quarta-feira, 10 de julho de 2024

Festival dos Festivais (1985)

 

O Festival dos Festivais foi um evento de premiação da música popular brasileira, ocorrido após um hiato de 3 anos do MPB Shell de 1982, lotando o estádio do Maracanãzinho.

Venceu em 1º lugar a canção "Escrito nas Estrelas" defendida por Tetê Espíndola, enquanto a vice-campeã foi "Mira Ira (Nação Mel" de Lula Barbosa. 

Embora a paraense Leila Pinheiro já tivesse lançado seu primeiro album de forma independente em 1983, o Festival tornou seu nome nacionalmente conhecido a partir de 1985 com a canção "Verde" de autoria de Eduardo Gudin, rendendo um contrato com a Philips/ PolyGram, sendo lançado no ano posterior o album "Olho Nu", apresentando uma nova gravação da canção do festival, com um pouco mais de 4 minutos.

Emílio Santiago, que havia vencido o MPB Shell em 1982, ano em que Elis Regina faleceu, retornaria aqui para homenageá-la com "Elis, Elis" de autoria de Estevan Natolo Jr e Marcelo Simões. A canção jamais ganhou versão digital pela PolyGram. Cabe observar que o artista ainda estava contratado pela PolyGram quando concorreu com a canção. No entanto, não há registros de coletânea com uso da música que defendeu no festival.

As únicas faixas lançadas até então digitalmente foram: "Mira Ira", "Verde" na coletãnea "O Melhor dos Festivais" - Volumes 01 ao 04 (2004) pela Som Livre, "O Dono da Terra" na coletânea "Aquarela Mágica Vol. 10" (1999) pela Som Livre e "Condor" e "Escrito Nas Estrelas", em várias coletâneas da Polygram. Como as fontes digitais são duvidosas, considera-se o material todo inédito gravado a partir de um mesmo LP em qualidade única a disposição exclusiva por este blog!

Agradecimentos especiais a Charles Portilho da 019 Discos (Nova Odessa/SP) pelo LP.

 
01. Mira Ira (Nação Mel) - Lula Barbosa, Mirian Mirah e Placa Luminosa
02. Verde - Leila Pinheiro
03. Escrito nas Estrelas - Tetê Espíndola
04. Caribe, Calibre Amor - Jorge Portugal, Roberto Mendes e Grupo Santa Cruz
05. Novos Rumos - Cida Moreira
06. Os Metaleiros Também Amam - Língua de Trapo
07. O Dono da Terra - Os Abelhudos
08. O Condor - Oswaldo Montenegro
09. Elis, Elis - Emilio Santiago
10. Tempo Certo - Ubiratan Sousa
11. Vamp Neguinha - Grupo Zipertensão
12. A Última Voz do Brasil - Joelho de Porco
13. Festwave - César Camargo Mariano e Dino Vicente

Para baixar em FLAC, clique AQUI.

Um comentário:

  1. Parabéns meu amigo, o seu Blog é sensacional, um forte abraço, sucesso !

    ResponderExcluir