sábado, 28 de dezembro de 2024

Artistas Unidos (2024)


Compilação feita por mim em maio de 2024. Sempre tive desejo de reunir as gravações de projetos coletivos em uma só coletânea, começando pelo projeto Band'Aid encabeçado por Bob Geldof lançado no Natal de 1984, o single "Do They Know It's Christmas?". 
A idéia de reunir artistas do Reino Unido em uma gravação em prol da redução da fome na África fez com que queimasse no coração o desejo de Lionel Richie escrever uma canção com Michael Jackson e unir artistas dos Estados Unidos e lançar o USA For Africa e o single "We Are the World". A canção foi gravada em uma madrugada de 29 de Janeiro de 1984, após a premiação do American Music Awards nos estúdios da A&M Records como conta no documentário da Netflix e contou com produção do mestre Quincy Jones.
Ainda, simultâneo ao projeto, o projeto canadense liderado por David Foster chamado Northern Lights foi single de destaque no país e a canção "Tears Are Not Enough" foi gravada em bilíngue, ou seja, grande parte da letra em inglês mas com meio dela em francês. A canção foi sucesso no Canadá, mas mundialmente não conseguiu se equiparar a "We Are The World". Ela entrou como Lado B do album.
Próximo da data, precisameente em Fevereiro de 1985, Albert Hammond Jr compôs uma música de nome "Cantaré, Cantarás (I Will Sing, You Will Sing)" que teve participação de artistas de toda América Latina e alguns artistas da Espanha. Nasceu o projeto Hermanos. 
Isso acabou inspirando artistas do Glam Rock, que formaram o Hear 'N Aid e gravaram a música "Stars". Todas as canções tiveram o mesmo propósito: reduzir a fome e a miséria na África.
No Brasil, o projeto Nordeste Já já teve um enfoque mais voltado pras mazelas da nação brasileira. A canção "Chega de Mágoa" foi lançada em formato compacto simples e a venda foi revertida na tentativa de reduzir a miséria no Nordeste do país. 
Todos os projetos surgidos no mesmo período. Após 1986, as reuniões de artistas para gravar músicas se tornou recorrente, graças ao marco do Band Aid e do USA For Africa, 1984 foi o ano que mudou o curso da história do pop no mundo.
Em suma, toda música que reuniu mais de 3 artistas como foi o caso de "That's What Friends Are For", no sentido de passar uma mensagem tocante para as pessoas do mundo já se enquadrava no meu critério de reunião de artistas. 
Em 1987, Xuxa recrutou as irmãs Gabriela e Tatiana Ferreira e os grupos Trem da Alegria e Os Abeludos para gravar "Nós Somos o Amanhã" que foi lançado no Xegundo Xou da Xuxa.
No Brasil, a AIDS já era uma doença que estava ceifando vidas por não haver uma conscientização a respeito do Vírus HIV e por ser um tabu. Muitos cidadãos não conseguiam o diagnóstico e se conseguiam não revelavam por medo ou preconceito de serem associados a homossexualidade e por isso não havia tratamento adequado precoce e o remédio AZT não era distribuído como era antigamente, era caríssimo. Por isso artistas se reuniram e gravaram "Viver Outra Vez", uma campanha nobre que conscientizava que os portadores do HIV tambéem eram filhos de Deus. Sullivan & Massadas reuniram seus amigos em 1987 e gravaram "Dê Uma Chance ao Coração", a canção fala sobre a importância da vida regida pelo amor, a esperança e a felicidade. A música dizia "Canta a canção, diz pra solidão que de hoje em diante cante" se meditada é tranformadora, impossível não mudar o astral!
Em 1988, um grupo de arrtistas baianos reuniram-se para exaltar o Estado da Bahia, a canção "We Are the World of Carnaval" iinspirada no We Are The World, foi lançada enquanto campanha da Secretaria de Cultura e de Turismo da Bahia para enaltecer a cultura do carnaval de Salvador, mas futuramente se tornou um hino do cantor baiano. Netinho incorporou a canção ao seu repertório assim como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Banda Cheiro de Amor e outros. 
Saltando para 1991 ás véperas da Eco 92 temos a campanha Uma Canção para a Amazônia que contou com participação do beatle Paul McCartney que cedeu "How Many People" para a versão "Quantas Pessoas" e a intenção foi levar ao mundo a mensagem que tribos indígenas e população ribeirinhas, assim como Chico Mendes, estavam sendo assassinados por corporações extratoras de árvore e minérios.
Ainda naquele ano, o projeto "Se Essa Rua Fosse Minha" lançou a canção "Luz do Mundo" inspirados no sociólogo e ativista Herbert de Souza, o Betinho.e mais uma vez, a música era uma campanha de cdadania em prol da fome e miséria. Nos Estados Unidos, o projeto Voices That Care (vozes que se importam) ajudavam a elevar o moral das tropas dos EUA envolvidas na Operação Tempestade no Deserto no Oriente Médio, bem como apoiar a organização Internacional da Cruz Vermelha.
Em 1992, a Mara Maravilha reuniu o elenco de artistas mirins que passaram pelo seu proigrama e o show de calouros mirins da Vovó Mafalda para gravar "Direitos da Criança", aprovetando a idéia da canção anterior. No mesmo ano a Unicef lançou o LP do Criança Esperança, campanha da Globo que teve início na segunda metade dos anos 80, arrtistas sertanejos em evidência reuniram-se para gravar "Eu Sou Luz", o projeto seria revertido em prol das crianças em situação de vulnerabilidade social. 
Enfim, os exemplos são muitos aqui e as canções reunidas causam comoção em quem ouve.
Espero que cada canção te inspire no 1º volume desta série. Muitas gravações são raras e nunca lançadas digitalmente que eu gravei dos vinis e remasterizei.

Faixas:
01. Do They Know It's Christmas! (Radio Version) - Band Aid
02. We Are The World (Single Version) - Usa For Africa
03. Tears Are Not Enough (Single Version) - Northern Lights
04. Cantaré, Cantarás (I Will Sing, You Will Sing) - Hermanos
05. Stars - Hear 'N Aid
06. Chega de Mágoa - Nordeste Já
07. That's What Friends Are For - Dionne Warwick & Friends
08. Nós Somos o Amanhã - Xuxa e Seus Baixinhos
09. Dê uma Chance ao Coração - Sullivan & Massadas e Amigos
10. Viver Outra Vez - Artistas no Combate à AIDS
11. We Are The World Of Carnaval - Asa de Águia e Artistas da Bahia
12. Quantas Pessoas (How Many People) - Uma Canção para a Amazônia
13. Luz do Mundo - Se Essa Rua Fosse Minha
14. Voices That Care - Voices That Care
15. Eu Sou Luz - Artistas pelo Criança Esperança '92
16. Direitos da Criança - Mara e Elenco Maravilha

Download AQUI

Os 30 Maiores Jingles de Todos os Tempos (2004)


CD lançado em 2004 como parte integrante da Revista Flashback - Edição 1. Nele tem 30 jingles brasileiros memoráveis.
Agradecimentos ao amigo radialista Edmilson Pinheiro de Ibitinga-SP por disponibilizar o material, que eu dei um tratamento de volume e reequalização.
Algumas curiosidades e descobertas recentes:
I) o tema "Pipoca com Guaraná" é cantado pela cantora e atriz Lucinha Lins. Demais, não?
II) o jingle da "Bala de Leite Kids" é composta e cantada por Renato Teixeira. Curtinha mas o suficiente para emocionar.
III) o tema "Chevrolet Silverado" é cantado pelo Eduardo Araújo. Chique demais!

Faixas:
01. Soda Limonada Antártica
02. Drops Kids Hortelã
03. Pipoca Com Guaraná
04. Duchas Corona
05. Bala De Leite Kids
06. Sem Parar
07. Doriana
08. Poupança Bamerindus
09. Mamíferos Parmalat
10. Sonrisal
11. Caderneta Real De Poupança
12. Pizza Com Guaraná
13. Rexona
14. Itaú
15. Maggi
16. Vida
17. Gelol
18. Búfalo Parmalat
19. Dan'Up
20. Guaraná Antártica
21. Bunny's
22. Chevrolet
23. Sanador
24. Ella Sou Eu
25. Chevrolet Silverado
26. Shopping Ibirapuera
27. Pizzaria Cristal
28. Leite Moça Carnaval
29. Casas Bahia
30. Varig Natal

Download AQUI

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Seleção de Sucessos (1990)


Coletânea lançada em LP pela gravadora Esfinge em 1990.
Nela contém o último registro fonográfico do cantor Antonio Marcos, a canção "Por Amor", versão de Antonio Marcos e sua companheira Ana Paula para Unchained Melody, que naquele ano foi tema do filme Ghost - Do Outro Lado da Vida. 
Embora "Seleção de Sucessos" seja um apanhado de grandes revelações do elenco Esfinge, o selo fonográfico faliu em 1991, o que acabou prejudicando artistas iniciantes e já consagrados. 
A Esfinge Produção e Comércio de Discos e Fitas LTDA tinha seu escritório em uma casa localizada à Avenida Pedroso de Moraes, 2555, Alto de Pinheiros, cidade de São Paulo/SP. Seus discos foram prensados e distribuídos pela Sony Music do Brasil. A empresa durou de 1989 a 1991 e produziu os artistas Bell da Noite, Ronaldo Lark, Petty & Billy, Nil Bernardes, Edson Large, Karina, Claudia Novais, Frutos Tropicais, Hyldon, Biafra, Civil, João Penca & Seus Miquinhos Amestrados, Edson Large, Projeto "S", Alderan, Soho e investiu em coletâneas pra promoção de singles dos artistas Adriana Drê, Karla Prietto, Danilo (irmão de Fábio Jr), Banana, Rap Company, A Fúria e até lançou artistas internacionais Alfonz Jones e She's Ann.
Conta-se que a gravadora Esfinge entrou em crise em pleno Plano Collor, não conseguindo produzir quantidade de LPs e K7s de seus artistas para fora da Região Sudeste. Embora vários dos artistas tivessem músicas gravadas e divulgados em rádios e programas de TV,, a gravadora não tinha mais dinheiro para atender a demanda dos ouvintes e telespectadores nas regiões  Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, onde a popularidade havia chegado.  Aqui há exemplos: a banda Frutos Tropicais, que atingiu popularidade no Carnaval de Salvador e bombou no ano de 1990 com "Céu da Boca" e "Xibiu" faltou material para distribuir na Bahia; a banda Alderan projetada por Luiz Schiavon para ser uma nova RPM da década de 1990 não dispunha de material para tocar na Região Sul e Nordeste e teve uma tiragem de 5000 cópias que se esgotou logo no lançamento (link
Ainda há o caso do cantor Antonio Marcos que estava prestes a lançar seu LP em 1991, mas teve a versão de Imagine vetada por Yoko Ono, embargando seu lançamento.
Salvo artistas como a banda Civil que teve seu LP com o hit "Sombras na Calçada" reeditado pela gravadora PolyGram, a banda João Penca & Seus Miquinhos Amestrados que conseguiu um contrato com a Gravadora Eldorado e lançou material logo em 1991 e o cantor Biafra que em 1990 conseguiu um contrato com a Sony Music tendo que regravar seus sucessos em novas versões e puxar fonogramas do album lançado na Esfinge em 1989 pra fechar repertório do album "Anjo da Guarda" que lançou em 1992, o restante foi de artistas com enorme prejuízo.
Apesar disso, o disco "Seleção de Sucessos" traz realmente destaques do selo em variados estilos que vamos recordar nesta remasterização da Gazeta do Som. O LP fo adquirido via Mercado Livre junto a loja Fuzenga Livros (clique no link da loja).

Faixas:
01. Por Amor (Unchained Melody) - Antonio Marcos
02. Minha Namorada - Petty & Billy
03. Na Hora 'H' - Biafra
04. Pétalas Vermelhas - Hyldon part. esp. Alfonz Jones
05. Tributo a um Caminhoneiro - Nil Bernardes
06. Rap do Trem - A Fúria
07. S.O.S. Miquinhos - João Penca & Seus Miquinhos Amestrados
08. Milhões de Beijos - Edson Large
09. Amo Amar Você - Danilo
10. Além da Sedução - Nico Rezende
11. Mágoas - Alderan
12. Tatuagem - Cláudia Novais
13. Amazonicamente Amor - Banda Universal
14. Xibíu - Frutos Tropicais

Download AQUI

12 Super Temas de Novelas (1993)

 

Coletânea lançada em LP em 1993 pela gravadora BMG.

Pela primeira vez em digital, a coletânea que celebra os temas de abertura das novelas mexicanas no SBT, remasterizada pela Gazeta do Som.

LP adquiriido no sebo Gilson ABC de Piracicaba/SP.

Faixas:
01. Eu Não Acredito nos Homens - Ângela
02. Simplesmente Maria - Johnny & Ringo
03. Alcançar Uma Estrela - Halloween Band
04. 15 Anos - Dalva
05. Tempos Modernos (Rosa Selvagem) - Ângela
06. Ambição - Arthur Resende
07. Só Porque Te Quero (Topazio) - Ângelo
08. A Estranha Dama - Cláudia
09. Paixão e Poder - Halloween Band
10. Amiga Professora (Carrossel) - Grace
11. A Fera - Halloween Band
12. Vovô e Eu - Kelly

Download AQUI

Viva A Noite (1990)


2º LP do programa Viva A Noite, lançado em 1990 pelo selo Continental. 

LP adquirido na loja Gilson ABC (Piracicaba/SP)

Faixas:
01. Beijinho na Boca - Beto Barbosa
02. Ela Não Liga (Soy Un Desastre) - Polegar
03. Você Ganhou de Mim - Marcia Ferreira
04. Fazer Amor - Chiclete Com Banana
05. Louco de Ciúme - Gilliard
06. Le Fudez Vouz - Banda Mel
07. Marcas - Roberta Miranda
08. Talismã - Leandro & Leonardo
09. Entre Ele e Eu - Marcelo Aguiar
10. Quero Lambar - Banana Split
11. Quero Amar Só Você - Trio Los Angeles
12. A Dança da Galinha Azul - Gugu Liberato

Faixas 01, 02, 03, 10, 11 e 12 remasterizadas por Denis Gazeta.
Faixas 04 e 05 remasterizadas por Nell Lobo.
Faixa 09 cedida por Flávio Anunciação. 

Download AQUI 

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

David Gates - Take Me Now (1981)

 

Album do cantor David Gates, vocalista da banda Bread, lançado em 1981 pela Arista Records em LP e K7, sendo lançado em CD apenas nas Filipinas (selo BMG) e Singapura (selo Pony Canyon) nos anos 90. não havendo evidências se o áudio é remasterizado do LP ou master tape. 
Gates, tem lançado ao longo de sua carreira 4 albuns pela gravadora Elektra: First (1973), Never Let Her Go (1975), Goodbye Girl (1978) e Falling in Love Again (1980), 1 album pela Arista: Take Me Now (1981) e 1 album em CD pela gravadora Discovery: Love Is Always Seventeen (1997), somado os discos da banda Bread que durou de 1969 a 1976.
O cantor é muito famoso no mundo todo, mas sobretudo no Brasil, tendo participado por duas vezes de discos do grupo Roupa Nova "Através dos Tempos" (1997) com "De Ninguém" (Guitar Man) e "Natal Todo Dia"  (2007) com "Volte Este Natal" (Come Home For Christmas), que está por sinal no disco "Take Me Now" originalmente.
A canção "Take Me Now" que ganhou versão em português pelo Alexandre Pires e Luiz Claudio "Minha Metade" sendo gravada por Só Pra Contrariar, teve a versão oriiginal incluída na novela Brilhante e foi um sucesso no Brasil.

Faixas:
01. It's You
02. Take Me Now
03. She's A Heartbreaker
04. This Could Be Forever
05. Come Home For Christmas
06. Still In Love
07. Vanity
08. Nineteen On The Richter Scale
09. Lady Valentine
10. It's What You Say 

Download AQUI

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Karate Kid II - A Hora da Verdade Continua - Original Soundtrack (1986)

 

Trilha sonora do filme Karate Kid Part II lançada em LP e K7 em 1986, nunca foi editado em CD.

A canção "Glory Of Love" de Michael O'Martian e David Foster concorreu ao Oscar '87 por melhor canção original, mas perdeu para a pegajosa "Take My Breath Away" de Giorgio Moroder. No entanto, a canção foi destaque da trilha sonora e do album de estréia de Peter Cetera "Solitude/Solitaire", chegando a ser incluída em 1987 na trilha sonora da novela Hipertensão.
Ainda, a trilha sonora ganhou destaque pela belíssima power ballad "This Is The Time" do cantor e líder da banda Styx, Dennis DeYoung e a releitura feita pela boyband New Edition para o clássico "Earth Angel" gravado originalmente em 1954 por The Penguins. E mais, o grupo de rock progressivo Moody Blues se reinventa na energética "Rock 'N' Roll Over You" e o projeto Mancrab, duo paralelo ao Tears For Fears formado por Rolland Orzabal e Ian Stanley e entrega exclusivamente para a trilha "Fish For Life", e Paul Rodgers apresenta uma releitura poderosa de "Rock Around the Clock" originalmente gravada por Bill Halley & The Comets.
Bill Conti, arranjador e criador dos temas instrumentais desta trilha (e da trilha de Rocky O Lutador, dá licença que o cara é foda hehehehe..), entrega produção de uma balada romântica bucólica interpretada por Carly Simon "Two Looking At One". Ah e pra fechar um tal de Southside Johnny, que é um compositor americano considerado por Jon Bon Jovi como o cara que o motivou ser a razão para cantar, apresentando a pesada "Let Me At 'Em". 

O disco em si, MARAVILHOSO! Mas alguém me explica por que o desinteresse de editá-lo em CD? Se tornando um item muito cultuado entre os colecionadores de trilha e cultura pop. Mas não tem problema, que o resgate veio em grande estilo, com captura em agulha MKII Concorde Club da Ortofon.

Faixas:
01. Glory Of Love (Theme From The Karate Kid Part II) - Peter Cetera
02. Rock 'N' Roll Over You - The Moody Blues
03. Fish For Life - Mancrab
04. Rock Around The Clock - Paul Rodgers
05. Let Me At 'Em - Southside Johnny
06. This Is The Time - Dennis DeYoung
07. Earth Angel - New Edition
08. Love Theme From The Karate Kid Part II - Bill Conti
09. Two Looking At One - Carly Simon
10. The Storm - Bill Conti

Download AQUI

As Músicas Oficiais dos Jogos de 1984 (1984)

 

Trilha sonora oficial dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984, que foi lançada mundialmente em LP e K7 pela CBS e em CD apenas no Japão.
Eu sou muito fã de trilhas sonoras de jogos, sejam olímpicos, jogos de inverno, copa do mundo, corrida Formula 1. Acredito que as músicas escolhidas capturam uma espiritualidade de heroismo, força inteior, superação, amor e união entre os povos, 
Em 2028 Los Angeles vão sediar novamente os Jogos Olímpicos. Em tempos de streaming, música para consumo instantâneo e viralização, acaba ficando a espiritualidade em segundo plano, portanto não se sabe o que os Esttados Unidos reservará para o comitê olímpico como trilha sonora. 
Mas há 44 anos atrás, foi feita uma trilha sonora tão magnífica que ela é lembrada. A música que John Williams compôs Fanfarra-Tema Olímpico é pra ouvir de olhos fechados. Emociona muito!
Mas o que dizer das bandas de hard rock e Album-Oriented Rock que participam deste disco Loverboy (liderada pelo Mike Reno), Giorgio Moroder e Paul Engemann, Christopher Cross, Toto e Foreigner? O que dizer então dos talentosos maestros da cultura pop Quincy Jones, Bill Conti, Herbie Hancock e Bob James, outrora envolvidíssimos com o jazz agora experimentam do uso de sintetizadores, com arranjos maravilhosos que foram trilhas dos esportes. 
Vale observar que a música Power (Power Sports Theme), por muitas vezes a Globo usou como tema da Natação, Corrida e Triatlon, a faixa Moodido (The Match) (Boxing Theme) a Globo usou como tema do Vôlei de Praia e o tema da fanfarra que mencionei vários anos foram o tema de vinheta dos jogos olímpicos. 
Quero agradecer imensamente o Marcelo e a Rafaela do Sebo Romana de Sumaré/SP, pelo disco impecável. 
A gravação ficou maravilhosa, capturada pela capsula Ortofon Concorde, agulha Club (Elíptica). O resultado da remasterização você confere após o download!

Faixas:
01. Bugler's Dream (From Charge Suite) - Leo Arnaud
02. Nothing's Gonna Stop You Now (Team Sports Theme) - Loverboy
03. Reach Out (Track Theme) - Giorgio Moroder feat. Paul Engemann
04. Courtship (Basketball Theme) - Bob James
05. A Chance For Heaven (Swimming Theme) - Christopher Cross
06. Moodido (The Match) (Boxing Theme) - Toto
07. Olympic Fanfarevand Theme - John Williams
08. Grace (Gymnastics Theme) - Quincy Jones
09. Power (Power Sports Theme) - Bill Conti
10. Street Thunder (Marathon Theme) - Foreigner
11. Junku - Herbie Hancock
12. The Olympian - Lighting Of The Torch - Philip Glass

Download AQUI

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Os Melhores Momentos do Globo de Ouro '87 Ao Vivo (1987)

 

Coletânea lançada em 1987 pelo selo RGE em LP e K7. Nele a Rede Globo cedeu gravações ao vivo do programa da temporada de 1987, portanto são gravações exclusivas!

Faixas: 
01. Retratos e Canções - Sandra de Sá
02. Blá-Blá-Blá... Eu Te Amo (Rádio Blá) - Lobão
03. Volta pra Mim - Roupa Nova
04. Um pro Outro - Lulu Santos
05. Patota de Cosme - Zeca Pagodinho
06. Esquece e Vem - Nico Rezende
07. I Love You, Baby - Adriana
08. Nosso Amor a Gente Inventa (Estória Romântica) - Cazuza
09. Meu Mel (Music) - Markinhos Moura
10. Kátia Flávia (A Godiva do Irajá) - Fausto Fawcett & Os Robôs Efêmeros

Download AQUI

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Novo Festival Record MPB '91 (1992)

 

Album lançado apenas em LP pelo selo Line Records em 1992, fabricado e distribuído pela BMG Ariola.
Depois do 5º Festival da MPB sediado pela TV Record em 1969, a emissora resolveu, mesmo após ser adquirida por Edir Macedo, retomar o Festival, criando em 1991 o Novo Festival Record MPB, que aconteceu no Olímpía com a apresentação de Zé Rodrix e Lucinha Lins. 
O Festival foi composto pelos seguintes jurados: Edmar Pereira, Chico de Assis, Durval Ferreira, Fernando Faro, Maria Odete, Jair Rodrigues, Theo de Barros, Telé Cardin, Bob Coutinho, Jorge Mautner, Eliana Pitman, Sonia Abrão, Marisa Rossi, Hareton Salvanini, Vitor Martins e Chico de Assis. 
Entretanto, mesmo após vasculhado o YouTube e Site Google, nenhuma informação a respeito dos vencedores do por colocação dos 12 finalistas contidas neste LP foi encontrada. Só nos resta curtir este registro histórico!

Faixas:
01. O Velho da Cabocla Tereza - Adauto Santos e Dedé Paraíso
02. Andei pro Seu Happy Day - Zé Luiz
03. Era Outra Vez - Flávio Augusto
04. Como Mauricio de Nassau - Vânia Vilela
05. Rancho da Saudade - Denilson
06. Aquilo Roxo - Frank Gal
07. Sol da Preguiça - Celso Viáfora
08. Oh! Raios (Aviso) - Luis Vagner
09. Toada da Lua - Vicente Barreto
10. Panfletária - Charlot
11. Pelas Estradas de São Tomé das Letras - Silvio Brito
12. Uirapuru - Placa Luminosa


Download AQUI

Bahia Romântica (1991)

 

Coletânea lançada apenas em LP pelo selo Stalo, sub selo da gravadora PolyGram, em 1991.
O disco conta com canções românticas de artistas consagrados e emergentes da música baiana.

Faixas: 
01. Você É Linda - Caetano Veloso
02. Vem, Quero Você (Take My Breath Away) - Selma Maria
03. Verão - Carlos Neto
04. Fruto Proibido - Raízes do Sol
05. Fera - Lui Muritiba
06. Brilho - Papaléguas
07. Mãe - Gal Costa
08. Nos Braços do Pantanal - Rudá Monteiro
09. Jaguaribe - Carlos Pita
10. Mestiça - Marilda Santana
11. Tocaia - Ricardo Chaves
12. Transa Louca - Banda Beijo 

Faixas 02 a 11 remasterizadas por Denis Gazeta.
Faixa 12 cedida por Nell Lobo.

Download AQUI

X FAMPOP - Festival de Avaré (1992)

 

O 10º Festival Avarense de Música Popular - X FAMPOP, foi lançado apenas em LP pelo selo RGE, seu registro feito ao vivo em sistema digital no Ginásio Municipal de Esportes de Avaré em 06/09/1992.
A FAMPOP é uma mostra cultural que acontece desde 1982 na cidade de Avaré, interior de São Paulo, sendo uma vitrine para novos talentos e também uma grande oportunidade de encontro entre artistas renomados e emergentes. Além das apresentações, o evento conta com premiações que visam reconhecem o talento e a originalidade dos músicos que sobem ao palco. Atualmente, a FAMPOP está em sua 41ª Edição.
O LP da X FAMPOP taz como destaques "Alefim" (Moacyr Luz) - 1º Lugar, "Dança" (Chico César) - 2º Lugar e "Viola de Cantoria" (Milton Edilberto) - 3º Lugar.

Faixas: 
01. Alafim - Moacyr Luz
02. Dor de Calundu - Luiz Dillah e Edson Denisard
03. Suite para Ana Terra - Luiz Carlos Borges
04. Santa Paisagem - Eudes Fraga
05. Rio Verde - Sérgio Santos
06. Por Um Triz - Jorge Vercillo
07. Dança - Chico César
08. Viola de Cantoria - Milton Edilberto
09. Pensamento Fluente - Mauricio Grassman Martelo
10. Meias Partes - Vitoria
11. Alma Nativa - Josie Fernandes
12. Se Segura Malandro - Grupo Ex-Amor

Download AQUI

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Povão Já! (1985)

 

Coletânea lançada pela Som Livre em 1985 em LP e K7.
Da série de discos de paradas populares que a gravadora lançou, com supervisão de Sérgio Motta, inspiradíssimo na peneira de hits da parada popular. Ocorre que o Ieddo Gouveia editou a master da coletânea à moda "Corte Rápido Tramontina" dele... cada gravação torada que só Jesus na causa. 
Aqui não tem música pra falar mal, só exaltar! Porque foi de uma época que até pra fazer música com apelo popular, tinha esmero nos arranjos e cuidado nas letras. Não adanta dizer que por se tratar de período de Censura Federal as músicas tinham supervisão, mas também porque o nível de instrução dos artistas (compositores, arranjadores, músicos, equipe técnica de som) era muito melhor e o mercado exigia uma qualidade que os tempos de Tik Tok de hoje não tem. 

Faixas:
01. Quero Ser (Quiero Ser) - Menudo
02. Deixa Eu Te Amar - Agepê
03. O Amor É Um Bichinho - Carmen Silva
04. Olhos Abertos - Nahim
05. Corpo e Alma - Antonio Marcos
06. Coisa de Louco - Robson
07. A Raposa e as Uvas - Reginaldo Rossi
08. Milagre da Flecha - Moacyr Franco
09. Rosa de Maio - Leno
10. Abre a Porta - Diego
11. Eu Te Amo - Waldir Vieira
12. Namorada - Luiz Ricardo
13. Quero Você - Carlos Santos
14. Morocha - David Menezes Junior e Os Incompreendidos

Download AQUI

House & Remix (1989)


Coletânea lançada em 1989 em LP e K7 pela Warner (WEA).
O disco é uma edição com 6 maiores sucessos do pop brasileiro em versões remix. O maior elogio que faço é a prensagem do LP, que traz uma sonoridade ímpar, deliciosa pra curtir e todas as versões são classudas!

Faixas:
01. Sub (Yellow Submarine) [Versão Atômica] - Os Mulheres Negras
02. Manuel [Versão Remix] - Ed Motta & Conexão Japeri
03. Cicciolina (O Cio Eterno) [Versão Erotic House Radio Mix] - Fausto Fawcett & Os Robôs Efêmeros
04. Go Back [Versão Mix] - Titãs
05. Mãe É Mãe [Versão Remix] - Casseta & Planeta
06. Dancing [Versão Dance Mix] - Heróis da Resistência

Download AQUI

Sucesso Total (1986)


Coletânea lançada em LP e K7 pelo selo Copacabana em 1986, sendo o primeiro de 3 volumes da série "Sucesso Total", que trazia sucessos do elenco da gravadora mais algumas gravações exclusivas de músicas internacionais em versões populares.
Os destaques deste disco são "Você Vai Voltar" (Lover Why) do cantor Ovelha, replicando o sucesso da original do grupo francês Century que havia sido incluído no mesmo ano na novela Ti Ti Ti, "Lembra, Eu Te Amo" (Remember I Love You) do cantor Neil Bernardes, cuja original do Jim Diamond estava na trilha da novela De Quina Pra Lua, "Ainda Te Amo" (Nikita) cujo sucesso original do Elton John estava no mesmo ano na trilha da novela Selva de Pedra.
Além das versões, o LP traz o single "Beijo na Boca" da banda Lay Out, as divertidíssimas "Sou Virgem" da banda XKW e "Fogo no Rabo" da cantora Patrícia, a romântica "Onde Está Você" do cantor Adriano e várias outras!
Mais um LP em qualidade excepcional!

Faixas:
01. Você Vai Voltar (Lover Why) - Ovelha
02. Beijo Na Boca - Lay Out
03. Ainda Te Amo (Nikita) - Angelo Máximo
04. Lembra, Eu Te Amo (Remember I Love You) - Neil Bernardes
05. Alguma Coisa (Tempo Pra Sonhar) - Bianca
06. Despedida (Magic Emotions) - Eli Correa
07. Sou Virgem - XKW
08. Fogo No Rabo - Patrícia
09. Deixa Isso Pra Lá - Rosana Patsy
10. Te Amo Demais (Still Loving You) - Perla
11. Onde Está Você - Adriano
12. Marco Polo (In For A Penny) - Brazilian Genghis Khan

Download AQUI

...E O Pagode Segue Em Frente (1988)

 

Coletânea lançada em LP e K7 em 1988 pela Som Livre.

Afinal, quando é Pagode, Samba, Samba Enredo ou Partido Alto? Não sabemos, Zeca Pagodinho tentou explicar no Programa do Jô que "são parecidos, mas são diferentes", rs...
Perguntei ao Google, a Inteligência Artificial me apontou o seguinte:

Samba
Um dos estilos mais importantes da cultura brasileira, o samba é considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil. Existem diversas variantes do samba, como o samba-enredo, samba de morro, samba-choro, samba-canção, samba carnavalesco, samba de partido alto, samba-exaltação, samba de breque, e samba de gafieira. 

Pagode
Um gênero musical que surgiu no final da década de 1970 no Rio de Janeiro, a partir do samba. O pagode se desenvolveu de forma distinta ao longo do tempo, e começou a se destacar como um estilo musical independente na década de 1980. É uma variação do samba, com influências do partido-alto e do samba de roda. O pagode tem um andamento mais rápido e agressivo, e usa instrumentos como banjo, tantã, repique de mão, cavaquinho, teclado eletrônico e saxofone. O pagode gerou vários subgêneros, como o pagode romântico, o pagode brega, o pagode universitário e o pagode gospel.

Samba-enredo
Um subgênero do samba, composto especificamente para desfiles de carnaval de escolas de samba. A melodia e letras são criadas a partir do tema escolhido para o desfile de cada escola. O samba-enredo surgiu na década de 1930 e é uma evolução dos sambas tocados durante os desfiles. Atualmente, o samba-enredo é composto para durar todo o desfile (cerca de uma hora).

Partido alto
Um estilo de samba que surgiu no início do século XX dentro do processo de modernização do samba urbano do Rio de Janeiro. Caracteriza-se por um refrão curto e versos improvisados a solo. O partido-alto é uma mistura de formas antigas e modernas do samba, como o partido-alto baiano e o samba-sança-batuque

Dito isso, a coletânea celebra o melhor do pagode, num desfile de sucessos da diretoria do gênero e traz ilustrações do desenhista Mário Bag. A remasterização do disco feita por mim está impecável, pois o áudio foi extraído de um LP zero bala!

Faixas:
01. Caxambú - Almir Guineto
02. Galinha Enganosa - Neguinho da Beija-Flor
03. Mistura - Jovelina Pérola Negra
04. Pai João - Jorginho do Império
05. Colher de Pau - Zeca Pagodinho
06. Baleiro - Grupo Raça
07. Pagode do Gago - Gracia do Salgueiro
08. O Lugar - Marquinhos Satã
09. Se o Caminho É Meu - Ivone Lara
10. Na Hora da Dura - Bezerra da Silva
11. Garimpão - Bidubi
12. Só Pra Contrariar - Grupo Fundo de Quintal

Download AQUI