Foi determinado o pagamento de 500 mil dólares em indenização. Morris, embora tenha reconhecido semelhança entre as duas melodias, negou a cópia, classificando o processo como um duro golpe.
Mesmo assim, sua discografia soma 10 álbuns, entre eles:
-
After We've Left Each Other (1974)
-
En Castellano (1975, LP apenas no Chile; 1996, CD apenas na Itália)
-
Morris Albert (1976)
-
Love and Life (1977)
-
Once Upon a Man (1979, apenas no Brasil)
-
Solitude (1981, Itália, Espanha, México, Brasil)
-
Beginnings (LP: 1983 Itália, 1985 Brasil e Reino Unido; CD: 1990 Europa e EUA)
-
Back to Love (1987, apenas na Itália)
-
Lover (1999, Brasil e Itália)
-
Moods (2003, Brasil e Itália)
-
Cuore (2004, apenas na Itália)
Além de um álbum ao vivo, Live and Forever (2006), lançado apenas no Brasil.
Albert fixou residência na Itália, onde passou a gravar a partir da década de 1980 e distribuir seus discos em outros países. O álbum Beginnings foi um caso atípico: lançado em 1983 pelo coordenador de produção Aldo Pagani junto ao selo Eleven Music, distribuído em 1984 no Reino Unido pelo selo BBC Radioplay Music com o título Very Alive - Again e nos Estados Unidos pela Fermata International Melodies Inc. como Feelings. Chegou em 1985 ao Brasil pelo selo Young/RGE Fonográfica Ltda.
A música "If We Believe", incluída na trilha sonora Livre Para Voar Internacional, teve boa execução no ano do lançamento. Nesta canção, Albert faz dueto com sua então esposa, Becca Godinez, com quem foi casado entre 1982 e 1989. Becca é coautora de quatro faixas, backing vocal em todo o disco e participa também do dueto na versão regravada de "Feelings".
O álbum foi produzido e dirigido pelo próprio Morris Albert. Em 1990, o álbum foi editado em CD sob os títulos Feelings e If We Believe, mas nunca ganhou edição digital no Brasil.
Justiça seja feita: apesar da derrota no processo movido por Louis Gasté, há outro caso de influência em sua obra: a música "Because of You", deste álbum, que na verdade é a canção filipina "Dahil Sa Iyo" (composta em 1936 por Mike Velarde Jr), cuja versão em inglês foi feita por Tom Spinosa em 1964. Morris Albert alterou a letra e acrescentou arranjo bossa nova. Becca comentou brevemente sobre isso no podcast Paco's Place no YouTube.
Aqui entra o trabalho de Luiz Alberto Gomes "Bugrim" (do blog Só Música), que forneceu as faixas dos três lançamentos distintos:
-
If We Believe (selo Music Hall, EUA)
-
Feelings (selo AAA Prologo, Itália)
-
Feelings (selo Gusto, Itália)
Cada um contém fonogramas diferentes dos álbuns Beginnings e Back To Love. Na opinião de Bugrim, a edição americana é a mais próxima da fita master. Apenas a edição da Gusto inclui a faixa "There Goes My Heart". A gravação Feelings foi a mais deficiente, tendo sido reequalizada e filtrada sutilmente com o Spectral De-Noise do Izotope RX7.
Todas as faixas passaram pela remasterização de Heyner Mercado (blog Saladificador), resultando em som super supreme!