sábado, 23 de agosto de 2025

O Julgamento - Trilha Sonora da Novela (1977)


O Julgamento foi uma novela exibida na faixa das 20h da TV Tupi entre outubro de 1976 e abril de 1977, totalizando 178 capítulos. Escrita por Renata Pallottini, com colaboração de Carlos Queiróz Telles, a trama foi inspirada no romance Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski. A direção ficou a cargo de Edison Braga e Álvaro Fugulin, com direção geral de Edison Braga.

A história traz uma típica tragédia familiar ao estilo de Dostoiévski. Lourenço Paixão (Cláudio Corrêa e Castro) tem um filho, Dimas (Carlos Zara), fruto do casamento com sua primeira esposa, Adelaide (Ruthinéia de Moraes). Após muitas brigas, Adelaide deixa o lar e, pouco tempo depois, morre. Lourenço se casa novamente, desta vez com Sofia (Denise Del Vecchio). No dia do casamento, um bebê é deixado na porta da igreja — trata-se de Zé Maria, que na fase adulta será interpretado por Ewerton de Castro.

Do casamento com Sofia nascem ainda Ivan (Adriano Reys) e Lico (Tony Ramos). Este último vem ao mundo quando o matrimônio já está em crise. Encaminhado a um seminário para se tornar padre, Lico acaba enfrentando um destino trágico: pouco tempo depois, sua mãe morre em um sanatório.

Enquanto isso, a disputa pelo amor da garçonete Sonia (Eva Wilma), funcionária do bordel de Dona Mercedes (Cleide Yáconis), coloca pai e filho em rota de colisão. A morte de Lourenço recai como uma acusação sobre Dimas, que acaba preso, carregando a culpa pelo assassinato.

Um episódio curioso marcou a exibição da novela. Dois meses após a estreia, a Rede Globo exibiu, na sessão de filmes Coruja Colorida, a produção americana Os Irmãos Karamazov (1958), dirigida por Richard Brooks. Como o enredo era o mesmo da obra de Dostoiévski, muitos telespectadores passaram a conhecer de antemão o desfecho da trama, o que pode ter prejudicado a audiência de O Julgamento.

A trilha sonora também se destaca pela diversidade: apenas dois temas nacionais, além de três instrumentais, um em francês, um em italiano, quatro em espanhol e um em inglês. O LP foi prensado pela Som Indústria e Comércio (Copacabana Discos), sob encomenda da Gravações Tupi Associadas (GTA).

Agradecimentos especiais a Charles Portilho, da 019 Discos (Nova Odessa/SP), que cedeu o LP original para digitalização e remasterização. O processo contou com o uso da agulha Shure M44G, garantindo maior fidelidade sonora.

Faixas: 
01. Le Bonheur - Claire Chevalier
02. Loneliness - Francis Goya
03. A Thousand Voices - Phil Trim
04. Brivido - Mersia
05. The Kiss - Steven Schlaks
06. E Ele Disse - Daniel
07. Kitty - Steven Schlaks
08. Contigo Aprendi - Armando Mazanero
09. Galope - MPB-4
10. Quiero (Love Less Time) - Glen Wood
11. Ven (I'm Lost) - Barry Mann
12. Enamorados (My Sweetheart) - The Mystics

Para baixar esta incrível trilha sonora em FLAC (Lossless), clique AQUI.

5 comentários:

  1. Trilha rara com qualidade. Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah meu amigo, trilhas sonoras da TV Tupi em excelente estado de conservação são tesouros musicais!

      Excluir
  2. Boa noite Denis parabéns pela postagem como sempre um belíssimo trabalho.

    Uma pergunta, vc tem o LP das novelas Cortina de Vidro e Rosa Selvagem, do SBT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro, fico muito feliz com sua participação e seu pedido. É um prazer ver você por aqui, e seria ótimo se pudéssemos interagir mais, não só para pedidos, mas também para compartilhar suas opiniões e ideias sobre o conteúdo. A sua participação é o que move o blog, e o meu trabalho é movido pela paixão em criar e compartilhar com vocês.

      Excluir
    2. Boa tarde Denis, me desculpe realmente eu me esqueci de lhe dar retorno, muito obrigado por atender meu pedido e trazer esse LP da novela do SBT que é raro e difícil de encontrar nas lojas e sites.

      Um abraço e bom fim de semana pra vc!

      Excluir