terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Beto Mi - Um Tempo Pra Sonhar (1989)

Humberto Miranda Neto, artisticamente conhecido como Beto Mi (1958–2019), foi um dos artistas mais completos e refinados da música brasileira. Nascido em Guaratinguetá, sua técnica impecável lhe rendeu o título de "Rei da Afinação" por Durval Ferreira e "Divino" por Ângela Maria.

Após vencer o Festival de Ubá em 1982, Beto Mi assinou com a RCA Victor. Seu primeiro LP, produzido por Durval Ferreira, foi um marco na indústria: vendeu mais de 100.000 cópias, tornando-se um sucesso nacional imediato. O disco contou com músicos de elite, como Hector Costita (sax), Ubirajara Silva (bandoneon) e Milton Banana (percussão). Destaque para "Ói u trem", "Anjo da guarda" e "Pra dizer que não falei do verso".

Foi convidado a participar em 1983 do 3º Festival do Disco Visão em Canela - RS, tendo a oportunidade, nesse período, de conviver mais de perto com artistas de renome da nossa música, como: Luiz Gonzaga, Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Jamelão, entre outros.

Residiu durante algum tempo no Nordeste, época em que lançou um Promo Mix pelo selo Polydisc, de Recife/PE, com produção de Ney Marques. O disco tem o single "Espelhos" que consolidou sua presença no cenário nacional, além da música "Bainho".

Já pela Continental, Beto lançou "Um Tempo pra Sonhar" (1989), seu trabalho de maior exposição nas rádios brasileiras. A regravação de "Espanhola" de autoria de Flavio Venturini, Luiz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra, bem como a canção autoral "Sonhos de Primavera" tornaram-se sucessos absolutos em todo o país. Este álbum rendeu a Beto Mi o prestigiado Prêmio Sharp de Música de 1990. O disco ainda contou com a participação especial de Guarabyra na faixa "No coração de quem ama".

Beto Mi Fundou sua própria gravadora (BTM), lançando em 1995 o primeiro disco independente "Andarilhos da Luz". Além de intérprete, o músico foi um gestor dedicado à cultura, criando em 2003 o projeto ambientalista "Planeta Caipira". Também serviu como Secretário da Cultura de Guaratinguetá e diretor da FECULT, onde trabalhou até o seu falecimento em 2019.

Preservação e Tecnologia: A Remasterização de 2025:

Em uma importante iniciativa de preservação da obra de Beto Mi, o álbum "Um Tempo Pra Sonhar" de 1989 passou por um processo de resgate técnico. Com início na ripagem direta do LP original com agulha Shure M44-7 e toca-discos Numark TTUSB, realizada em maio de 2023 por Nell Lobo (que tem o LP em sua coleção de discos), o material foi submetido a uma remasterização em 29/12/2025..

O processo seguiu um fluxo de tratamento de áudio: iniciou-se com o Pinnacle Clean para a limpeza inicial, seguido pelo tratamento com Izotope RX7 e Ozone 11 (brilho de bateria) e finalizado com a precisão do MVSep DeNoise (Modo Standard). O resultado é uma qualidade sonora excepcional que remove as limitações da prensagem de época e devolve o brilho original a esta grande obra da MPB!.

Faixas: 
01. Sonhos de Primavera
02. O Meu Brazil Ficou Assim
03. Espanhola
04. Felino
05. Um Tempo pra Sonhar
06. Espelhos (Uma Cantiga Latina)
07. No Coração de Quem Ama (part. esp. Guarabyra)
08. Tempo Destino
09. Sonhador
10. Carrossel

Para baixar este album em FLAC, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário