quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Discoteca Brazyleyra (1978)

Discoteca Brazyleyra é uma coletânea lançada em LP pelo selo fonográfico Clack –pertencente à Bandeirantes Discos –, fabricado pela Gravações Elétricas S/A e distribuído pela WEA Discos Ltda.
O disco conta com produção do jornalista musical Nelson Motta, a coordenação e mixagem de Sérgio Lopes, fotografia de João Castrioto, capa de Nilo de Paula

Eu procurei palavras para descrever o conteúdo deste LP, mas preferi deixar as palavras do jornalista Nelson Motta, que estão na contracapa:

"Não há mais saco para ouvir tristes uivos e lamentos tipo “a música brasileira está sendo massacrada pelo som internacional das discotecas”. Muito melhor, mais vivo e útil é ferir (docemente) com o ferro que supostamente tanto fere os sentimentos nacionalistas e meter bronca construindo um similar nacional forte e cheio de energia para os milhões que também no Brasil querem, podem, precisam, merecem e gostam de dançar! E como se sabe, dançar também no Brasil não pode se resumir a samba, gênero aliás das preferências dançantes estrangeiras.
Não tencionava escrever um texto cheio de contracapa para esse disco atrevido, primeiro do gênero no pedaço, mas como há muito mais preconceito e idiotice que se pensa, faz-se o mesmo necessário. Vale dizer que acho bom, bonito e gostoso armar um Lp com gravações feitas especialmente para dançar. Feitas no Brasil, por brasileiros mas dedicadas a todo povo dançante do planeta. Sendo assim não há porque se estranhar a presença de uma música feita por brasileiro com letra em inglês nem tampouco letra feita em português para um grande sucesso internacional criado por um jamaicano. 
Afinal, o disco de chama “Discoteca Brazyleyra”, justamente dentro de um conceito de nacional dado e desenvolvido por Oswald de Andrade e Glauber Rocha, figuras aliás super dançantes e aí sim num plano de ideias para tornar cada vez mais forte, independente e livre a arte brasileira criada não só a partir da invenção nativa mas também devorando freneticamente as criações estrangeiras para devolvê-las aos brasileiros e ao mundo devidamente renovadas, revividas, reinventadas... novas! Por isso não é apenas uma acanhada e submissa discoteca brasileira, mas uma ampla e orgulhosa Discoteca Brazyleyra.".

Nelson Motta
Verão de 78
 
Faixas:
01. Perigosa/Tudo Bem, Tudo Bom? Ou Mesmo Até - Frenéticas
02. Tapanacara - Raul Seixas
03. Agora É Moda - Rita Lee
04. Sossego - Tim Maia
05. A Noite Vai Chegar - Lady Zu
06. Escorpião - Carlos Dafé
07. Tudo Bem - Robson Jorge
08. Algo No Ar - Marcelo
09. Crioula - Zezé Motta 

DISPONÍVEL EM BREVE


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário